A HBO Max está removendo diversos filmes e séries, mas não em um ritmo normal como a Netflix costuma fazer, por exemplo. Ao que parece, de acordo com a CNN Business, o serviço de streaming da Warner Bros. Discovery vem tirando séries e filmes para cortar custos, além de estar mudando sua estratégia e planejando para se fundir com o Discovery+ em breve. Entenda o que está havendo com a HBO Max e a retirada massiva de filmes e séries.

Antes de iniciarmos, entenda que pode e há diversas razões para que a HBO Max tenha decidido retirar séries como "Generation", "Infinity Train", "Vinyl" e "The Not-Too-Late Show with Elmo". Entretanto, os motivos se dividem em três principais: corte de custos, mudança na estratégia geral de conteúdo e eliminação do conteúdo que os assinantes não estão assistindo.

HBO Max: Por que o corte de custos?

Não é porque determinado filme ou série está há muito tempo na plataforma de streaming que ele ficará permanentemente. Há a obrigação de se pagar a equipe de produção e o elenco ao exibir um conteúdo. Segundo uma fonte familiarizada com a decisão de retirada de conteúdos da HBO, a HBO Max irá economizar "aproximadamente US$ 100 milhões por ano" com essa ação.

Em um comunicado aos investidores, a Warner Bros. Discovery, empresa que controla a HBO Max, disse que pretende cortar um total de US$ 3 bilhões de custos que a empresa tem atualmente. A diretora de estratégia da Parrot Analytics, disse ao site da CNN Business:

Manter títulos em uma plataforma tem um custo. Um título traz mais valor para a plataforma do que seu custo? Se a resposta for não, e especialmente se esse título for um título de baixo engajamento, o que muitos deles são, a remoção de títulos pode beneficiar os resultados de uma empresa.

O que a Warner Bros. Discovery diz sobre a retirada de conteúdos de seu catálogo

De acordo com um porta-voz da HBO Max "À medida que trabalhamos para reunir nossos catálogos de conteúdo em uma plataforma, faremos alterações na oferta de conteúdo disponível no HBO Max e no Discovery +. Isso incluirá a remoção de alguns conteúdos de ambas as plataformas."

HBO Max: Por que parte do conteúdo infantil foi retirado?

Embora o conteúdo infantil seja de grande importância em geral para os serviços de streaming, ele exige um grande investimento, de acordo com Julia Alexander. Ela disse à CNN Business que "Investir em programação infantil, especialmente live-action, significa estar totalmente dentro." e complementou explicando:

Você não pode ter apenas algumas séries e esperar que seja suficiente. Requer um plano de vários anos.

Essa mesma fala vale para as animações, que tem sofrido com o corte de conteúdo da HBO Max. Mesmo a nova animação de Batman, uma popular marca da empresa, foi retirada. Julia diz:

Neste momento, as duas principais prioridades do WBD são impulsionar o crescimento e reduzir custos", disse Alexander. "A programação infantil é uma área em que grandes players como Netflix (NFLX), Apple (AAPL), Disney (DIS) e Amazon (AMZN) já estão investidos, enquanto o YouTube mantém a maior parte da atenção desse público.

Basicamente a HBO Max pretende concentrar seu conteúdo em filmes e séries mais assistidos como dramas e filmes adultos da HBO Max. Entretanto, é provável que a empresa volte a investir em animações em algum momento.