O Spotify foi um dos primeiros serviços de streaming de música, junto com o Deezer, a surgir e fazer sucesso no mercado de transmissão de músicas através da nuvem. A plataforma é hoje a maior do mundo e possui 31% do mercado de streaming de músicas, de acordo com o relatório da MIDIA, empresa de pesquisa de entretenimento. Entretanto, hoje temos uma grande variedade de opções para ouvir música via streaming e provavelmente você já deve ter pensado em se mudar do Spotify para outro para experimentar.

Hoje o Spotify é um dos poucos serviços de streaming, junto com o Youtube Music, que não possui a transmissão de músicas lossless (sem perdas). Entretanto, sabe-se que não é isso que irá fazer uma plataforma melhor do que a outra como expliquei no artigo "Entenda por que bitrate e formatos de música não fazem um serviço de streaming melhor". Porém, sempre buscamos uma variedade maior de músicas, boas playlists e uma interface mais amigável para o nosso uso não é mesmo? Confira abaixo quais são as melhores alternativas ao Spotify hoje.

Alternativas ao Spotify hoje

Após testar todos os principais serviços de streaming do mercado brasileiro (Spotify, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, Deezer, Tidal), percebi que o que mais fez diferença foi a presença de músicas e artistas que gosto, além de uma interface amigável para o meu uso ao invés do bitrate transmitido.

O Spotify certamente é um bom serviço de streaming, mas não é o único. (Crédito: Oficina da Net)
O Spotify certamente é um bom serviço de streaming, mas não é o único. (Crédito: Oficina da Net)

É importante lembrar que para tirar proveito do que cada plataforma tem a oferecer, eu configurei cada uma delas adequadamente (confira abaixo os tutoriais de algumas). O Spotify certamente é um bom serviço de streaming tanto em termos de variedade de músicas quanto de interface do app, mas ele não é o único que eu gosto de utilizar no meu dia a dia e acho válida a experiência de utilizar outros.

Não é necessário pagar para testar os serviços de streaming

Todos os serviços de streaming de música presentes no mercado brasileiro que foram citados acima possuem a opção de teste gratuito por pelo menos 30 dias. Ou seja, caso você queira testar outras plataformas de música além do Spotify, não é necessário pagar um centavo, embora seja necessário inserir seus dados de pagamento para que o serviço passe a cobrar depois do período de testes.

Se está preocupado sobre esquecer quando será cobrado, não se preocupe que todas as empresas enviam um e-mail lembrando o usuário que o fim do período de testes está se aproximando para lembrá-lo.

Ouça suas playlists e álbuns com poucos cliques

Certamente um impeditivo de migrarmos de um serviço de streaming para outro é perder o acesso fácil às nossas playlists e álbuns que adicionamos em nossa conta ao longo dos anos. Mas não se preocupe, pois há uma forma de transferir todas as playlists e álbuns que estão em nossos favoritos de um serviço para outro, confira em nosso tutorial como realizar esse procedimento da forma mais simples e rápida possível.

As melhores alternativas ao Spotify hoje

Hoje há muitas alternativas de serviços de streaming ao Spotify. Embora ele seja bom serviço de streaming tanto em termos de variedade de músicas quanto de interface do app, há alternativas que podem vir a ser interessantes de acordo com o seu gosto musical e uso.

Para eleger as melhores alternativas, levei em consideração a variedade de músicas das plataformas e a interface de cada uma, pois como já expliquei acima, bitrate no final das contas não é o que realmente importa para se ter uma boa experiência.

Amazon Music

Amazon Music. (Crédito: Oficina da Net)
Amazon Music. (Crédito: Oficina da Net)

Este foi o serviço que me surpreendeu. Ao longo dos anos a plataforma de streaming evoluiu muito e hoje apresenta uma excelente variedade de músicas. Além disso, sua interface é intuitiva e todas as opções que preciso estão lá. A única ressalva que tenho a fazer é sobre uma leve demora para abrir seu app mobile no Android.

Apple Music

Apple Music. (Crédito: Apple/Reprodução)
Apple Music. (Crédito: Apple/Reprodução)

O serviço de streaming da Apple certamente tem um dos melhores algoritmos de indicações de músicas e conta também com excelentes playlists prontas. Também tenho que acrescentar que achei uma variedade muito boa de artistas e músicas e consegui encontrar muitas faixas raras de artistas asiáticos.

Deezer

Deezer. (Crédito: Deezer/Reprodução)
Deezer. (Crédito: Deezer/Reprodução)

Basicamente o serviço possui uma biblioteca parecida com a do Spotify trazendo boa parte dos artistas que a maioria gosta. Mas não senti nenhum diferencial em termos de indicações e playlists, preferindo o Spotity a ele no final considerando o conjunto (interface e músicas).

Tidal

Tidal. (Crédito: Tidal/Reprodução)
Tidal. (Crédito: Tidal/Reprodução)

Se tornou famoso devido a qualidade de transmissão das suas músicas e hoje há uma boa variedade de faixas e artistas. Sua interface melhorou muito nos últimos anos e me agrada muito quando utilizo. No final do ano passado o serviço ofereceu um plano mais barato para seus assinantes junto com a criação do "Hi-fi Plus" (confira nossa matéria para entender melhor todos os detalhes destas mudanças).

Qobuz

Qobuz. (Crédito: Qobuz/Reprodução)
Qobuz. (Crédito: Qobuz/Reprodução)

Seu destaque sem dúvidas é a curadoria de músicas humana e os "Panoramas". Quase todos os serviços de streaming de música, com exceção do Apple Music, utilizam algoritmos 100% das vezes para realizar a indicação de músicas e álbuns, além de utilizar também na geração de playlists. Entretanto, no Qobuz há uma seleção de álbuns e músicas feita por pessoas dedicadas à função de curadoria.

Os "Panoramas" são textos bem interessantes para aqueles que querem se aprofundar sobre uma banda ou artista musical escritos por autores nacionais (funcionários da Bananas Music Branding) e internacionais, como Marc Zisman, diretor de música da Qobuz.

E o YouTube Music?

YouTube Music. (Crédito: youTube/Reprodução)
YouTube Music. (Crédito: youTube/Reprodução)

O YouTube Music ficou de fora da lista devido à grande inconsistência na qualidade das músicas disponíveis na plataforma. Esta é a única opção que foge à regra de avaliação que leva em consideração a interface e variedade. Embora o serviço de streaming do Google possua uma diversidade incrível de músicas e artistas, a qualidade entregue em certos casos chega a ser deplorável, havendo grande distorção do som reproduzido.

Já utiliza alguma dessas alternativas? Ou ainda prefere o Spotify? Deixe seu comentário!