Ao contrário de uma década atrás, hoje há uma grande variedade de fones de ouvido desenvolvidos tanto por marcas consagradas no mercado quanto por novos fabricantes. Embora a Sony, com o Walkman TPS-L2 (1979), a Beats, com os Beats By Dr. Dre (1º modelo foi lançado em 2008) e a Apple, com seu iPod (2001) e seus earbuds (nome dado ao tipo de fone de ouvido, pois não foi dado um nome a eles) tenham feito parte do início da popularização dos fones de ouvido, a grande oferta estava ainda por vir com o mercado chinês.

Depois que plataformas de e-commerce como Aliexpress e Gearbest facilitaram a importação de produtos para praticamente qualquer parte do mundo, diversas empresas chinesas começaram a lançar no mercado centenas de fones de ouvido anualmente a um ritmo insano, deixando muitos perdidos devido à enorme oferta. Pensando nisso, serão listadas aqui as "melhores" marcas de fones de ouvido de 2024.

Além das empresas citadas acima, que deram grande força ao mercado de fones de ouvido, vale mencionar grandes sucessos lançados pela norte-americana Koss e pela alemã Sennheiser como, por exemplo:

  • Koss SP/3 (1º fone de ouvido estéreo da marca lançado em 1958)
  • Koss Porta Pro (lançado em1984, foi um dos maiores sucessos da marca)
  • Sennheiser HD414 (lançado em 1968, é 1º headphone aberto da marca)
  • Sennheiser HE90 (conhecido como Orpheus, foi lançado em 1991 e é tido até hoje como um dos melhores headphones do mundo)
  • Sennheiser HD600 (lançado em 1997)

As melhores marcas de fone de ouvido em 2024

As melhores marcas de fones de ouvido de 2022. Na foto: fone de ouvido in-ear Audio Technica ATH-CKR3. Fonte: Vitor Valeri
As melhores marcas de fones de ouvido de 2022. Na foto: fone de ouvido in-ear Audio Technica ATH-CKR3. Fonte: Vitor Valeri

Por que uma lista com marcas de fones de ouvido?

Devido à grande oferta de fones de ouvido, por vezes deixamos de conhecer bons modelos desenvolvidos por fabricantes desconhecidas. Além disso, ao mesmo tempo, dependendo de em que momento você começou a procurar mais a fundo sobre fones de ouvido, é possível que você tenha deixado de conferir grandes desenvolvedoras do ramo que podem oferecer o que procura. Não tenha medo de conhecer o novo, pois só ouvindo para se ter certeza do que quer!

As marcas de maior renome mundial

Embora haja centenas de marcas de fones de ouvido hoje, há aquelas que se destacam pelo desenvolvimento de produtos consistentes que costumam entregar uma boa qualidade no conjunto qualidade de som, conforto, durabilidade e construção. São elas:

AKG

A AKG, originalmente chamada de Akustische und Kino-Geräte Gesellschaft (Acoustic and Cinema Equipment em inglês) é uma empresa austríaca focada em fones de ouvido, microfones e acessórios relacionados a áudio tanto para soluções profissionais quanto para soluções residenciais. A companhia vienense, fundada pelo físico Dr. Rudolf Goerike e pelo engenheiro Ernst Pless em 1947 em Viena, capital da Áustria, começou inicialmente fornecendo equipamentos para cinemas como caixas de som, projetores e medidores de luz. Após algum tempo, começou-se a produzir buzinas de carro, interfone, cápsulas de microfone para telefones, fones de ouvido e almofadas para alto falantes (cushion speakers).

Audeze

A Audeze é uma empresa norte-americana focada em fones de ouvido com drivers planar magnéticos. A companhia californiana, fundada por Sankar Thiagasamudram e Alex Rosson, surgiu no ano de 2008 em uma garagem. Tudo começou quando a desenvolvedora de headphones encontrou um ex-cientista da NASA que conseguiu desenvolver um material circular flexível para naves espaciais, criando assim o diafragma utilizado em seus fones de ouvido.

Audio Technica

A Audio Technica é uma empresa japonesa focada em produtos de áudio, não somente fones de ouvido. Fundada em Tóquio por Hideo Matsushita em 1962, começou fabricando cápsulas fonocaptoras (phono cartridge) para leitores de vinil (vitrolas).

Beyerdynamic

Eugen Beyer, fundador da Beyerdynamic (originalmente chamada de "Elektrotechnische Fabrik Eugen Beyer"), na década de 20, acreditava que o cinema estava trazendo uma nova oportunidade para os meios de comunicação. Então, no ano de 1924, a empresa produziu seus primeiros produtos de áudio, caixas de som para cinemas. Alguns anos depois, na década de 30, mais especificamente em 1937, a companhia lançou seus primeiros headphones com drivers dinâmicos, os DT48.

Bose

A Bose é uma empresa norte-americana focada em equipamentos de áudio. Fundada por Amar Bose em 1964 em Massachusetts com a ajuda de investidores anjo, incluindo seu orientador de tese e professor, Y. W. Lee. O interesse do fundador por caixas de som iniciou em 1956, quando comprou um sistema estéreo e ficou desapontado com seu desempenho. Com o tempo, a empresa passou a desenvolver fones de ouvido utilizando seu know-how.

Etymotic

Fundada em 1983 por Mead Killion e Edwin DeVilbiss, a Etymotic é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de dispositivos de pesquisa acústica, aparelhos auditivos e fones de ouvido. A companhia foi a responsável por inventar os primeiros fones de ouvido de inserção do mundo (in-ears). O engenheiro responsável pelo primeiro Etymotic de alta fidelidade com grande isolamento de ruído (ER-4) foi Steve Iseberg.

Focal

A Focal-JMlab é uma empresa francesa, fundada no ano de 1979 em Paris. Tudo começou em uma oficina na cidade de Saint-Etienne (centro-leste da França). Idealizada por Jacques Mahul, engenheiro, entusiasta de áudio de alta fidelidade e jornalista de tecnologia, começou em uma empresa de mecânica de precisão, que pertencia a seu pai. No ano de 2012, a empresa lançou seu primeiro fone de ouvido, o Spirit One. Quatro anos depois, em 2016, foi lançado o headphone Focal Utopia, elogiado por muitos em diversas comunidades audiófilas pelo mundo.

Fostex

Fundada em 1948, a Foster Denkoni se torou uma das maiores fabricantes OEM de alto-falantes do mundo. Em 1973 a empresa foi renomeada para Fostex para marcar os componentes fabricados pela Foster Electric. Cinco anos depois, em 1978, a Fostex começou a desenvolver alto-falantes para uso profissional, tornando-se muito conhecida tanto no meio hi-fi de consumo quanto no campo profissional. A empresa chegou a fornecer ou fornece caixas de som e headphones para a Sennheiser, Sony, Yamaha, Denon, Nokia e Beats.

Grado

A Grado Labs, é uma empresa norte-americana que foi fundada em 1953 pelo relojoeiro Joseph Grado. A companhia foi criada no bairro Brooklyn, na cidade de Nova York, e iniciou sua jornada produzindo cápsulas fonocaptoras (phono cartridge) para leitores de vinil (vitrolas). Em 1990, a Grado Lads estava para fechar, quando Jhon Grado resolveu comprar a empresa de seu tio, tornando-se presidente e CEO. Então Jhon criou a primeira linha de fones de ouvido da Grado, no início dos anos 90.

JVC ou Victor Company of Japan

A JVC (Victor Company of Japan) foi fundada em 1927, porém sua origem não inicia no Japão e sim nos EUA. Tudo começa com a "The Victor Talking Machine Company of Japan", fundada em 1901 pelo engenheiro Eldridge R. Johnson em parceria com o Emile Berliner, inventor do gramofone, em Camden, Nova Jersey, EUA. Atualmente a JVC vende fones de ouvido, sistemas de áudio para carros, filmadoras, câmeras de segurança, caixas de som, projetores, televisores, entre outros produtos. No ano de 2011 a Japan Victor Company decidiu eliminar aos poucos a marca "Victor" dos seus eletrônicos no Japão. Entretanto, a JVC quis manter o uso da marca "Victor" para os seus produtos de áudio premium, para os estúdios de gravação Victor Studios e para a gravadora JVCKenwood Victor Entertainment.

Koss

A Koss é uma empresa norte-americana focada no desenvolvimento e fabricação de fones de ouvido. Sua sede fica em Milwaukee, Wisconsin, desde 1958, quando a companhia inventou os primeiros stereophones de alta fidelidade. Inicialmente, o objetivo do lançamento dos fones de ouvido era demonstrar o som de alta fidelidade no fonógrafo portátil, aí nascia o Koss SP/3. Anteriormente, os headphones eram utilizados somente para comunicação. Nos anos 80, a diversificação de produtos eletrônicos acabou em um desastre para a Koss, que entrou com um pedido de proteção contra falência, após ter uma perda líquida de US$6 milhões. Nesse meio tempo, em 1984 a Koss acabou lançando o clássico fone de ouvido on-ear (supraural) Koss Porta Pro, que apesar de seu design e materiais simples, era funcional, leve e barato.

Sennheiser

A Sennheiser é uma empresa alemã focada no desenvolvimento e produção de uma ampla gama de produtos de áudio de alta fidelidade como, por exemplo, microfones, fones de ouvido, acessórios para telefones e headsets para uso pessoal, profissional e empresarial. A empresa possui sede em diversas partes do mundo, mas sua principal é a localizada na cidade de Wedemark, na Alemanha. A fundação da empresa alemã de dispositivos eletrônicos de áudio de alta fidelidade, Sennheiser, ocorreu no ano de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial. Os responsáveis por sua criação foram Fritz Sennheiser e sete colegas engenheiros da Universidade de Hannover. Em 1968 a Sennheiser lançou seus primeiros headphones (abertos), o HD414. O fone de ouvido fez tanto sucesso em sua época, devido a sua sonoridade mais natural, que muitos preferiam, que obteve uma venda de 10 milhões de unidades. Em 1991, a Georg Neumann GmbH, responsável por produzir microfones de estúdio, tornou-se parte da Sennheiser. No mesmo ano foi lançado o famoso headphone com driver eletrostático Sennheiser HE90 (conhecido como Orpheus), considerado por muitos o melhor fone de ouvido do mundo, até o lançamento do Sennheiser HE-1 (Orpheus 2).

Shure

A Shure é uma empresa norte-americana focada em produtos de áudio de diversos tipos. Seu desenvolvimento e produção passa por microfones com fio e sem cápsulas fonocaptoras (phono cartridge), sistemas para conferências, mixers, fones de ouvido e caixas de som monitores. Mas embora a empresa tenha uma grande gama de produtos, seu início foi desenvolvendo e produzindo kits de peças de rádio. O início da Shure foi no ano de 1925, em Chicago, Illinois. Fundada por Sidney N. Shure, a empresa nasceu com o nome "The Shure Radio Company", pois seu foco na época era a venda de peças de rádio. No ano de 2009, a Shure começou a oferecer fones de ouvido circunaurais (headphones ou over-ears) e desde então oferece cada vez mais modelos para atender desde audições básicas até os mais exigentes audiófilos.

Sony

Fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita em Tóquio, Japão, a Sony é uma empresa multinacional que desenvolve diversos tipos de produtos eletrônicos, incluindo fones de ouvido e equipamentos relacionados, além de criar jogos de video game, atuar na indústria da música, do cinema e mais.

Stax

A Stax é uma empresa japonesa focada em produtos de áudio de ponta, chegando a produzir fones de ouvido, amplificadores, caixas de som, antebraço (tonearm), CD Player, DACs, cápsulas fonocaptoras e produtos para caixas de som. A companhia é mais conhecida pela produção de fones de ouvido com drivers eletrostáticos, chamados por eles de "earspeakers". Em 1938 a Stax foi idealizada por Naotake Hayashi. A empresa surgiu com o nome de Showa Ko-On Manufacturing, em meio a Segunda Guerra Sino-Japonesa (Japão e China), que havia iniciado um ano antes de sua fundação. Juntamente com o conflito entre os dois países orientais, ainda houve a Segunda Guerra Mundial, que foi de 1939 a 1945. O nome da Stax está associado à eletrônica para profissionais não militares no período pós-guerra. Oficialmente, os primeiros produtos da empresa foram: um microfone condensador, uma "unique electrostatic pickup head" (CP-20) e um braço (tone arm) LA-24 curvo. Embora a Stax tenha sido fundada em 1938, somente vinte e dois anos depois, em 1960, que a empresa foi lançar seu primeiro fone de ouvido eletrostático, o Stax SR-1.

Lista das melhores marcas de fones de ouvido de 2024

Selecionamos aqui as marcas de fones de ouvido que mais foram comentadas em 2024 devido ao seu desempenho sonoro e/ou preço. Entretanto, pode haver alguma fabricante que não esteja presente, então não hesite em comentar abaixo e nos alertar! Sem mais delongas, confira abaixo a lista!

Atenção: As marcas de fones de ouvido não estão ordenadas por qualidade (em cima os melhores e embaixo os piores) e sim em ordem alfabética.

  1. 64 Audio
  2. 7Hz
  3. AAW
  4. Acoustune Audio
  5. Aful
  6. AKG
  7. Audeze
  8. Audio Technica
  9. Beyerdynamic
  10. Bose
  11. Campfire Audio
  12. Custom Art
  13. Dan Clark Audio (antiga MrSpeakers)
  14. Dita Audio
  15. Dunu
  16. EarSonics
  17. Empire Ears
  18. Etymotic
  19. Fearless Audio
  20. Fidue
  21. FiiO
  22. Final Audio
  23. FiR Audio
  24. FitEar
  25. FLC Technology
  26. Focal
  27. Fostex
  28. Grado
  29. Hifiman
  30. Hyla Audio
  31. iBasso
  32. IKKO
  33. Jabra Elite
  34. JH Audio
  35. Jomo Audio
  36. JVC (Victor Company of Japan)
  37. Kinera
  38. KiwiEars
  39. Koss
  40. Letshuoer
  41. Lime Ears
  42. Lypertek
  43. Meze Audio
  44. Moondrop
  45. Noble Audio
  46. Oriolus
  47. Oriveti
  48. Periodic Audio
  49. QDC
  50. Rhapsodio
  51. See Audio
  52. Sennheiser
  53. Shanling
  54. Shozy Audio
  55. Shuoer
  56. Shure
  57. Simgot
  58. Softears
  59. Sony
  60. Stax
  61. Tanchjim
  62. Tangzu
  63. ThieAudio
  64. Tin HiFi
  65. TRI
  66. Truthears
  67. UFOEar
  68. Ultimate Ears
  69. Unique Melody
  70. Vision Ears
  71. Westone
  72. Yanyin

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: