O Nubank anunciou nesta semana uma nova opção de investimentos em seu aplicativo. Os clientes da fintech poderão investir em fundos multimercado compostos por produtos em renda fixa, ações do Brasil e dos Estados Unidos, ouro e dólar. Segundo o banco digital, será possível investir a partir de apenas R$1.

De acordo com o Nubank, haverá três fundos de investimento e para que o cliente saiba qual deles é o mais adequado, será feito um teste no app para traçar o perfil de investimento. Dependendo das respostas, o sistema irá analisar o que atende melhor às necessidades da pessoa e oferecerá o fundo mais indicado para ela.

Confira abaixo quais são os fundos de investimento que o Nubank irá oferecer:

  • Nu Seleção Cautela
  • Nu Seleção Equilíbrio
  • Nu Seleção Potencial

Os fundos de investimento são uma forma de aplicação financeira coletiva, onde diversas pessoas podem investir em um mesmo fundo. É importante salientar que este tipo de investimento não tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Qual é a diferença entre os fundos?

Cada fundo representa um risco e rentabilidade diferentes. No "Nu Seleção Cautela", por exemplo, grande parte do dinheiro aplicado será alocado em renda fixa, onde há uma maior segurança contra perdas. Porém, ao investir em renda fixa, o cliente terá uma rentabilidade menor comparado ao investimento em ações, ouro e dólar.

Quando um cliente é selecionado para o fundo de investimento "Nu Seleção Potencial", seu dinheiro será investido em ações, ouro e dólar, que apesar de terem uma oscilação maior (perdas e ganhos), o potencial de rentabilidade é consideravelmente maior se comparado às aplicações em renda fixa. Ou seja, para quem não quer arriscar muito, mas também quer ganhar um pouco mais, o fundo de investimento "Nu Seleção Equilíbrio" acaba sendo uma boa opção, pois ele oferece um meio termo entre risco e rentabilidade, investindo tanto em renda fixa quanto em ações, dólar e ouro.

O que são os produtos que compõem os fundos de investimento?

Todos os 3 fundos de investimento do Nubank que foram citados acima possuem disponíveis os mesmos tipos de produtos de acordo com a fintech. Veja abaixo a descrição de cada um deles:

  • Renda fixa: São aplicações que possuem baixo risco e são mais previsíveis devido a oscilação quase nula. É um produto que geralmente oferece uma rentabilidade mais baixa;
  • Ações do Brasil e dos Estados Unidos: Trata-se de investimentos com grande oscilação nos resultados, podendo haver tanto grandes ganhos quanto grandes perdas. Entretanto, é um tipo de produto que possui potencial para ganhos consideravelmente maiores comparado a renda fixa;
  • Ouro e dólar: São os ditos "investimentos de proteção". Este tipo de investimento geralmente vale a pena quando a renda fixa e as ações não estão indo bem;

Cobranças pela administração e manutenção dos fundos de investimento

Como sempre, o Nubank é bem claro quanto as taxas cobradas dos seus clientes. Confira abaixo a tarifa de administração cobrada pelo Nubank em cada um de seus fundos de investimento:

  • Nu Seleção Cautela: 0,47% (0,3% do Nubank + 0,17% de terceiros);
  • Nu Seleção Equilíbro: 0,64% (0,4% do Nubank + 0,24% de terceiros);
  • Nu Seleção Potencial: 0,78% (0,5% do Nubank + 0,28% de terceiros);

O Nubank salienta que não cobra taxa de performance (nem mesmo quando os resultados positivos ultrapassam os objetivos do fundo). Com relação a parcela de terceiros, a fintech diz que pode haver certa variação dependendo da composição dos fundos.

Com relação à manutenção, há uma cobrança de 0,05% ao ano sobre o valor total investido em cada fundo. É importante salientar que estes fundos sofrem com a cobrança de impostos (assim como qualquer outro) em cima de seus rendimentos, são eles:

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): só será cobrado nos primeiros 30 dias. Após este período, o investimento ficará isento do imposto;
  • Imposto de renda: este imposto irá variar de 22,5% (para investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias);

Quais as vantagens ao investir nos fundos gerenciados pelo Nubank?

De acordo com o Nubank, as principais vantagens de sua plataforma de investimentos são:

  • Ser simples de entender: Não há utilização de "linguagem complicada" e/ou "cheia de termos técnicos". Os produtos são explicados de uma forma clara, para que o cliente entenda bem onde está aplicando seu dinheiro. O processo como um todo é simples e rápido.
  • Acessível a todos: É possível iniciar uma aplicação a partir de R$1.
  • Curadoria: Todos os produtos oferecidos para os fundos de investimento são selecionados por um time de especialistas com grande experiência. O trabalho desta equipe é fazer com que as escolhas feitas sejam as mais competitivas do mercado, dando o melhor retorno possível.
  • Transparência na cobrança: Não existem taxas incompreensíveis. Não há taxa de performance. Para todo e qualquer investimento será explicado exatamente qual é a cobrança está sendo aplicada e o porquê dela.
  • Tudo dentro do app: Desde a contratação do serviço até ao resgate do dinheiro será feito pelo app do Nubank.

Lançamento e disponibilidade

A função de fundos de investimento para aplicar em renda fixa, ações, dólar e ouro no app do Nubank está sendo disponibilizada aos poucos para os clientes da fintech. Esta forma de lançamento do produto serve para que os primeiros a testar a novidade possam enviar sugestões e colaborar com melhorias. De acordo com o Nubank, a funcionalidade será liberada em breve para mais pessoas e depois chegará para o público geral.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!