Nos últimos tempos da tecnologia, poucas inovações conseguiram chamar tanto a atenção das pessoas como o Bitcoin. Em 31 de outubro de 2008, estava sendo lançado a criptomoeda que mudou para sempre a forma como vemos o dinheiro e as transações financeiras. Hoje, 15 anos depois, vamos relembrar algumas curiosidades fascinantes sobre a cripotmoeda, desde seu valor inicial até polêmicas e proibições.

1. Quem é o criador do Bitcoin?

Satoshi Nakamoto é pseudônimo da pessoa ou grupo que criou o Bitcoin
Satoshi Nakamoto é pseudônimo da pessoa ou grupo que criou o Bitcoin

Uma das maiores curiosidades sobre o Bitcoin é a identidade de seu criador, ou criadores. Sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, a pessoa ou grupo responsável pelo desenvolvimento do Bitcoin permanece anônima até hoje. Nakamoto lançou o whitepaper do Bitcoin em 2008 e contribuiu para o desenvolvimento inicial da rede, mas desapareceu em 2011, deixando a comunidade intrigada sobre sua verdadeira identidade.

2. Quanto valia o Bitcoin há 15 anos atrás?

Quando o Bitcoin foi lançado em 2008, seu valor era praticamente insignificante. Em 2010, a primeira transação envolvendo Bitcoin foi realizada: um programador chamado Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por 10.000 Bitcoins. Isso significa que cada bitcoin valia menos de um centavo de dólar.

3. O maior valor histórico

O maior valor histórico do Bitcoin foi em 2017
O maior valor histórico do Bitcoin foi em 2021

Em novembro de 2021, o Bitcoin atingiu seu maior valor histórico, ultrapassando os US$ 68 mil. Esse fenômeno foi parte de um boom de criptomoedas que capturou a atenção global, levando a um aumento significativo no número de investidores e entusiastas.

4. Oferta limitada

Uma das características únicas do Bitcoin é sua oferta limitada. Ao contrário das moedas tradicionais, que podem ser impressas indefinidamente pelos governos, o Bitcoin tem um limite máximo de 21 milhões de moedas. Isso significa que só existirão 21 milhões de Bitcoins no total, o que aumenta ainda mais o valor da moeda, sem o risco de inflação descontrolada.

5. Os Bitcoins perdidos

Estima-se que 20% dos Bitcoins estão perdidos para sempre
Estima-se que 20% dos Bitcoins estão perdidos para sempre

Com a ascensão do Bitcoin, muitas pessoas adquiriram pequenas quantidades da criptomoeda quando ela ainda tinha pouco valor, por curiosidade ou experimentação. Algumas dessas pessoas, no entanto, perderam acesso às suas carteiras digitais ao longo do tempo, esquecendo senhas ou chaves privadas. Estima-se que cerca de 20% dos Bitcoins existentes, o que equivale a milhões de dólares, estão perdidos para sempre, selados em carteiras digitais inacessíveis.

6. Proibições e polêmicas

Ao longo dos anos, o Bitcoin enfrentou diversas proibições e polêmicas. Alguns países, como Bangladesh e Bolívia, baniram completamente o uso do Bitcoin e outras criptomoedas. Além disso, o Bitcoin também foi associado a atividades ilegais devido à sua natureza pseudo-anônima, levando a debates sobre regulamentações em várias nações. No Reino Unido, o ativo foi proibido devido a um problema de direitos autorais.

7. Aceitação no mercado

Apesar das controvérsias, o Bitcoin encontrou aceitação em muitos setores. Empresas como Microsoft, Tesla e PayPal começaram a aceitar Bitcoin como forma de pagamento, aumentando sua legitimidade como uma moeda global.

Bitcoin completa 15 anos em 2023

Em seus 15 anos de existência, o Bitcoin passou de uma ideia inovadora para uma grande força no mundo financeiro. Desde então, o Bitcoin continua a surpreender o mundo com sua inovação e resiliência, e essas curiosidades destacam apenas algumas das muitas facetas fascinantes dessa criptomoeda revolucionária.