Há dez anos atrás, a oferta de fones de ouvido e sistemas para os mesmos era muito escassa, principalmente para os brasileiros, onde praticamente a única opção para se conseguir um bom produto era através da importação. Hoje isso mudou graças a empresas chinesas como Aliexpress e Shopee.

O grande número de opções e o lançamento intenso de produtos chineses deixou muitos confusos, principalmente aqueles que estão começando a montar seu sistema de fones de ouvido e é justamente por esse motivo que estou escrevendo este artigo. Confira abaixo dicas de como montar da melhor forma seu sistema de fones de ouvido, seja de mesa ou portátil!

Com o que devo me preocupar primeiro ao começar a montar um sistema de fones de ouvido?

Se você está aqui, provavelmente pretende montar um sistema de fones de ouvido minimamente bom, seja de mesa ou portátil. A primeira coisa que devemos nos preocupar é com relação ao uso que será feito, em quais atividades seu sistema de fones será utilizado. A partir daí você irá decidir por uma solução portátil ou de mesa, mas há algo que pode tornar a decisão mais difícil, o "bolso".

Considerando os valores dos fones de ouvido e o que é necessário ter para fazê-los tocar bem, você irá perceber que um sistema de fones de ouvido portátil é consideravelmente mais barato que um sistema de mesa. Caso seu objetivo seja seguir a montagem de uma solução portátil, indico a leitura do artigo onde elenco as 3 melhores alternativas de sistemas portáteis.

DAP (Digital Audio Player) Cowon Plenue D2, fone de ouvido in-ear custom JH Audio JH5 Pro, cabo Effect Audio Ares II. Fonte: Vitor Valeri
DAP (Digital Audio Player) Cowon Plenue D2, fone de ouvido in-ear custom JH Audio JH5 Pro, cabo Effect Audio Ares II. Fonte: Vitor Valeri

Em um sistema de fones de ouvido, qual o elemento mais importante?

Sem dúvidas, o elemento que trará maior diferença no resultado final em um sistema de fones de ouvido é o próprio fone de ouvido. O desenvolvimento do fone de ouvido irá influenciar consideravelmente na qualidade de som, construção e conforto que o usuário terá durante a utilização de seu sistema, seja ele portátil ou de mesa. Considerando isso, é necessário escolher bem onde irá investir.

Headphone Sennheiser HD600. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Sennheiser HD600. Fonte: Vitor Valeri

Dependendo das atividades em que os fones de ouvido serão utilizados, você verá que determinados tipos (formatos) de fones de ouvido serão mais interessantes. Leia o artigo sobre os tipos de fones de ouvido para entender melhor sobre quais são as diferentes formas de fones de ouvido que existem.

Decidindo qual o tipo de fone de ouvido que será ideal para o seu dia a dia, é hora de analisar qual o tipo de sonoridade que irá encaixar melhor para o seu uso e gosto. É complexo avaliar este quesito em uma compra, pois na grande maioria das vezes não há como experimentar o fone de ouvido para saber como ele soa e as alternativas que temos é buscar opiniões sobre eles em grupos de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp e Telegram), além dos clássicos fóruns de assuntos específicos (Exemplo: Head-fi). Leia o nosso artigo sobre assinaturas sonoras para entender melhor sobre a descrição dos sons que os reviewers/analistas fazem.

Após descobrir, mesmo que superficialmente, o tipo de sonoridade que buscamos no fone de ouvido desejado, o próximo passo é determinar uma faixa de preço que é possível pagar dentro de nossas condições financeiras. Feito isso, tente pesquisar as melhores opções dentro daquele valor estipulado e veja qual fone de ouvido "entrega mais" pelo menor preço. Essa busca costuma ser mais fácil lendo não só reviews em sites e YouTube, mas também conferindo as opiniões de pessoas nos grupos de redes sociais, aplicativos de mensagens instantânea e fóruns.

Comprei meu fone! O que faço para extrair uma boa qualidade de som dele?

O que mais irá influenciar na qualidade de som apresentada por um fone de ouvido é a capacidade do sistema de amplificação no sistema. Geralmente celulares, notebooks, desktops, tablets, controles de consoles não conseguem entregar uma qualidade de amplificação satisfatória. É por isso que uma boa opção é procurar por um DAC/amp, embora haja diversas formas de se ouvir música.

Amplificador Woo Audio WA3 e headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri
Amplificador Woo Audio WA3 e headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri

Em um sistema portátil, o que irá fazer mais diferença não é o DAC que o dispositivo possui e sim a qualidade da amplificação que há ali. Muitos acabam se iludindo com especificações das capacidades dos DACs de celulares e acham que somente o chip responsável pela conversão do sinal digital em analógico é o suficiente para se obter uma boa qualidade. Mas não é assim que funciona. Leia este artigo para entender o que muda com uma amplificação melhor.

Observação: Para um fone de ouvido tocar, é necessário que o DAC (digital-to-analog converter) converta o sinal digital para analógico e um amplificador. Assim, o sinal convertido será amplificado e irá fazer com que o diafragma do driver (alto-falante) do fone de ouvido vibre e gere som. Por isso existe o DAC/amp, embora também exista soluções dedicadas (DAC e amplificador em estruturas separadas).

Mas então o DAC não é importante? Todos são iguais?

As pessoas estão cada vez mais procurando por DACs devido à ausência da saída de fones P2 (ou 3.5mm) nos celulares. Por esse motivo, estamos vendo um marketing mais forte em cima deles, onde são exibidas informações como resolução máxima suportada, formatos de arquivos que é possível ler como, por exemplo, o DSD e o MQA. Mas será que em qualquer ocasião o DAC deve ser levado em consideração?

No caso de sistemas de fones de ouvido portáteis, um DAC possui um projeto muito restrito e não trará diferenças significativas, por mais haja atributos que chamam a atenção. Aqui é mais interessante procurar por um bom fone de ouvido em primeiro lugar e em seguida um dispositivo com um bom sistema de amplificação. Entretanto a coisa muda quando vamos para um sistema de mesa.

Em um sistema de mesa, o DAC, principalmente os dedicados, costumam trazer benefícios interessantes para a reprodução de um áudio com qualidade. Porém, não é somente o chip deles que irá fazer a diferença, mas todo o seu projeto. Leia este artigo para entender mais a fundo quais são as diferenças entre os DACs.

DAC Topping D70S. Fonte: Vitor Valeri
DAC Topping D70S. Fonte: Vitor Valeri

Balanceado ou Single-Ended (SE)? Afinal, o que é isso?

Nos últimos anos, o número de dispositivos com saída balanceada aumentou significativamente, fazendo com que surgissem dúvidas sobre o funcionamento e as vantagens deste tipo de conexão nos fones de ouvido. Para conectar o fone de ouvido de forma balanceada ao DAC/amp ou amplificador, é necessário que o cabo seja balanceado e o fone seja compatível, com terras individuais por canal. Além disso, é necessário que o DAC/amp ou amplificador tenha uma saída balanceada.

Há diversos tipos de conexões e plugues que são single-ended (SE) ou balanceado. Para entender melhor, leia os artigos abaixo:

Conclusão

Para se montar um bom sistema de fones de ouvido, seja ele portátil ou de mesa, se preocupe primeiro com qual fone de ouvido utilizar e invista o máximo que puder nele. Depois, se preocupe onde está plugando-o, pois pode haver uma amplificação deficiente. Por último, se preocupe com o DAC utilizado ou conexões single-ended (SE) e balanceada.

No caso das conexões, é válido pensar a longo prazo, pois caso você queira usar uma conexão balanceada no futuro, é indicado que se compre um cabo balanceado e utilize um adaptador para SE quanto necessário, pois o contrário não é possível ser feito (Single-Ended para balanceado).

Lembre-se de sempre subir os degraus ao invés de comprar diversos fones de ouvido na mesma faixa de preço. Assim você sempre irá obter mais qualidade e aumentar sua percepção aos sons reproduzidos nos fones de ouvido.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: