Os Solid State Drives, mais conhecidos como SSDs, estão cada vez mais comuns nos PCs mais atuais. Devido a sua popularização, seu preço por GB caiu consideravelmente desde os primeiros exemplares com esta tecnologia, fazendo com que hoje diversos notebooks já venham com SSD de fábrica. Entretanto, há diferença em termos de desempenho e qualidade entre eles, e por este motivo, foi criada esta lista com os melhores SSDs NVMe M.2 de 2022 para guiá-lo na busca do melhor custo-benefício!

O que são SSDs?

Os Solid State Drives (unidades de estado sólido), mais conhecidos como SSDs, são dispositivos que se utilizam de circuitos integrados para armazenar dados. Normalmente, os SSDs utilizam-se de memórias flash, que dá a eles resistência a choques físicos, a capacidade de funcionar silenciosamente, serem leves e possuírem menor latência (tempo de resposta para acessar os dados).

Devido a superioridade dos SSDs em termos de velocidade de leitura e sua resistência a choques (importante fator para usuários de notebooks), este hardware acabou sendo opção cada vez predominante no mercado desde o lançamento dos primeiros Solid State Drives. Os primeiros SSDs utilizavam barramento SATA, o mesmo utilizado nos "bons e velhos" HDDs (Hard Disk Drives), e possuíam o tamanho de HDDs de 2,5 polegadas (aqueles utilizados em notebooks).

SSD Samsung de 2,5 polegadas. Fonte: datenreise
SSD Samsung de 2,5 polegadas. Fonte: datenreise

Os SSDs de tecnologia de ponta, entretanto, utilizavam o barramento PCI Express, o mesmo utilizado por placas de vídeo, por exemplo. Esta tecnologia foi utilizada antes dos SSDs NVMe e foi muito útil para empresas e supercomputadores.

O que é o NVMe?

O NVM Express ou Non-Volatile Memory Host Controller Interface Specification (NVMHCIS), mais conhecido como NVMe, é uma especificação de interface de dispositivo lógico aberto para acessar mídia de armazenamento não volátil conectada via barramento PCI Express (PCIe). Sua sigla, a NVM, significa memória não volátil, que no caso é a memória flash NAND utilizada em vários formatos como Solid State Drives (SSDs), placas de expansão PCIe (add-in cards), M.2, entre outros.

Logo NVM Express. Fonte: nvmexpress
Logo NVM Express. Fonte: nvmexpress

O NVM Express permite que o hardware e software explorem totalmente os níveis de paralelismo dos SSDs. O resultado disso é a diminuição considerável da sobrecarga do I/O trazendo diversas melhorias no desempenho comparado às interfaces de dispositivo lógico utilizadas anteriormente, implementando diversas filas de comando longas e latência baixa.

Observação: os antigos protocolos de interface foram desenvolvidos para HDDs, onde há uma lentidão enorme se comparado aos SSDs, acarretando um atraso muito grande no processamento da CPU, mais especificamente entre a solicitação e a transferência de dados.

Onde o NVMe está presente?

A tecnologia NVM Express está presente nas placas de expansão PCI Express de tamanho padrão (como uma placa de som ou de vídeo, por exemplo), nos SSDs de 2,5 polegadas, que utilizam o barramento SATA, e SSDs de forma M.2 que suportam NVMe.

A história do NVMe

As primeiras especificações do padrão NVMe surgiram durante o evento Intel Developer Forum 2007, quando o NVMHCI foi mostrado como protocolo. Então, logo no ano seguinte, em 2008, era concluída a primeira especificação NVMHCI 1.0. Após esta etapa, em 2009 começaram os trabalhos técnicos no NVMe, que foram desenvolvidos pelo NVM Express Workgroup (grupo de mais de 90 empresas), com Amber Huffman, da Intel, liderando como presidente.

A versão 1.0 da especificação do NVMe surgiu em março de 2011. Após esta etapa, houve aprimoramentos, passando por diversas versões. Então, em agosto de 2012 surgiam os primeiros chipsets NVMe, que foram desenvolvidos pela Integrated Device Technology. Após isto, o primeiro drive NVMe corporativo anunciado foi o XS1715, da Samsung, que foi lançado em 2013.

No ano de 2014, finalmente as primeiras unidades NVMe estavam disponíveis comercialmente no mercado. Em março do mesmo ano, o grupo NVM Express Workgroup foi incorporado para se tornar NVM Express, Inc., formando um conglomerado de 65 empresas do setor ao todo. A NVM Express, Inc. é dirigida por um conselho diretor de treze membros selecionados do grupo promotor que inclui a Cisco, Dell, EMC, HGST, Intel, Micron, Microsoft, NetApp, Oracle, PMC, Samsung, SanDisk e Seagate.

O que é o M.2?

O Next Generation Form Factor (NGFF), mais conhecido como M.2, é uma especificação de placas de expansão para computador. O M.2 utiliza um layout de placa fisica PCI Express Mini Card, dando mais flexibilidade para fabricá-lo em diferentes tamanhos. Combinado com recursos de interface mais avançados, como o NVMe, o M.2 é uma alternativa muito mais eficiente do que o mSATA para os SSDs (Solid State Drives).

SSD Samsung 980 Pro. Fonte: Samsung
SSD Samsung 980 Pro. Fonte: Samsung

Talvez você ache que a especificação de placas M.2 só está presente nos Solid State Drives (SSDs), entretanto, ela não é utilizada somente nestes dispositivos de armazenamento. O M.2 também está presente em placas Wi-fi, Bluetooth, NFC, entre outras.

Placa Wi-fi M.2. Fonte: openpr
Placa Wi-fi M.2. Fonte: openpr

Lista dos melhores SSDs NVMe M.2 de 2022

Confira abaixo a lista dos melhores SSDs com tecnologia NVMe no formato M.2 de 2022.

SK Hynix Platinum P41

Capacidade: 500GB, 1TB, 2TB | Interface: M.2 PCIe 4.0 x4 | Leitura sequencial: 7.000 MB/s | Escrita sequencial: 6.500 MB/s

A SK hynix conseguiu se destacar no mercado ao aprimorar o Gold P31. O SSD SK hynix P41 possui um excelente equilíbrio de performance e preço para um PCIe 4.0.

SSD M.2 NVMe SK Hynix Platinum P41. Fonte: servethehome
SSD M.2 NVMe SK Hynix Platinum P41. Fonte: servethehome

Tenha em mente que ele costuma esquentar um pouco quando há uma alta carga e não vem com dissipador de calor na caixa, embora você possa comprar um.

Kingston KC3000

Capacidade: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB | Interface: M.2 2280 PCIe 3.0 x4 | Leitura sequencial: 7.000 MB/s | Escrita sequencial: 7.000 MB/s

Caso você esteja procurando por um dos SSDs mais rápidos do mercado, o Kingston KC3000 pode ser a resposta. Trata-se de um SSD NVMe PCIe 4.0 de alto desempenho que atinge velocidades de escrita e leitura de até 7 GBps, além de 1 milhão de IOPS.

SSD M.2 NVMe Kingston KC3000. Fonte: thessdreview
SSD M.2 NVMe Kingston KC3000. Fonte: thessdreview

Assim como os SSDs Seagate FireCuda 530 e Corsair MP600 Pro XT, ele é controlado pelo chip Phison PS5018-E18 que trabalha em conjunto com memória flash TLC de 176 camadas da Micron. Entretanto, diferentemente dos outros modelos citados, o KC3000 possui uma memória flash mais rápida, chegando a 1.600 MTps contra 1.200 MTps. Sua resistência e desempenho no modelo de 2TB chegam a superior o Samsung 980 Pro, porém seu consumo de energia é maior e diminui a duração de bateria dos notebooks mais rapidamente.

WD Black SN850X

Capacidade: 1TB, 2TB, 4TB | Interface: M.2 PCIe 4.0 x4 | Leitura sequencial: 7.300 MB/s | Escrita sequencial: 6.600 MB/s

A Western Digital (WD) aprimorou seu SSD Black SN850. No modelo Black SN850 temos um controlador melhor e uma memória flash mais recente, obtendo um bom desempenho através do PCIe 4.0. Sua performance chega a rivalizar com o SK Hynix Platinum P41, oferecendo uma opção com dissipador de calor (nos modelos de 1TB e 2TB), permitindo que o hardware rode mais frio.

SSD M.2 NVMe WD Black SN850X. Fonte: teg6
SSD M.2 NVMe WD Black SN850X. Fonte: teg6

No lançamento, o SSD Black SN850 pode ter chegado com um preço salgado, mas agora melhorou. Seu recurso Game Mode 2.0 parece incompleto em testes da crítica especializada, mas a empresa garanti que isso irá melhorar com atualizações de firmware. Ele pode ser uma opção interessante para utilizar no PlayStation 5 (PS5) e pode proporcionar um bom desempenho em jogos.

Crucial P3

Capacidade: 500GB, 1TB, 2TB, 4TB | Interface: M.2 PCIe 3.0 x4 | Leitura sequencial: 3.500 MB/s | Escrita sequencial: 3.000 MB/s

O Crucial P3 é o irmão menor do novo P3 Plus. Não há muita diferença entre os dois modelos, além do fato do P3 ser limitado ao PCEe 3.0. Pensando nisso e na diferença de preço, vale a pena em alguns casos investir nele.

SSD M.2 NVMe Crucial P3. Fonte: rockpapershotgun
SSD M.2 NVMe Crucial P3. Fonte: rockpapershotgun

Devido a não utilização do PCIe 4.0, impedindo que se atinja velocidades de escrita e leitura maiores, o Crucial P3 não é adequado para o PlayStation 5 (PS5). Entretanto, um ponto forte é a garantia de 5 anos e um suporte a atualizações bom. Porém, tenha em mente que o Crucial P3 é baseado em QLC e não possui DRAM, podendo sofrer um pouco no desempenho.

Sabrent Rocket 4 Plus

Capacidade: 1TB, 2TB, 4TB | Interface: PCIe 3.1 x4 / NVMe 1.3 | Leitura sequencial: 7.000 MB/s | Escrita sequencial: 6.600MB/s

No novo SSD PCIe 4.0 da Sabrent temos uma fita termina e um dissipador de calor para o PS5. É importante mencionar que o dissipador de calor deste SSD foi pensado especificamente para caber dentro de um PlayStation 5. Já a fita térmica é utilizada para uma fixação melhor e um maior nível de dissipação de calor ao trabalhar em conjunto com o dissipador.

SSD M.2 NVMe Sabrent Rocket 4 Plus no PS5. Fonte: nascompares
SSD M.2 NVMe Sabrent Rocket 4 Plus no PS5. Fonte: nascompares

É importante salientar que o dissipador é disponibilizado separadamente, mas é altamente indicado você obter o conjunto. No Sabrent Rocket 4 Plus temos uma memória flash TCL de 176 camadas, proporcionando um desempenho melhor que a geração anterior. Além disso, observe que há a opção de 4TB, o que é perfeito para o PS5, devido ao tamanho dos jogos, mas note que há opções mais baratas para o console da Sony como, por exemplo, o SSD Silicon Power XS70, que proporciona um desempenho semelhante.

Silicon Power XPower XS70

Capacidade: 1TB, 2TB, 4TB | Interface: M.2 PCIe 3.0 x4 | Leitura sequencial: 7.300 MB/s | Escrita sequencial: 6800 MB/s

O SSD Silicon Power XS70 possui um bom desempenho, um dissipador de calor interessante e um preço atrativo. Ele possui um excelente custo-benefício para o PlayStation 5 (PS5) e conta com uma memória flash mais recente. Os valores dos modelos de 1TB e 2TB são interessantes, lembrando que há opções mais baratas, mas são SSD mais lentos.

SSD M.2 NVMe Silicon Power XPower XS70 no PS5. Fonte: tweaktown
SSD M.2 NVMe Silicon Power XPower XS70 no PS5. Fonte: tweaktown

Controlado pelo chip Phison E16, o SSD Silicon Power XS70 é possui um bom custo-benefício para se utilizar no PS5, embora tenham ocorrido alguns relatos de problemas de estabilidade em sua velocidade. A alternativa mais próxima seria o XPG S70 Blade.