Hoje em dia, é comum as pessoas utilizarem fones de ouvido portáteis pela praticidade de utilizá-los tanto em casa quanto na rua, com seus smartphones. Entretanto, muitos tem dúvidas sobre qual fone seria melhor escolher para as atividades praticadas no dia a dia. Então, qual seria a escolha certa? Com fio ou sem fio (Bluetooth)? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? É o que vamos descobrir agora!

Qual fone de ouvido portátil escolher?

Esta é uma pergunta um tanto quanto recorrente hoje em dia, principalmente porque as pessoas utilizam muito o celular devido a capacidade multitarefa do dispositivo, além de querer algo tudo em um, que sirva para utilizar tanto em casa (jogos, filmes, chamadas com vídeo etc.) quanto na rua. A escolha de um fone portátil irá depender primeiramente da compatibilidade com a fonte (smartphone, tablet, notebook), pois se não houver uma entrada para fones de ouvido (P2 ou 3,5mm), a pessoa terá de optar por comprar um dispositivo à parte (Exemplo: receptores Bluetooth ou adaptadores USB-C/lightining para P2) ou comprar um fone de ouvido sem fio (Bluetooth).

Artigos recomendados para leitura:

Qual escolher? Fones de ouvido com fio ou Bluetooth?

Considerando que a pessoa tenha a possibilidade de optar tanto por um fone de ouvido com fio quanto Bluetooth (sem fio), o melhor a se fazer é analisar qual é a prioridade do usuário: qualidade de som ou praticidade. Caso a qualidade sonora pese mais, a melhor alternativa sem dúvidas será o fone de ouvido com fio, pois ele oferecerá um desempenho maior por um preço menor. Isso ocorre pelo fato de que um fone de ouvido Bluetooth possui peças a mais do que um fone de ouvido com fio, como bateria, DAC/amp interno e receptor Bluetooth.

Observação: Projetos de fones de ouvido portáteis, levam em conta que eles serão utilizados em dispositivos portáteis como smartphones e tablets. Ou seja, por mais que o dispositivo não possua uma boa amplificação, não haverá falta de potência para que os fones de ouvido com fio toquem bem e o usuário obtenha um bom resultado.

Artigo recomendado para leitura: Como a música chega aos nossos fones de ouvido

Quando a praticidade é algo que faz muita diferença para o usuário, a melhor escolha será os fones de ouvido Bluetooth como, por exemplo, in-ears True Wireless (TWS) e headphones wireless. Desta forma, a pessoa terá muito mais liberdade de movimento, poderá atender às ligações com facilidade enquanto trabalha ou anda na rua ou até mesmo isolar o barulho do ambiente com o cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling).

Fones de ouvido Bluetooth para jogos são bons?

Infelizmente a grande maioria dos fones de ouvido Bluetooth não serão uma boa alternativa para jogos. Isso ocorre porque infelizmente a tecnologia Bluetooth ainda é limitada em termos de transferência de dados de áudio, na transmissão do som do headphone e do microfone. Isso acontece devido à falta de banda para a emissão (microfone) e recepção (headphone) dos sinais de áudio. Para tentar manter a qualidade geral, os fabricantes, na maioria das vezes, acabam sacrificando a largura de banda do microfone e deixar a maior parte para o áudio do headphone. Para resolver este problema, algumas empresas optaram por utilizar duas tecnologias ao mesmo tempo (Bluetooth e conexão sem fio de 2,4Ghz), como no caso do fone de ouvido Audeze Penrose.

Artigo recomendado para leitura: Porque você não deve comprar um headset gamer USB/Bluetooth com 5.1/7.1 canais

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: