Ao andar nas ruas das cidades, podemos enfrentar alguns problemas para escutar músicas ou até mesmo atender a ligações nos fones de ouvido. Dependendo da região onde estamos, o barulho (ruído ambiente) pode ser intenso, o vento pode ser forte e a chuva pode nos molhar consideravelmente. Confira neste artigo como escolher os melhores fones de ouvido para andar na rua sem preocupações!

Para iniciarmos, é importante termos em mente que o tipo de fone de ouvido é importante para evitar os problemas mencionados acima quando andamos na rua. Por exemplo, um earbud (exemplo: Apple Earpods) não possui praticamente nenhum isolamento do ruído externo (barulho) e não tem proteção contra respingos de água ou suor. Já um in-ear, proporciona um bom isolamento do som ao redor e ao mesmo tempo, é mais resistente à chuva, chegando até ter certificação IPX4, dependendo do modelo.

Escolhendo fones de ouvido que: bloqueiam o barulho (ruído ambiente)

Tanto fones de ouvido cabeados quanto sem fio (Bluetooth) podem ou não isolar o barulho (ruído ambiente). A diferença está no tipo, podendo ser in-ear, earbud, on-ear (supra-aural) e over-ear (circunaural). Pois existem, por exemplo, fones de ouvido TWS do tipo in-ear e do tipo earbud. Há também in-ears e on-ears cabeados que tem design aberto como o Shozy Black Hole, o Audeze iSine 10, o Koss Porta Pro e o Grado SR80X. Vale mencionar também um dos poucos on-ears Bluetooth de design aberto do mercado como exemplo, o Grado GW100.

Para evitar que o som ao nosso redor invada a música, o ideal é escolher aqueles fones que são fechados (closed-back), com a house (corpo) selada, pois assim o isolamento passivo será mais efetivo. Quanto melhor o isolamento passivo, menor a necessidade de se ter um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling). Além disso, o isolamento "natural" é mais eficiente que o ANC no isolamento geral de todas as frequências do espectro (graves, médios e agudos).

Levando em consideração o design fechado (closed-back), para isolar bem o ruído externo, ao andar na rua, é interessante optar por fones de ouvido do tipo in-ear ou on-ear. Os over-ear (circunaurais) closed-back podem ser eficientes no isolamento do som em locais barulhentos, mas não são portáteis e por vezes necessitam de uma amplificação melhor do dispositivo que estamos utilizando para escutar música.

Embora se opte por fones in-ear ou on-ear, que são mais adequados para andar na rua, ainda podemos enfrentar problemas de isolamento devido ao mal encaixe ou má qualidade das ear tips (ponteiras, borrachinhas) e ear pads (almofadas). São vários fatores que podem ocasionar o mal encaixe, indo deste a maneira como posicionamos o fone de ouvido na orelha até o material, formato e dimensões das ear tips (ponteiras, borrachinhas) e ear pads (almofadas). Para entender melhor, acesse os artigos abaixo:

Se você não quer se preocupar com encaixe do fone de ouvido e nem com o material de ear tips e ear pads, a melhor alternativa são os fones de ouvido in-ear custom, mais conhecidos como CIEM (custom in-ear monitor). Acesse o nosso artigo para entender melhor como funcionam e onde obtê-los.

Escolhendo fones de ouvido que: não tem problemas com vento forte

O vento forte costuma gerar barulho ao fazer com que o cabo balance e fique batendo em nosso corpo. Para evitar isso, o ideal é que se compre fones de ouvido que possuem cabos removíveis e que o cabo em si seja flexível/maleável. Confira os seguintes artigos para saber como escolher um bom cabo para o seu fone de ouvido:

Outra alternativa para evitar problemas com ventos fortes é utilizar fones de ouvido sem fio (Bluetooth). Você pode optar por fones de ouvido Bluetooth do tipo in-ear e on-ear, que são portáteis e trazem um bom isolamento do ruído externo. Entretanto, há duas opções interessantes no caso dos fones in-ear Bluetooth, os TWS (True Wireless Stereo) e os in-ears com cabo removível com módulos Bluetooth acoplados. A opção com os módulos acoplados é a que trará uma qualidade de som melhor, saiba mais detalhes sobre essa solução em nosso artigo.

Escolhendo fones de ouvido que: não são afetados pela chuva ou suor

Considerando que não há uma certeza sobre a resistência dos fones de ouvido in-ear e on-ear cabeados, pois as marcas não indicam se há algum tipo de certificação IPX4 ou superior, os in-ears TWS são os mais confiáveis para esta tarefa. Hoje no mercado temos fones in-ear TWS com certificação IPX4, IPX5 e até IPX7, que atestam a resistência contra água da chuva e suor. Acesse abaixo nossas indicações deste tipo de fone de ouvido:

O que achou das dicas? Gostou? Tem alguma sugestão? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: