O som do seu headset Bluetooth (fone de ouvido com microfone) piora ao ativar o microfone em chats de jogos, ligações e videochamadas? Não se preocupe, pois o problema não está no fone de ouvido, mas na tecnologia utilizada por ele. Entenda o porquê agora!

Não importa se você esteja utilizando celular, desktop, notebook ou tablet. Ao ativar o microfone de um fone de ouvido Bluetooth, você irá degradar a qualidade do áudio. Para entendermos melhor isso, é necessário sabermos primeiramente o que são os perfis Bluetooth (Bluetooth Profiles).

Quais perfis utilizam o microfone nos fones de ouvido Bluetooth?

Imagem ilustrativa de um headset (fone de ouvido com microfone) da Edifier. Fonte: Vitor Valeri
Imagem ilustrativa de um headset (fone de ouvido com microfone) da Edifier. Fonte: Vitor Valeri

Independentemente de haver microfone ou não no fone de ouvido Bluetooth, haverá o uso do profile (perfil) Bluetooth AD2P (Advanced Audio Distribution Profile), pois ele é o responsável pela transmissão de áudio ao utilizar a tecnologia Bluetooth atualmente. Ao utilizarmos o microfone de nosso headset Bluetooth ou fone de ouvido True Wireless (TWS), poderá haver a utilização de 3 profiles (perfis) Bluetooth, dependendo da situação. São eles:

  • HSP (Headset Profile)
  • HFP (Handsfree Profile)
  • AVRCP (Audio/Video (A/V) Remote Control Profile)

O que são Bluetooth Profiles?

Os profiles (perfis) Bluetooth são protocolos que definem quais funções são possíveis de serem realizadas pelos dispositivos que possuem Bluetooth. Atualmente, existem cerca de 40 profiles diferentes, mas há alguns que são utilizados com mais frequência nos aparelhos que possuem a tecnologia. Abaixo serão apresentados os perfis (profiles) Bluetooth mais relevantes para nós:

Advanced Audio Distribution Profile (A2DP)

O perfil (profile) Bluetooth A2DP é responsável pela transmissão de áudio de um dispositivo Bluetooth para outro. Ele é utilizado por todos os fones de ouvido e caixas de som Bluetooth atualmente. Antes da criação deste perfil, o áudio Bluetooth era muito granulado e só se utilizava fones de ouvido para chamadas telefônicas.

Os módulos Bluetooth que suportam o perfil A2DP tem neles um conjunto de codecs de áudio que podem ser executados de acordo com a capacidade do hardware. Estes codecs são desenvolvidos para equilibrar as necessidades de uso de energia, processamento do áudio e taxas de transmissão de dados suficientes de acordo com o que é exigido.

Headset Profile (HSP)

O perfil (profile) Bluetooth HSP (Headset Profile) proporciona a capacidade de transmitir áudio via microfone para atender ligações, e ajustar o nível de volume do som. Ele é utilizado em conjunto com o perfil A2DP para ser possível a transmissão da voz captada pelo microfone.

Handsfree Profile (HFP)

O perfil (profile) Bluetooth HFP (Handsfree Profile) dá a capacidade do dispositivo Bluetooth de realizar chamadas de áudio em viva-voz nos carros ou nos smartphones. Ele adiciona recursos como aceitar, rejeitar ou desligar uma chamada sem a necessidade de tocar, por exemplo, no celular para realizar o comando.

Audio/Video (A/V) Remote Control Profile (AVRCP)

O perfil (profile) Bluetooth AVRCP (Audio/Video (A/V) Remote Control Profile) permite o controle da música ou o som do dispositivo Bluetooth realizando funções como, por exemplo, play/pause, avançar/retroceder além do volume. Ele é geralmente utilizado em conjunto com o perfil A2DP para permitir a transmissão e controle do som.

Qual o melhor profile Bluetooth?

Imagem ilustrativa do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2. Fonte: Vitor Valeri
Imagem ilustrativa do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Momentum True Wireless 2. Fonte: Vitor Valeri

Não há um perfil (profile) Bluetooth melhor que outro. Na verdade, o que ocorre é a influência da utilização da banda disponível do sinal Bluetooth para a realização de funções. Dependendo da disponibilidade da banda, a qualidade do áudio transmitido pode piorar ou melhorar.

No Windows, ao selecionarmos com o botão direito do mouse o ícone do alto-falante embaixo no canto esquerdo, clicarmos em "sons" e acessarmos a guia (aba) "reprodução", note que haverá mais de um dispositivo ao conectar seu fone de ouvido Bluetooth. Isso representa os perfis Bluetooth. Normalmente, o sistema operacional ativa o HFP (Handsfree Profile), pois detecta que há a presença de um microfone. O HFP possui uma qualidade de áudio terrível comparado ao "Headphones Stereo" (A2DP). Entenda o porquê isso ocorre abaixo.

Porque o HFP e o HSP são ruins?

Tanto o HSP (Headset Profile) quanto o HFP (Handsfree Profile) causam a deterioração da qualidade de som dos headsets e fones de ouvido True Wireless (TWS). O motivo disso é que a banda do Bluetooth ainda é limitada para realizar a recepção (headphone) e o envio (microfone) de sinais de áudio simultaneamente. Para tentar manter a qualidade geral, os fabricantes, na maioria das vezes, acabam sacrificando a largura de banda do microfone, deixando a maior parte para o áudio do headphone ou fone de ouvido TWS.

E os codecs de áudio Bluetooth? Influenciam na qualidade do microfone?

Neste caso, codecs de áudio Bluetooth como, por exemplo, SBC, AAC, aptX e LDAC não irão influenciar na qualidade de som ao utilizar o microfone de um fone de ouvido Bluetooth. O motivo disso é que por mais que haja uma capacidade de transmissão maior, ela irá beneficiar somente o áudio recebido, ou seja, a música. O microfone continuará a ter uma qualidade de áudio pior, por melhor que seja sua capacidade de captação.

O que fazer para obter uma boa qualidade de áudio ao utilizar o microfone?

Imagem ilustrativa do headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri
Imagem ilustrativa do headphone Bluetooth Edifier W820NB. Fonte: Vitor Valeri

Para não haver a degradação do áudio ao utilizar o microfone do fone de ouvido Bluetooth, indicamos utilizar um microfone cabeado a parte, pois assim você só irá utilizar o profile (perfil) AD2P no headset ou fone de ouvido TWS, utilizando toda a largura da banda disponível para o áudio recebido. Para isso, uma saída é utilizar microfones de lapela (lavalier microphone ou lapel microphone) USB em celulares ou notebooks, por exemplo.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: