Apesar de já estar disponível há alguns meses na App Store, a rede social Clubhouse se tornou popular apenas no começo deste ano, sendo uma alternativa interessante para os usuários que querem utilizar uma versão alternativa para as redes sociais tradicionais que utilizam apenas textos e imagens em sua plataforma.

O que torna a Clubhouse interessante é o fato de utilizar áudio para conectar os participantes, de forma bem semelhante ao que encontramos em serviços de streaming de podcast ao vivo, permitindo que os usuários interajam entre si através das salas criadas dentro do aplicativo.

Salas de voz no Facebook

De acordo com o The New York Times, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, enviou um documento solicitando que a equipe de desenvolvimento crie algo semelhante ao Clubhouse, dessa forma sendo um concorrente para a rede social que está em alta no momento.

É bem provável que a empresa crie um recurso ou aplicativo concorrente para competir no mercado, visto que o Instagram criou o "Reels", que é bem semelhante ao que encontramos no TikTok e adicionou os stories, recurso que chegou primeiramente ao Snapchat.

Aplicativo do Facebook. Foto: Oficina da Net.
Aplicativo do Facebook. Foto: Oficina da Net.

Ainda não sabemos quando o Facebook, Inc. irá disponibilizar essa funcionalidade dentro do aplicativo principal ou como uma plataforma a parte e totalmente diferente. Rumores informam de que o desenvolvimento do "Facebook house" está em seu estágio inicial de desenvolvimento.

Leia também:

Clubhouse

O Clubhouse é uma rede social exclusiva e fechada, estando disponível apenas para o iOS e requerendo que o usuário tenha um link de convite para que possa ingressar na rede social. O aplicativo se tornou popular após ser divulgado pelo bilionário e CEO da Tesla, Elon Musk.

Fonte: Engadget.