Transações via DOC terminam hoje (15). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), no dia 15 de janeiro de 2024 às 22h, as instituições bancárias associadas deixarão de oferecer aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC (Documento de Ordem de Crédito). Entenda como será feito o processo de encerramento desta categoria de transação.

DOC e TEC não poderão ser utilizadas depois do dia 15 de janeiro

Transferências via DOC e TEC não poderão ser mais feitas a partir do dia 15 de janeiro de 2024. Fonte: Oficina da Net
Transferências via DOC e TEC não poderão ser mais feitas a partir do dia 15 de janeiro de 2024. Fonte: Oficina da Net

A FEBRABAN diz que após às 22h de hoje (15), tanto empresas (pessoa jurídica) quanto usuários comuns (pessoa física) não poderão mais utilizar o DOC como meio de pagamento. A Federação Brasileira da Bancos ainda diz que as operações de TEC (Transferência Especial de Crédito) também serão descontinuadas.

Caso você ainda faça um DOC hoje, a data máxima de agendamento permitida é 29 de fevereiro de 2024, segundo a FEBRABAN. No mesmo dia, os bancos deverão encerrar o processamento dos agendamentos enviados pelos clientes, disse a Federação Brasileira de Bancos.

O diretor adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Faria, diz:

A extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los. Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

De acordo com os dados pelo Banco Central e o levantamento feito pela FEBRABAN, houve 18,3 milhões de transações via DOC no primeiro semestre de 2023, representando somente 0,05% do total de operações feitas no ano, que somou 37 bilhões.

Walter complementa sua fala explicando que "tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado."

Como o DOC e o TEC funcionam?

O valor máximo das transações via DOC e TED é de R$ 4.999. As operações podem ser agendadas para beneficiar outra conta, inclusive de bancos diferentes. A movimentação do dinheiro via DOC é efetivada um dia depois do banco receber a ordem de transferência enquanto via TEC garante a transferência até o final do mesmo dia em que foi feita a ordem.

Além disso, enquanto a TEC permite a transferência de dinheiro para diferentes contas ao mesmo tempo, a DOC só pode ser feita para uma única conta por vez.