Foi anunciado pela Western Digital os primeiros HDD de 20TB, onde há uma memória flash (EFD ou embedded flash drive) iNAND UFS, que traz uma melhoria de desempenho, confiabilidade e capacidade. A empresa utilizou uma arquitetura chamada OptiNAND para armazenar vários metadados com o objetivo de aprimorar as principais características dos discos rígidos (HDDs).

Os HDDs de 20TB da Western Digital utilizam nove pratos ePMR (energy-assisted perpendicular magnetic recording technology ou tecnologia de gravação magnética perpendicular assistida por energia) de 2,2TB, arquitetura OpitNAND, tecnologia de atuador de estágio triplo (triple-stage actuator) para um posicionamento mais preço das cabeças de leitura/gravação, um drive UFS iNand com memória 3D TLC NAND e um chipset custom responsável por controlar a unidade e fazer a comunicação entre o HDD e o EFD.

Western Digital utilizará nova tecnologia por várias gerações

De acordo com a Western Digital, sua tecnologia UpitNAND será utilizada em várias gerações de seus próximos lançamentos de HDDs, incluindo os baseados em ePMR.

"Com nosso IP e equipes de desenvolvimento de classe mundial em HDD e flash, somos capazes de expandir continuamente os limites da inovação para melhorar a infraestrutura de armazenamento de nossos clientes.

Tivemos uma jornada extraordinária de inovação em HDD. Mudamos tudo com HelioSeal em 2013; fomos os primeiros a enviar HDDs assistidos por energia em volume em 2019; agora vamos liderar novamente com a tecnologia OptiNAND. Esta arquitetura irá sustentar nosso Roteiro de tecnologia de HDD para várias gerações, pois esperamos que um HDD ePMR com OptiNAND alcance 50 TB na segunda metade da década."

O que achou desta evolução no armazenamento de dados nos HDDs? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!