5 motivos para comprar um bom fone de ouvido

Você não compra um fone porque o seu estragou, você investe em um fone para que ele traga a melhor experiência possível para o seu uso. Saiba quais são os principais motivos para se comprar um bom fone de ouvido!

Headphone Sennheiser HD600 a esquerda e ZMF Verite Closed. Foto: Rodrigo Pita
Headphone Sennheiser HD600 a esquerda e ZMF Verite Closed. Foto: Rodrigo Pita

Se você está acessando este artigo é porque deve estar cansado, por algum motivo, de utilizar fones que lhe decepcionam de alguma forma. Nele ajudarei a esclarecer os principais pontos que fazem valer a pena investir em um bom fone de ouvido.

1º motivo para você comprar um bom fone de ouvido: DURABILIDADE

Fone de ouvido in-ear Audio Technica ATH-CKM99. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Audio Technica ATH-CKM99. Fonte: Vitor Valeri

Quando compramos um bom fone e tomamos os devidos cuidados (saiba como conservar seus fones neste artigo), ele irá durar por anos, talvez décadas. Os materiais de um bom fone são duráveis e não irão estragar com facilidade e as partes que se desgastam naturalmente como os cabos e pads (almofadas), são removíveis, permitindo que o usuário as troque com facilidade.

2º motivo para você comprar um bom fone de ouvido: PEÇAS REMOVÍVEIS

Peças removíveis do fone de ouvido Kuba Disco. Fonte: Kuba Audio
Peças removíveis do fone de ouvido Kuba Disco. Fonte: Kuba Audio

Todo bom fone possui peças removíveis, porque ele foi projetado para durar por muitos anos. Existem fones em que a empresa oferece peças de reposição que vão desde cabos e pads (almofadas) até arcos e drivers (saiba o que é aqui).

O fato de as peças serem removíveis nos permite não somente fazer com que o fone de ouvido dure por mais tempo, mas também realizar upgrades (melhoras) em termos de conforto e desempenho sonoro. Isso ocorre porque as pads e eartips (ponteiras ou borrachinhas) influenciam consideravelmente no resultado sonoro e de conforto. Também temos o exemplo, em alguns casos, da troca de troca de cups e alteração nas grades (no caso de fones abertos), que também traz uma alteração no som do fone de ouvido.

Artigos recomendados para leitura:

3º motivo para você comprar um bom fone de ouvido: CONFORTO

Imagem ilustrativa de pessoa escutando música confortavelmente durante evento de hobbystas de fones. Fonte: Vitor Valeri
Imagem ilustrativa de pessoa escutando música confortavelmente durante evento de hobbystas de fones. Fonte: Vitor Valeri

Quando o fone de ouvido é bem projetado, os desenvolvedores não pensam somente na qualidade sonora do fone, mas também na ergonomia dele. O objetivo é proporcionar uma boa experiência de conforto durante as audições do fone de ouvido, para que o usuário possa ouvir músicas, jogar, assistir filmes e séries por várias horas.

O que fará o conforto ser maior é o formato das pads, a regulagem do arco do headphone, o nozzle angulado do in-ear, o formato do earbud, a flexibilidade do cabo, o peso da estrutura do fone de ouvido, entre outros aspectos.

Artigos recomendados para leitura:

4º motivo para você comprar um bom fone de ouvido: QUALIDADE DE SOM

Não poderia deixar de mencionar a qualidade de som, apesar de que a forma como a música é gravada e masterizada faça mais diferença ainda na experiência. Com um bom fone de ouvido a pessoa passará a ouvir detalhes e até partes da música que ela nunca havia ouvido antes e isto poderá fazer toda a diferença para uma experiência mais completa durante as audições. Será possível também ouvir com mais clareza cada fonte de som na música, filme ou jogo, pois o fone de ouvido conseguirá dar uma sensação de espacialidade maior e irá mostrar de onde vez os sons com facilidade.

5º motivo para você comprar um bom fone de ouvido: TE ARREPIAR

Cena do filme Avengers: Infinity War em que Peter Parker arrepia. Fonte:  Marvel Entertainment
Cena do filme Avengers: Infinity War em que Peter Parker arrepia. Fonte: Marvel Entertainment

Não pense que um bom fone de ouvido faz só você ouvir meros detalhes da sua música ou filme favorito, ele te fará literalmente arrepiar. Um bom fone lhe passará uma emoção muito maior ao ouvir os sons das gravações de músicas, efeitos especiais de um filme ou trilha sonora de uma série. Dependendo do modelo do fone, você poderá chegar a chorar e arrepiar ao mesmo tempo, pois ele fará você sentir a música como nunca sentiu.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Conteúdo relacionado

10 perguntas e respostas frequentes sobre fones de ouvido para iniciantes
Fones de Ouvido

10 perguntas e respostas frequentes sobre fones de ouvido para iniciantes

Com o intuito de tirar a maior parte das dúvidas frequentes de pessoas que estão iniciando no mundo dos fones, escrevi este artigo. Confira as 10 perguntas e respostas frequentes sobre fones de ouvido para iniciantes!

Como fazer as perguntas certas ao escolher fones de ouvido
Fones de Ouvido

Como fazer as perguntas certas ao escolher fones de ouvido

Saiba qual a melhor maneira para fazer as perguntas certas ao escolher fones de ouvido e faça uma escolha acertada que irá atender as suas necessidades.

O básico sobre fones: Qual o melhor fone para a sua atividade?
Hardware

O básico sobre fones: Qual o melhor fone para a sua atividade?

Mais um capítulo acaba de sair do forno quentinho! O assunto dessa semana é algo que muitas pessoas deixam de analisar e levam em consideração outros fatores quando estão à procura de um novo fone. As atividades que são realizadas utilizando os fones de ouvido é um destes fatores ignorados.