Pensando nas dúvidas mais frequentes de quem está iniciando no mundo dos fones ou pegou gosto pela temática e acabou virando um hobby, irei listar algumas questões que frequentemente são colocadas em pauta pela comunidade audiofila.

1 - O que investir primeiro: Fones ou DAC/amp?

Para quem está começando a comprar produtos de áudio de qualidade e optou pelos fones de ouvido, o mais indicado é começar justamente por eles. Embora um DAC/amp traga uma melhora em algum grau no som do fone (podendo variar de acordo com o tipo e modelo), é mais valido substituir o headphone ou in-ear por um com capacidades técnicas superiores. Isto trará uma melhora muito mais substancial do que comprar um DAC e um amplificador.

Artigos recomendados para leitura:

2- É válido investir em cabos de fones no início?

Apesar dos cabos proporcionarem uma certa melhora no som (em alguns casos), e, principalmente, uma melhora na resistência e na ergonomia, é indicado que se invista neles posteriormente. No início, os cabos trarão poucos benefícios e o valor poderia ser investido em um fone de ouvido melhor (ou pelo menos juntar dinheiro para). O único cenário em que é valido investir em um novo cabo, é caso o seu for muito frágil e apresentar algum problema de mal contato, porém, neste caso é necessário ficar atento para não gastar muito e simplesmente escolher aquele mais bem construído, proporcionando assim uma boa experiência por um baixo custo.

Artigos recomendados para leitura:

3 - Vale a pena ter uma música em boa qualidade mesmo utilizando fones ruins?

Mesmo utilizando fones de ouvido "básicos", a música poderá influenciar na qualidade de som que se está ouvindo. Porém, não confunda formatos de arquivos de áudio como MP3 e FLAC com qualidade percebida. O que irá influenciar na qualidade de um álbum é a masterização e o dynamic range do mesmo, mais conhecido como DR. Para saber o DR das produções musicais, acesse o site loudness-war.

Artigos recomendados para leitura:

4 - Formato do arquivo de música influencia muito na qualidade final?

Como foi dito acima, o formato do arquivo não irá influenciar na qualidade final da música. O que irá influenciar na qualidade de um álbum é a masterização e o dynamic range do mesmo, mais conhecido como DR. Para saber o DR das produções musicais, acesse o site loudness-war.

Artigo recomendado para leitura: Saiba o que influencia na qualidade do arquivo de música

5 - O que vale mais a pena investir depois do fone: amplificador ou DAC?

Sem dúvidas o que trará mais diferença para o som de um fone é o amplificador utilizado e não o DAC. Invista em um bom amplificador e caso necessite de um DAC, há opções baratas hoje em dia como os de fabricantes como Topping Audio e SMSL Audio.

Artigos recomendados para leitura:

6 - Quando compensa comprar um DAP (digital áudio player)?

Devido a qualidade atual dos smartphones, um DAP só compensará se você quiser poupar a bateria do seu celular ou se desejar mais qualidade. Este assunto é mais bem debatido nos artigos que indicarei abaixo.

Artigos recomendados para leitura:

7 - É válido investir em cabos de força para os DAC/amps, DACs e amplificadores? Em que momento devo investir nisso?

É valido e trazem melhoras, porém este investimento só é valido após alguns anos de investimento no hobby, depois de várias trocas de equipamentos do sistema (fones, DACs, amplificadores).

Artigo recomendado para leitura: Ruído de fundo: Afinal, de onde vem isso?

8 - Preciso investir muito em DACs para obter uma boa qualidade de som?

Não, pois atualmente se consegue DACs com excelente qualidade a um preço baixo. Claro que existem opções melhores, mas o preço é muitas vezes maior. Exemplos de fabricantes bons fabricantes de DAC que não cobram tanto por ser aparelhos: Topping Audio e SMSL Audio.

Artigo recomendado para leitura: DACs são todos iguais? O que diferencia um do outro?

9 - Aterramento é importante para se ter um áudio sem ruídos?

Sim, é importante. São uma das principais causas geradoras de ruídos nos sistemas de áudio. Então, se tiver a oportunidade, sempre utilize tomadas aterradas.

Artigo recomendado para leitura: Ruído de fundo: Afinal, de onde vem isso?

10 - Em uma mesma faixa de preço, um fone sem fio pode ter qualidade equivalente a um fone com fio?

Infelizmente não, até o momento isto não é possível. Inclusive trato sobre este dilema no artigo abaixo.

Artigo recomendado para leitura:

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: