O ByteDance concordou com um acordo em uma ação coletiva de US$92 milhões para resolver reivindicações de privacidade de dados de diversos usuários do TikTok nos Estados Unidos, de acordo com documentos apresentados nesta quinta-feira no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Illinois.

"Embora discordemos das afirmações, em vez de passar por um longo litígio, gostaríamos de concentrar nossos esforços na construção de uma experiência segura e alegre para a comunidade TikTok", disse TikTok nesta quinta-feira. O acordo apesar de fechado, ainda requer aprovação do Tribunal Distrital.

A ação coletiva alega que o aplicativo TikTok "se infiltra nos dispositivos de seus usuários e extrai uma ampla gama de dados privados, incluindo dados biométricos e conteúdo que os réus usam para rastrear e traçar o perfil dos usuários do TikTok com a finalidade de, entre outras coisas, segmentação de anúncios e lucro".

Privacidade violada? Só se for por aplicativos americanos

Lendo a afirmação acima vinda dos reclamantes, me leva a crer que aplicativos como os do Facebook também mereceria o mesmo tipo de processo, assim como outros aplicativos mas que, por serem americanos, os usuários parecem não se importar. Lembrando que o Whatsapp apesar de ter adiado para maio a mudança nos termos, voltou a mostrar a irritante mensagem que levou milhões de usuários para o Telegram e Signal, vamos ver até maio o que acontecerá com esse aceite de termos.

O acordo foi alcançado após "uma análise interna liderada por um especialista no código-fonte da TikTok" e extensos esforços de mediação, de acordo com a moção que busca a aprovação do acordo.

Separadamente, em Washington, a Federal Trade Commission e o Departamento de Justiça dos EUA estão investigando as alegações de que a TikTok não cumpriu um acordo de 2019 que visa proteger a privacidade e segurança das crianças.