O codec de áudio Bluetooth determina como o sistema Bluetooth irá realizar a transmissão de dados digitais do seu celular ou notebook para os fones de ouvido. Para isso, há uma conversão do arquivo de música local ou de um serviço de streaming para um formato específico que foi desenvolvido para ser utilizado na transmissão de áudio sem fio.

O MP3 e o FLAC são formatos de arquivo de áudio desenvolvidos para a reprodução local, ou seja, armazenados na memória do mesmo dispositivo responsável pela execução da música. Já os codecs de áudio Bluetooth, são formatos convertidos a partir destas faixas gravadas em uma unidade de armazenamento do dispositivo, que estão, por exemplo, nos formatos citados (MP3 ou FLAC), para um novo formato que permite o envio do sinal de áudio digital sem fio através do Bluetooth. Então temos o seguinte caminho:

Como acontece a transmissão de arquivos de áudio através da tecnologia Bluetooth. Fonte: Vitor Valeri
Como acontece a transmissão de arquivos de áudio através da tecnologia Bluetooth. Fonte: Vitor Valeri

Observe que há uma diferença entre arquivos reproduzidos localmente através da utilização de fones de ouvido com fio (cabeados) e arquivos executados utilizando a transmissão sem fio através da tecnologia Bluetooth. No caso dos arquivos reproduzidos localmente, os codecs utilizados são focados somente na qualidade de áudio produzida, seja formatos com perdas (lossy) ou sem perdas (lossless) como é o caso do MP3 e FLAC, respectivamente. Entretanto, quando partimos para a utilização de arquivos que são reproduzidos utilizando a transmissão de sinal de áudio digital sem fio (Bluetooth), há a preocupação com a latência e estabilidade. Isso faz com que os codecs de áudio Bluetooth necessitem de uma compressão (codificação) e descompressão (decodificação) rápida e isso limita o fluxo de transmissão de dados que pode ser utilizado.

Latência e estabilidade: o "calcanhar de Aquiles" dos codecs Bluetooth

Devido a necessidade de se ter uma baixa latência e estabilidade, os codecs de áudio Bluetooth são desenvolvidos para aplicar uma compactação e degradação do arquivo original (música armazenada localmente em formatos como MP3 e FLAC). Para piorar, o processamento de cada celular para realizar o envio de um arquivo de áudio via Bluetooth pode variar e isso também afetará a latência (entenda o porque aqui). Além disso, quanto maior o bitrate, maior a chance de haver instabilidade na transmissão do sinal, ou seja, quando se reproduz músicas utilizando o codec Bluetooth LDAC, a distância entre o fone de ouvido sem fio (Bluetooth) e o aparelho que está reproduzindo a música e enviando o sinal é consideravelmente menor comparado a quando se utiliza o SBC (o codec com o menor bitrate de todos). Exemplo: A distância máxima diminui de 10 metros para 1 metro ao utilizar o codec LDAC com um bitrate de 990kbps.

Bitrate: É a taxa de bits de áudio transmitida no arquivo de música que você está reproduzindo. Exemplo: Um arquivo no formato de áudio MP3 de 320kbps terá uma transmissão de 320 kilobits transferidos a cada segundo da música reproduzida.

Qual o codec e bitrate utilizado pelos serviços de streaming?

Confira abaixo os serviços de streaming com seus formatos e bitrates utilizados:

Serviço de streaming Qualidade máxima no mobile (kb/s) Qualidade máxima no PC (kb/s) Formatos suportados
Amazon Music HD (não disponível ainda no Brasil) 320 3,730 FLAC
Tidal 320 (Premium)/1,411 (Hi-fi) 1,411 FLAC, ALAC, AAC
Deezer 320 1,411 FLAC
Spotify Free 160 128 AAC
Spotify Premium 320 320 AAC
Apple Music 256 256 AAC
YouTube Music 256 256 AAC
SoundCloud Go+ 256 256 AAC

Para entender melhor sobre cada codec de áudio e como acontece o processamento de arquivos de áudio ao utilizar o Bluetooth, confira os seguintes artigos:

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: