Nesta semana a Audeze anunciou um novo headset sem fio que parece substituir o Mobius, lançado em 2018. Segundo a desenvolvedora de fones de ouvido, o Penrose, seu mais novo lançamento, será compatível com diversas plataformas como Xbox One, Xbox Series X, PC (Windows 10 ou macOS), PS4, PS5 e até com o Nintendo Switch! Além disso, o headphone permite que o usuário o utilize por meio de cabos, conexão sem fio de 2,4Ghz e Bluetooth, dando uma excelente flexibilidade ao dispositivo.

Compatibilidade com plataformas

Compatibilidade com plataformas do headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze
Compatibilidade com plataformas do headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze

Embora tenha sido dito acima sobre a grande flexibilidade de uso em diferentes plataformas, a Audeze optou por criar dois modelos distintos, o Penrose (detalhes em azul) e o Penrose X (detalhes em verde), que possuem compatibilidades diferentes. Enquanto o primeiro possui compatibilidade com o PS5, PS4 e PC (Windows e Mac), o segundo é compatível com o Xbox Series X, Xbox One e Windows. O motivo disso, é que o protocolo de transmissão sem fio utilizado pela Microsoft é diferente e elevaria o custo para unificar ambas as formas de envio/recepção de sinais wireless.

Observação: O Nintendo Switch aceita ambos os modelos, bastando conectar o dongle em sua dock.

Flexibilidade de conexões

Flexibilidade de conexões do headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze
Flexibilidade de conexões do headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze

Deixando de lado a questão da compatibilidade com plataformas, ambos os modelos possuem a mesma configuração. Os Penrose possuem conexão analógica, através do cabo 3,5mm, permitindo conectá-los ao controle do PS4 ou smartphone ou PC. Além disso, sua conexão Bluetooth 5.0 com codecs de áudio SBC e AAC permite a ligação com dispositivos móveis, o que é muito útil caso o celular não tenha entrada para fones de ouvido (entrada P2 ou 3,5mm).

Utilização simultânea do Bluetooth e conexão sem fio de 2,4Ghz

Utilização simultânea do Bluetooth e conexão sem fio de 2,4Ghz no headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze
Utilização simultânea do Bluetooth e conexão sem fio de 2,4Ghz no headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze

Uma funcionalidade interessante citada pela Audeze é a capacidade de utilizar a conexão Bluetooth 5.0 e sem fio de 2,4GHz simultaneamente, permitindo dessa forma que se ouça o som do jogo e ao mesmo tempo converse com os amigos utilizando algum app. É interessante salientar que alterações entre as conexões podem ser alteradas em tempo real através do aplicativo Audeze HQ.

Microfone de qualidade

Microfone de qualidade do headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze
Microfone de qualidade do headset Audeze Penrose. Fonte: Audeze

Segundo a Audeze, o microfone acoplado ao seu novo headset Penrose é capaz de reduzir em até 20dB o ruído de fundo, proporcionando um áudio limpo durante os jogos online ou videoconferências.

Nem todas as funcionalidades do Mobius estão presentes no Penrose

Apesar do Penrose possuir drivers planar magnéticos e formato parecido com o Mobius, o novo headset gamer da Audeze não possui áudio 3D ou rastreamento de cabeça como o Mobius ou o HyperX Cloud Cloud Orbit possuem. Porém, pensando em desempenho, ambos devem proporcionar um desempenho fantástico, deixando a grande maioria dos headsets gamer do mercado passarem vergonha.

Disponibilidade e lançamento

O headset gamer Audeze Penrose se encontra em pré-venda no site da Audeze com previsão para envio no início de setembro deste ano. Para quem comprar na pre-venda, haverá um desconto de 16% em cima do valor que ele será vendido após o lançamento, saindo de US$299 por US$249.