Os SSDs dominaram o mercado de computadores voltados para consumidores comuns, mas os HDDs não vão desaparecer tão cedo. Embora a velocidade de leitura e escrita dos Solid State Drives seja consideravelmente superior à dos Hard Disk Drivers, nem sempre será este o requisito mais importante ao comprar uma unidade de armazenamento de dados. Recentemente, o executivo da Toshiba Rainer Kaese disse em entrevista ao Global Security Mag que os SSDs são inadequados para certos tipos de trabalho e por isso os HDDs irão reinar ainda por um bom tempo.

Rainer começa a sua fala com o número de vendas de HDDs em 2021. Segundo o TrendFocus, "259 milhões de HDDs foram vendidos no ano passado", atingindo uma capacidade de 1.338 Zettabytes, um aumento de quase um terço comparado a 2020. Entretanto, de acordo com o Statista, 258,9 milhões de unidades foram vendidas em 2021, 2% a menos que 2020 (260,3 milhões).

O custo por Terabyte

Os SSDs ainda vão demorar para substituir os HDDs. Fonte: unsplash (Denny Muller)
Os SSDs ainda vão demorar para substituir os HDDs. Fonte: unsplash (Denny Muller)

Em 2010 foram vendidas 650 milhões de unidades de HDDs e os números foram diminuindo desde então à medida que o mercado de computadores utilizava cada vez mais os SSDs. Porém, a força com que estava havendo a troca de um HDD por um SSD nos computadores diminuiu, pois a queda de custo por Terabyte do SSD diminuiu e está mais ou menos paralela ao valor pago por TB no HDD.

Na entrevista com a Global Security Mag, Rainer Kaese diz:

Não se espera que os SSDs substituam completamente os discos rígidos em nenhum momento. Como a necessidade de espaço de armazenamento está crescendo praticamente em todos os lugares e apenas os HDDs podem fornecer as altas capacidades de armazenamento a baixos custos, algo que os datacenters, a nuvem e outras aplicações exigem, ambas as mídias continuarão a coexistir nos próximos anos.

Os setores que mais se utiliza HDDs

Segundo Rainer, os setores onde os HDDs se sobressaem frente aos SSDs trabalham com armazenamento em datacenters e nuvem. Ele diz que os HDDs são "o meio mais econômico para essas grandes instalações de armazenamento online; sua capacidade está aumentando constantemente devido ao avanço da tecnologia, enquanto o preço por Terabyte está diminuindo continuamente. A memória flash é muito mais cara e não pode ser produzida em quantidades suficientes, por isso é usada principalmente como cache quando a taxa de transferência de dados das matrizes de disco rígido é insuficiente."

Setores onde os HDDs são mais utilizados que os SSDs. Fonte: unsplash (Denny Muller)
Setores onde os HDDs são mais utilizados que os SSDs. Fonte: unsplash (Denny Muller)

Outra área onde os HDDs são muito utilizados é no armazenamento de dados conectando a uma rede. Os NAS (Network Attached Storages) são utilizados tanto em empresas quanto em residências para acessar arquivos mais facilmente, pois eles possibilitam o acesso aos dados através da internet.

O motivo pelo qual utiliza-se HDDs nesse cenário é que "eles podem lidar confortavelmente com as velocidades de transferência na maioria das redes domésticas e corporativas, onde o alto desempenho da memória flash só seria perceptível ao transferir muitos arquivos pequenos. Nesse caso, um SSD de cache, para o qual alguns sistemas NAS possuem um slot separado, é suficiente", diz Rainer.

O que achou sobre os pontos citados a favor dos HDDs frente aos SSDs? Você pensava em todas estas aplicações onde eles são mais vantajosos que os SSDs? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!