As redes sociais estão alterando suas políticas de privacidade e termos de uso para proporcionarem um ambiente mais seguro e confortável para seus usuários, com isso restringindo certos comentários e atitudes dentro da plataforma.

Monitoramento de mensagens

A empresa utiliza inteligência artificial (IA) para detectar automaticamente comentários ofensivos em publicações dentro do Instagram, com isso aplicando rapidamente as punições nos usuários que ferem os termos de uso da rede social. Essa ferramenta de monitoramento não está habilitada dentro das Direct Messages (DMs) para proteger a privacidade das pessoas, por conta disso é mais díficil de identificar mensagens racistas, preconceituosas ou abusivas enviadas por esse meio.

A medida tem como ponto de partida ofensas racistas que ocorreram uma partida de futebol entre dois clubes do Reino Unido, com isso fazendo com que o Instagram endurecesse suas regras em comentários e mensagens da DM.

Instagram na Play Store. Foto: Oficina da Net.
Instagram na Play Store. Foto: Oficina da Net.

A empresa ressaltou que não fará a leitura do conteúdo que é compartilhado por meio do chat, mas caso o usuário reporte algum tipo de abuso a equipe de moderação entrará em contato para investigar o ocorrido.

Leia também:

Regras mais rígidas

Em seu blog oficial o Instagram anunciou regras mais rigorosas para quem violar os termos e ofender outros usuários, podendo sofrer, inclusive, a suspensão temporária ou definitiva do perfil. É possível que uma nova ferramenta seja implementada nos próximos meses para oferecer ainda mais proteção contra comentários e mensagens ofensivas.

"[...] Estamos empenhados em fazer tudo que pudermos para combater o ódio e o racismo em nossa plataforma, mas também sabemos que esses problemas são maiores do que nós. Estamos ansiosos para trabalhar com outras empresas, associações de futebol, ONGs, governos, pais e educadores, tanto online quanto offline.", disse o Instagram.

Há alguns recursos já existentes e que permitem que adicionar uma camada a mais contra mensagens ou comentários de ódio, sendo permitido, inclusive, restringir determinadas palavras ou frases da área de comentários. Essas funcionalidades podem ser habilitadas através das configurações da sua conta.

Fonte: Instagram.