O Pix, apesar de sua praticidade, às vezes nos coloca em situações complicadas, como transferências equivocadas. Seja por engano na hora de enviar ou por receber valores indevidos, lidar com essas situações requer conhecimento sobre os procedimentos corretos. Por isso, neste artigo, vamos explorar o que fazer se você enviou ou recebeu um Pix errado.

Fiz um Pix errado, e agora?

Antes de entrar em pânico, o primeiro passo é manter a calma. Reconhecer o erro é crucial, e existem formas de tentar recuperar o dinheiro. Ao contrário dos golpes do Pix, onde se pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central, no caso de um Pix errado, é necessário buscar soluções alternativas.

E mais: Para aumentar as chances de recuperação, é fundamental agir rapidamente. Os passos a seguir são essenciais:

  1. Após identificar o erro, tire um print da tela que exibe os detalhes do destinatário equivocado e entre em contato imediatamente com sua instituição financeira.
  2. Se possível, tente entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor por engano. Se a pessoa se negar a devolver, ou você não conseguir contatar a mesma, o próximo passo é abrir um Boletim de Ocorrências e buscar a justiça.

Como contatar a pessoa que recebeu o Pix errado?

Se a chave Pix usada for o celular ou e-mail, é possível entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro erroneamente. No caso do CPF, é possível buscar informações online para tentar encontrar meios de comunicação. Dependerá, então, da disposição da outra pessoa em devolver os valores de maneira amigável.

Se, mesmo após o contato, a pessoa se recusar a devolver o dinheiro, é necessário lembrar que essa atitude configura apropriação indébita. Ou seja, é crime no Brasil. Nesse caso, é possível recorrer à justiça para comprovar o envio equivocado e impedir que a outra parte se aproveite da situação.

É possível cancelar um Pix?

Infelizmente, cancelar um Pix errado não é uma tarefa simples. Como mencionado anteriormente, existem processos para buscar a devolução dos valores, mas não há uma opção direta de cancelamento. A exceção ocorre quando o Pix está agendado, permitindo o cancelamento antes da transação ser efetivada.

Recebi um Pix errado, preciso devolver?

Sim! Em uma situação assim, se colocar no lugar da outra pessoa e agir com empatia é essencial. Ao receber um Pix inesperado de alguém desconhecido, é recomendável utilizar os próprios dados do recebimento para efetuar a devolução. Atualmente, os bancos digitais contam com a opção de devolver todo ou parte do valor recebido em um Pix.

E lembre-se: apropriação indébita é crime, e agir de maneira ética é fundamental. Além disso, vale destacar que a legislação brasileira permite que seja paga a recompensa de, ao menos, 5% sobre o valor encontrado, neste caso, recebido de forma errônea. O objetivo é estimular a devolução correta e ética.

Cai em um golpe do Pix; e agora?

Caso você tenha caído em um golpe do Pix, é necessário agir rápido. Neste caso, você deve reunir todas as informações referentes ao golpe, e entrar em contato com o seu banco.

Em seguida, deve solicitar a ativação do Mecanismo Especial de Devolução (MED). A partir disso, o banco vai buscar meios de devolver o seu dinheiro. Além disso, é fundamental registrar um boletim de ocorrência, de forma que a polícia possa investigar o caso.