Após testar literalmente todos os principais de serviços de streaming de música do mercado, eu finalmente resolvi escrever sobre as plataformas que mais valem a pena pagar atualmente. Entretanto, a decisão não será tomada somente com base no preço cobrado ou a presença do MQA [1], do Dolby Atmos [2] ou do Audio Espacial, pois a experiência de uso passa por diversos outros pontos.

Para que eu considere um serviço de streaming bom, é necessário que haja uma interface de usuário intuitiva, que seja possível acessar os recursos básicos com poucos cliques/toques. Além disso, há certos bugs/erros que não devem acontecer nos aplicativos considerando o tempo da empresa no mercado de trabalho.

Indo para o PC, há de ter uma versão do aplicativo de streaming para sistema operacional mais utilizados em PCs atualmente, o Windows. Mas não só isso, pois para que não haja interferências de outros processos do computador na reprodução da música, o app deverá ter suporte aos drivers de áudio WASAPI e/ou ASIO [3], permitindo que se extraia a melhor qualidade possível ao conectar um DAC (Digital to Analog Converter) externo [4].

Além das exigências mencionadas acima, é importante que a plataforma de streaming consiga oferecer indicações de músicas de acordo com o gosto do usuário. O mecanismo utilizado para isso é variado, indo desde o uso de algoritmos de análise de atividade no app até curadoria humana. Pessoalmente gosto muito quando há a publicação de playlists de músicas com uma seleção bem-feita, com artistas/bandas diferentes do que se está acostumado a ouvir, pois assim a descoberta de novas melodias fica mais fácil.

[1] Artigo "MQA: O que é e como ter uma experiência completa?"

[2] Artigo "Quais serviços de streaming possuem suporte ao Dolby Atmos?"

[3] Artigo "Qual a diferença entre os drivers de áudio ASIO, WASAPI, WDM e MME?"

[4] Artigo "O básico sobre fones de ouvido"

Qual é o streaming de música que mais vale o dinheiro pago em 2023

O serviço de streaming de música que vale o dinheiro pago. Fonte: Vitor Valeri
O serviço de streaming de música que vale o dinheiro pago. Fonte: Vitor Valeri

Para aqueles que utilizam aplicativos de streaming de música no PC com Windows e no celular Android ou iOS, o Tidal vem sendo uma das melhores escolhas em minha opinião. Sua assinatura mais básica custa apenas R$ 21,90 e já oferece a transmissão de músicas lossless (sem perdas). Tanto a versão mobile quanto a desktop do aplicativo funcionaram de forma fluida e sem engasgos nas reproduções desde quando comecei a assinar a plataforma há mais de 2 anos atrás.

O Tidal oferece no aplicativo para desktop no Windows o modo exclusive (driver WASAPI exclusive mode), permitindo que não se tenha interferências de outros programas que estão sendo executados no computador. Ao mesmo tempo, é possível conectar um dongle ("adaptador USB para fones de ouvido" ou DAC/amp USB) [5] ao celular e ter acesso direto, sem interferências, em celulares Android.

Quando vamos para as indicações de músicas, vemos que, embora se tenha algumas seleções de faixas boas com base no que você está ouvindo no momento, há outro serviço de streaming que se sai melhor nesse quesito. Estou falando do Qobuz, uma plataforma que utiliza curadoria humana para a seleção de faixas, artistas e bandas. A indicação de músicas é tão boa que estou utilizando mais o aplicativo Qobuz, no celular em conjunto com o meu fone de ouvido TWS, do que o Tidal.

[5] Artigo "Melhores "adaptadores USB para fones de ouvido" (DAC/amps USB) de 2023"

As melhores indicações de músicas estão no serviço de streaming de música Qobuz. Fonte: Vitor Valeri
As melhores indicações de músicas estão no serviço de streaming de música Qobuz. Fonte: Vitor Valeri

Outro ponto positivo do Qobuz são os "Panoramas" da guia "Magazine", que são textos que falam sobre a história do artista ou banda, algo muito interessante para aqueles que querem ir além da música e conhecer melhor o trabalho que foi feito ao longo dos lançamentos de álbuns.

Por que não o Spotify, o YouTube Music, o Amazon Music ou o Apple Music?

Não acho que o Spotify, o YouTube Music, o Amazon Music ou o Apple Music sejam serviços de streaming ruins, mas eles não oferecem o conjunto de atributos que eu valorizo. Embora o Spotify tenha uma variedade muito grande de músicas, tendo até faixas que só se encontra na plataforma, sua qualidade de áudio não é tão boa quanto a do Apple Music, do Amazon Music, do Tidal ou Qobuz. O YouTube Music também sofre do mesmo mal, mas de forma pior que o Spotify, pois mesmo que ambos tenham uma diversidade muito grande de faixas, a qualidade de áudio é inconsistente, sendo possível encontrar tanto músicas com alto bitrate quanto arquivos em baixíssima qualidade, com grande distorção no som.

Quando vamos para o Amazon Music, encontramos uma boa qualidade de áudio ao assinar o plano Unlimited (não confunda com o Prime). Há também uma boa variedade de músicas, mas o grande "calcanhar de Aquiles" deste serviço de streaming está na fluidez dos aplicativos. Tanto na versão mobile (celular) quanto na versão desktop (computador), há uma lentidão para realizar diversos comandos e navegar pelas páginas, passando a impressão de um desenvolvimento muito precário, onde os desenvolvedores não deram a devida atenção para os ajustes voltados para a experiência de uso do cliente.

No Apple Music senti que há uma boa qualidade na indicação de músicas, uma biblioteca de faixas bem variada, uma reprodução do áudio com qualidade, uma boa fluidez e uma interface limpa, sem muitos elementos que podem deixar o app menos intuitivo. A única parte que faltou foi um aplicativo nativo para PCs Windows, que felizmente está para ser lançado no início de 2023.

Aplicativo nativo do Apple Music para Windows chegará no início de 2023. Fonte: Vitor Valeri
Aplicativo nativo do Apple Music para Windows chegará no início de 2023. Fonte: Vitor Valeri