Com a ausência da saída S/PDIF (óptica) nos consoles PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch, obter uma boa qualidade de áudio pode ser desafiador. O primeiro motivo é que mesmo havendo uma saída P2 (3,5mm) para fones de ouvido nos controles sem fio ou no próprio console, como é o caso do Nintendo Switch, pode existir uma carência na capacidade da placa de som integrada oferecida, principalmente em termos de amplificação do sinal. Além disso, um fone de ouvido conectado ao controle sem fio pode ser um incômodo para alguns durante o jogo.

No caso do PS5, para utilizar o Tempest 3D, uma tecnologia de "áudio 3D", a Sony diz que há duas formas:

  • Conectar um cabo com conector 3,5 mm (P2) no controle DualSense
  • Utilizar um dispositivo USB compatível através das portas USB do console

Ao irmos para o Xbox Series X e o Nintendo Switch, não há esse problema de transmissão, entretanto ainda temos a questão de conectar o fone diretamente no controle. Isso limita tanto a qualidade de áudio quanto os movimentos do jogador, como já foi dito acima. Agora, saiba como evitar isso e aproveitar todo o potencial do Tempest 3D do PlayStation 5 ao mesmo tempo.

Conexões do console Xbox Series X. Fonte: pocket-lint
Conexões do console Xbox Series X. Fonte: pocket-lint
Conexões do console Nintendo Switch. Fonte: cnn
Conexões do console Nintendo Switch. Fonte: cnn
Conexões do console PlayStation 5. Fonte: psu
Conexões do console PlayStation 5. Fonte: psu

Utilize fone cabeado ao invés de Bluetooth

Headsets gamer costumam possuir na maioria das vezes um microfone de baixa qualidade. Este é o primeiro motivo para se usar um microfone a parte para obter uma boa comunicação em jogos multiplayer online.

Headphone Dan Clark Audio Aeon Flow, microfone Antlion Audio ModMic Uni e DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte (source): audio-head
Headphone Dan Clark Audio Aeon Flow, microfone Antlion Audio ModMic Uni e DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte (source): audio-head

Ao analisarmos os headsets Bluetooth, encontramos o segundo motivo para utilizarmos um headphone e microfone cabeados, a tecnologia Bluetooth. Infelizmente o Bluetooth ainda é limitado em termos de transferência de áudio. Durante a transmissão do som do headphone e do microfone, há falta de banda para a emissão (microfone) e recepção (headphone) do som. Para manter uma qualidade mínima geral, a largura de banda do microfone acaba sendo sacrificada e o áudio do fone de ouvido fica com a maior parte.

Motivo para usar áudio externo nos consoles

Assim como notebooks, desktops e celulares, em sua grande maioria, tem uma carência de circuitos de áudio mais bem elaborados, os consoles seguem a mesma linha. O motivo disso é simplesmente porque há um orçamento limite para o custo do produto e é necessário dividi-lo entre as diversas funcionalidades do console, priorizando o mais importante para esse tipo de dispositivo: capacidade gráfica e poder de processamento. Portanto, caso você queira extrair a melhor qualidade de áudio possível de seu PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch, é válido pensar em adquirir um DAC/amp.

Os DAC/amp são dispositivos que possuem um bom chip DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico), responsável por converter um sinal digital em um sinal elétrico analógico, e um sistema de amplificação mais refinado comparado o que encontramos nos consoles. Embora outros dispositivos prometem um excelente DAC para a conversão de arquivos de alta resolução, o que fará mais diferença será o amplificador embutido nos DAC/amps.

DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

Quando há uma amplificação ruim, o fone de ouvido apresenta um som por vezes baixo, sem corpo, distorcido, entre outras consequências mais. Ao utilizar um DAC/amp, iremos obter, para grande maioria dos fones de ouvido, uma capacidade de amplificação o suficiente. A primeira coisa que percebemos ao utilizar um bom DAC/amp é o aumento do palco sonoro (forma como é reproduzido o espaço da gravação original percebendo sua largura, altura e profundidade juntamente com o posicionamento dos instrumentos dentro dele) e no corpo (maior destaque do timbre de determinado instrumento, onde o som se faz mais presente).

Em seguida, ao analisarmos melhor, na maioria das vezes há um incremento no corpo, no punch (impacto de um determinado som com boa velocidade), na textura (capacidade de mostrar o som de instrumentos de maneira física e realista) e na extensão (até onde o fone de ouvido consegue reproduzir, de forma audível, determinada faixa de frequência) dos graves. Há também casos em que pode haver uma melhora na definição e na extensão dos agudos (capacidade do fone de ouvido de produzir o som de cada instrumento nos mínimos detalhes como, por exemplo, a respiração do músico ou cantor, o dedilhar nas cordas do violão, um espirro bem ao fundo da gravação etc.).

Como conectar um DAC/amp ao console?

Infelizmente não são todos os DAC/amp capazes de extrair o áudio dos consoles, em especial o PS5. Enquanto o Xbox Series X e o Nintendo Switch só necessitam de um dispositivo com uma conexão digital S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface), o PlayStation 5 precisa que haja a comutação automática para o USB Audio Class 1 (UAC1), algo que somente alguns DAC/amp possuem. Isso é necessário para que haja a transmissão do Tempest 3D, a tecnologia de "áudio 3D" criada pela Sony para seu console de última geração.

Para extrairmos o áudio do Xbox Series X e do Nintendo Switch com a melhor qualidade possível, é necessário utilizar a saída de áudio digital S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface) de sua smart TV. Caso você já a utilize para alimentar um receiver de home theater ou uma soundbar, utilize um splitter com 3 saídas ópticas com, por exemplo, este aqui.

DAC/amp Schiit Audio Hel sendo utilizado em conjunto com os consoles. Fonte: vypermajik (YouTube)
DAC/amp Schiit Audio Hel sendo utilizado em conjunto com os consoles. Fonte: vypermajik (YouTube)

A conexão digital S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface) é o tipo de conexão mais comum disponível depois da USB. Ele transfere informações utilizando pulsos (ou flashes) de luz, o que torna esse tipo de cabo quase completamente imune a interferências. Existem dois tipos de plugue e entrada para este tipo de conexão. O primeiro é o plugue quadrado conhecido como Toslink (Toshiba Link) e o segundo é o plugue 3,5mm (P2), conhecido como mini-óptico.

Dito isso, compre cabos Toslink para conectar a TV ao splitter ou diretamente ao DAC/amp como, por exemplo, este aqui. Feito isso, precisaremos adquirir também um cabo USB para ligar o PS5 ao DAC/amp. Atualmente, os modelos mais recentes de DAC/amp possuem portas USB-C, então você pode comprar um cabo USB-A para USB-C na metragem adequada para a sua necessidade. Indicamos cabos da Ugreen, Anker e Baseus, caso esteja perdido no meio de tantos.

Ainda é possível conectar "adaptadores USB para fones de ouvido" (DAC/amps USB) compatíveis com UAC1 (USB Audio Class 1) no Nintendo Switch e no PS5 para obter uma solução mais barata. No próximo subtópico daremos exemplos.

Como você já deve ter percebido, há duas formas de conectar o PS5 e o Nintendo Switch. Ao fazer isso, temos prós e contras. São eles:

Via USB (conectando no console)

Prós:

  • Os fones de ouvido podem usar o áudio 3D Tempest do PS5
  • Você usará menos cabos

Contras:

  • Menos opções de DAC/amps compatíveis com UAC1
  • Menor qualidade de som devido às limitações do UAC 1.0 (até 96kHz)

Via Óptica (conectando na saída da smart TV)

Prós:

  • Os fones de ouvido podem usar o som surround virtual de 7.1/5.1 canais do PS5 (conectando o console à TV via HDMI 2.1/eARC)
  • Muitas opções de DAC/amp
  • Melhor qualidade de som devido (até 192kHz)

Contras:

  • Não é possível usar o áudio Tempest 3D e possivelmente 7.1/5.1 canais (não disponível via conexão do console na TV com HDMI2.0/ARC)
  • Mais cabos

Utilização de microfone no Xbox Series X

No caso do Xbox Series X, para utilizar o microfone, será necessário conectar o microfone diretamente no controle do console. Felizmente o fone de ouvido poderá continuar conectado ao DAC/amp para obter uma qualidade de áudio melhor. Certifique-se de jogar todo o áudio para as caixas de som (speakers) nas configurações do Xbox, pois o áudio está sendo extraído através da saída de áudio digital S/PDIF da sua TV.

Qual DAC/amp e microfone utilizar

Há dois DAC/amps de mesa compatíveis com o PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch que possuem um design interessante para jogadores devido ao knob de ajuste de volume ser grande e posicionado para cima, facilitando o uso: Schiit Audio Hel 2E e Schiit Audio Fulla E.

DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri
DAC/amp Schiit Audio Hel. Fonte: Vitor Valeri

Caso queira uma solução de DAC/amp mais barata, o indicado é ir optar por "dongles" (DAC/amps USB portáteis) compatíveis com UAC1. Abaixo alguns exemplos:

  • Lotoo Paw S1
  • Lotoo Paw S2
  • Shanling UA2
  • Shanling UA3
  • Shanling UA5
  • Xduoo link2 bal

Indicamos que se use microfones de lapela como, por exemplo, o Boya BY-M1. Mas caso você goste daqueles que ficam próximos à boca, o Antlion Audio ModMic Uni é uma alternativa bem interessante, pois permite a fixação em qualquer headphone. Para que não haja problemas de compatibilidade nas conexões dos microfones, indicamos a utilização de um cabo splitter para headsets.

Hoje temos também opções de microfones para fones de ouvido in-ear com cabo removível como o Kinera Gramr e o "Boom Game Detachable Earphone Earbud Update Cable". Observe o tipo de conexão utilizada pelo seu intra-auricular, se é MMCX ou 2-Pin.

Quais os fones de ouvido mais baratos e com bom custo-benefício para utilizar

Os headphones para utilizar no PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch que são baratos e possuem um bom custo-benefício que indicamos são:

  • Philips SHP9500 (melhor para jogos de tiro por ser aberto/open-back)
  • AKG K361
  • Kuba Disco

Caso queira algo mais compacto e portátil para utilizar no PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch que seja barato e com bom custo-benefício, indicamos os seguintes in-ears:

  • CCA CRA
  • Tripowin Lea
  • 7Hz Salnotes Zero