As festas de final de ano estão chegando e o funcionamento dos bancos irá alterar. Note que os bancos e instituições financeiras não irão abrir tanto no Natal (25/12) quanto no primeiro dia do ano (1º de janeiro de 2024). Porém, ainda será possível utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário nestas datas, de acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Se você tem alguma transação bancária para fazer, é bom já se preparar.

Os bancos abrem no dia 25 de dezembro?

Funcionamento dos bancos e instituições financeiras no Natal e Ano Novo. Fonte: Unsplash (foto por Kyrylo Kholopkin)
Funcionamento dos bancos e instituições financeiras no Natal e Ano Novo. Fonte: Unsplash (foto por Kyrylo Kholopkin)

Os bancos não irão funcionar durante o Natal, segundo a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Essa decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.

De acordo com a FEBRABRAN, os bancos não funcionarão no dia 25/12 (Natal), mas no dia 26 de dezembro as agências bancárias deverão funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas cidades onde não há feriado municipal.

Os bancos abrem no Ano Novo?

Funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante a época do Natal e do Ano Novo. Fonte: Unsplash (Foto por Kateryna Hliznitsova)
Funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante a época do Natal e do Ano Novo. Fonte: Unsplash (Foto por Kateryna Hliznitsova)

Segundo a FEBRABAN, os bancos e instituições financeiras irão abrir para o atendimento presencial ao público no dia 28/12 (quinta-feira), mas na sexta-feira (29/12), as agências bancárias irão fechar. Além disso, no dia 1º de janeiro de 2024 (segunda-feira) os bancos também não irão abrir, pois é a "Confraternização Universal" das instituições bancárias, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos.

No dia 2 de janeiro, as agências deverão funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas cidades onde não há feriado municipal.

Como fazer para realizar pagamentos durante o feriado

Conforme a FEBRABAN diz, para realizar pagamentos durante o feriado, você pode utilizar "os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras". O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, diz:

Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Note que carnês e contas de consumo (exemplo: água, energia, telefone, etc.) com vencimento no feriado podem ser pagos sem multa no dia útil seguinte. Geralmente a data do vencimento já vem ajustada considerando o feriado, mas ainda pode acontecer esta situação.

Durante os feriados, é possível, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos, "agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos" enquanto "os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado)".

Outra possibilidade para que você fique com as contas em dia é antecipar o pagamento de contas e boletos ou pagar através do Pix.