O Carnaval de 2024 está chegando, mas "os boletos para pagar" não tiram férias, não é mesmo? Mesmo que não seja feriado nacional, se você tem algum pagamento ou transferência bancária para fazer durante o período de Carnaval, que vai de 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, fique atento ao funcionamento dos bancos e instituições financeiras. O mesmo se aplica para a quarta-feira de Cinzas, dia 14.

Os bancos vão funcionar na semana de Carnaval?

Os bancos não terão expediente durante os dias de Carnaval, na segunda (12) e na terça-feira (13). O atendimento só será restabelecido na Quarta-Feira de Cinzas (14), a partir das 12h e encerrado em horário normal de fechamento das agências, como informou a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

A decisão está de acordo com a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Confira abaixo a tabela com os dias e horários que as agências bancárias dos bancos irão funcionar durante o Carnaval 2022.

Dia Situação Atendimento
12 de março (Carnaval) Fechado Não há
13 de março (Carnaval) Fechado Não há
14 de março (Cinzas) Aberto A partir das 12h (meio-dia)

Como realizar pagamentos durante o feriado

Os pagamentos que vencem nos dias em que os bancos estarão fechados poderão ser realizados normalmente no próximo dia úitil
Os pagamentos que vencem nos dias em que os bancos estarão fechados poderão ser realizados normalmente no próximo dia úitil

Para realizar o pagamento de contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimentos entre 12 e 14 de março, será necessário utilizar o aplicativo de seu banco ou instituição financeira ou internet banking. Os pagamentos feitos por boletos neste período só serão processados no dia 14 de março.

De acordo com o Febraban, os boletos que vencem nesses dias podem ser pagos no próximo dua útil, quarta-feira (14) a partir do meio-dia, sem acréscimo de multa e juros. Geralmente, no caso de contas relacionadas ao estado (água, energia, gás etc.) e faturas de cartão de crédito, a data de vencimento é alterada automaticamente para o próximo dia útil.

Conseguiu se organizar para pagar suas contas em dia? Deixe seu comentário abaixo!