Por vezes acabamos tendo muita "dor de cabeça" ao comprar headphones (over-ear) ou headsets, pois antes de adquirirmos, não sabíamos do problema que determinadas características poderiam causar ao longo do uso. Pensando nisso, reunimos aqui dicas do que não fazer ao comprar um fone de ouvido do tipo headphone (over-ear) ou headset.

Quando procuramos por fones de ouvido para usar durante horas, é necessário se atentar para alguns aspectos que à primeira vista não parecem relevantes para aqueles que são leigos no assunto. Além disso, há também a preocupação com relação a durabilidade dos headphones (over-ear) ou headsets, algo que pode ser um mistério para muitos. Confira abaixo o que fazer para evitar estes e outros problemas.

1 - Não comprar um headphone com ear pads de material que imita couro.

É importante que se escolha heaphones (over-ears) ou headsets com ear pads (pads ou almofadas) que sejam feitas com o "material certo" ao comprá-los, pois isso irá influenciar no desgaste, no conforto e na durabilidade. Aquelas feitas em material de pvc/pu que imita couro geralmente descasca com o tempo, além de dar uma sensação maior de calor. Embora este material seja eficiente para auxiliar o isolamento do ruído externo, ele impede a circulação de ar, deixando as orelhas abafadas e ao fazer isso, você irá suar. O suor, é ácido e irá corroer o material das ear pads (pad ou almofadas).

O material ideal para que as ear pads (pads ou almofadas) dos heaphones (over-ears) ou headsets durem por mais tempo e sejam confortáveis para se usar por horas é o tecido (liso esportivo ou veludo). Quando as ear pads (pads ou almofadas) são feitas em tecido, as orelhas não costumam esquentar tanto comparado as que são de pvc/pu que imitam couro. Além disso, as ear pads de tecido não descascam e podem ser lavadas, retirando assim a poeira e o suor. Confira em nosso artigo como lavar e higienizá-las corretamente.

2- Não comprar headphones com cabo e ear pads (pads ou almofadas) fixos

As peças que mais se desgastam em um headphone (over-ear) e em um headset são as ear pads (pads ou almofadas) e os cabos. Se você quer que seu fone de ouvido dure por muito tempo, evite comprar modelos que não possuem cabo e pads removíveis. Headphones com sem a possibilidade de remover cabos e ear pads tem basicamente uma "data de validade".

3 - Não comprar um headphone Bluetooth com microfone embutido (headset)

Os headsets (headphones com microfone embutido) Bluetooth irão piorar a qualidade de som ao utilizar o microfone em chats de jogos, ligações e videochamadas. Não importa se você esteja utilizando celular, desktop, notebook ou tablet. Ao ativar o microfone de um fone de ouvido Bluetooth, você irá degradar a qualidade do áudio.

O motivo disso é a disponibilidade de banda do Bluetooth para realizar duas ações ao mesmo tempo: a recepção (headphone) e o envio (microfone) de sinais de áudio. Para tentar manter a qualidade geral, os fabricantes, na maioria das vezes, acabam sacrificando a largura de banda do microfone, deixando a maior parte para o áudio do headset ou fone de ouvido TWS.

4 - Não comprar um headphone 5.1 ou 7.1 canais.

Muitos acreditam que para conseguir uma espacialidade e separação de sons melhor em jogos competitivos ou em filmes, é interessante que o headphone (over-ear) ou headset tenha um som surround multicanal de 5.1/7.1 canais. Entretanto, para ser capaz de "enxergar" com precisão os sons no ambiente do jogo, não é necessário utilizar tecnologias surround multicanal.

Em um bom headphone estéreo (2.0), quanto maior for sua espacialidade, mais fácil será para ter a noção de distância entre você e os inimigos no game, pois será possível delimitar até onde o som está propagando. Tendo isso, você provavelmente irá obter uma separação de dos sons (na música chamado de separação de instrumentos) melhor, facilitando a percepção da direção que determinado som está vindo. Quanto melhor for este quesito, maior vai ser a percepção do posicionamento e consequentemente haverá uma precisão melhor.

5 - Não comprar um headphone USB.

Um headphone (over-ear) ou headset gamer com cabo USB é limitado ao que o fabricante projetou, impossibilitando possíveis melhorias significativas em seu desempenho. Isso ocorre devido ao fato de que ao utilizar um cabo digital, há a necessidade de implementação de um conversor de sinais, o DAC (Digital to Analog Converter). Por tabela, além da adição de um DAC, é necessário ainda um amplificador, pois o sinal necessariamente precisa ser amplificado para que o diafragma do headphone se mova.

Ao adicionar um DAC e amp no cabo USB ou no corpo do fone, nada garante que os componentes e o projeto sejam de má qualidade, afinal, isto encarece o custo final do headset. Por este motivo, é preferível adquirir um headphone com conector analógico de 3,5mm ou 6,35mm, que permite a conexão a um amplificador de qualidade ou uma solução integrada de DAC/amp mais bem projetada. Isto possibilitará extrair o máximo que o headset tem a oferecer.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: