Recentemente o Facebook começou a implementar uma novidade no aplicativo Instagram. Trata-se de stickers que geram legendas automaticamente quando inseridos nos vídeos. Além disso, os desenvolvedores disseram que em breve irão testar as legendas automatizadas nos Reels.

No momento as legendas estão disponíveis no IGTV e no app Treads. O objetivo da adição de legendas automáticas nos Stories e nos Reels é para torná-los mais eficientes e inclusivos para quem assiste. A funcionalidade sem dúvidas será uma adição bem-vinda para pessoas com deficiência auditiva ou surdas, mas também poderá servir para aqueles que assistem a vídeos sem som.

Nos Stories, ao inserir o sticker de legendas automáticas, é possível alterar a fonte e a cor das letras utilizadas. Além disso, a pessoa pode também editar palavras individualmente para corrigir erros ortográficos, pontuação ou qualquer transcrição que foi gerada incorretamente. O motivo disso é devido ao fato de que raramente as legendas automáticas têm 100% de precisão, principalmente quando as pessoas têm um sotaque diferente ou falam de forma atípica.

Exemplo de utilização dos stickers de legenda automática. Fonte: Instagram
Exemplo de utilização dos stickers de legenda automática. Fonte: Instagram

Legendas automáticas em outras plataformas

Recentemente outras plataformas e serviços, além do Instagram, adicionaram legenda automática. Os principais aplicativos que implementaram esta funcionalidade foram aqueles que oferecem videochamadas como o Zoom, o Google Meet e o Microsoft Teams.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente, o Instagram está disponibilizando inicialmente legendas automáticas somente em inglês nas regiões que se utiliza a língua inglesa como idioma nativo ou oficial.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!