Western Digital lança novos HDDs Red Pro e Purple de 18TB

Western Digital anuncia dois novos HDDs para as linhas Red Pro e Purple com 18TB. Confira quais são as suas características e quando irão ser lançadas

Estrutura de um NAS para vários HDDs. Fonte: WesternDigital
Estrutura de um NAS para vários HDDs. Fonte: WesternDigital

No início deste mês a fabricante de hardware de armazenamento Seagate anunciou um HDD de 18TB para a sua linha Ironwolf Pro. Agora a Western Digital (WD) revidou lançando no meio desta semana dois HDDs de 18TB para as linhas Red Pro e Purple. Estes lançamentos recentes da WD seguem o HDD de 18TB da linha Gold, anunciado no meio de julho.

Tanto a linha de HDDs voltadas para NAS Ironwolf Pro, da Seagate, quanto a linha Red Pro, da WD, que tambem é voltada para NAS, são unidades CMR (fugindo da tecnologia SMR, que costuma ter mais problemas de desempenho). Porém, quando vamos para a linha Purple, voltada para vigilância, a Western Digital não informa se é CMR ou SMR, o que nos faz acreditar que seja um SMR.

Imagem ilustrativa da linha de HDDs da Western Digital (WD) Red e suas variantes. Fonte: WesternDigital
Imagem ilustrativa da linha de HDDs da Western Digital (WD) Red e suas variantes. Fonte: WesternDigital

Lançamento e disponibilidade

Enquanto os HDDs Red Pro e Purple de 18TB não possuem preço e nem data exata (sendo esperados para o mês de outubro segundo a empresa), os drivers IronWolf Pro custam US$580 e os WD Gold custam US$593.

Se situando nas cores dos HDDs da Western Digital (WD)

Caso você tenha ficado confuso sobre como são utilizadas as "cores" da Western Digital (WD), confira abaixo a lista para esclarecer para o que exatamente é destinado cada uma delas.

Green (consumidor)

Green (verde) é a "cor" de menor desempenho e destina-se para aqueles que almejam uma eficiência energetica maior. Esta linha teve problemas de desempenho e confiabilidade bastante sérios no passado. Garantia de três anos.

Blue (consumidor)

Voltado para o consumidor comum. Não há nenhuma garantia particular além da que se "você conectar, vai funcionar". Normalmente é barato e com consumo de energia relativamente baixo. Não recomendado para cargas de trabalho exigentes. Garantia de três anos.

Black (performance)

7200 RPM, bastante cache, geralmente CMR. Exceto o WD10SPSX de 1 TB de 2,5 polegadas, que é SMR. Não recomendado para NAS. Garantia de cinco anos.

Red (NAS)

Voltado para NAS; Prioriza confiabilidade e isolamento de vibrações, não é voltado necessariamente para velocidade. Os modelos 2TB-6TB são SMR. Todos os modelos Red futuros (não Plus, não Pro) serão SMR. RPM não garantido. Garantia de três anos.

Red Plus (NAS)

É literalmente um WD Red, mas com a garantia de que não terá nenhum modelo SMR.

Red Pro (NAS)

É um WD Red, mas com desempenho superior. Basicamente, os melhores recursos do Red e do Black em um HDD. Tem garantia de não ser SMR. Todos os modelos atuais são 7200RPM e provavelmente continuarão a sê-lo. Garantia de cinco anos.

Purple (Vigilância)

As unidades Purple (roxas) são destinadas a cargas de trabalho, com muitas e muitas gravações de streaming e pouca leitura - o uso mais comum são câmeras de segurança e DVRs. Não recomendado para NAS ou cargas de trabalho de uso geral. Garantia de três anos.

Gold (empreendimento)

Uma linha muito específica de HDDs de data center Ultrastar da WD. A etiqueta Gold garante acesso SATA, tecnologia CMR, estrutura preenchida com hélio e MTBF (tempo médio entre falhas) de 2,5 milhões de horas (285 anos). Embora o WD Gold seja comercializado como "Enterprise" (empreendimento), clientes menores podem facilmente comprar unidades Gold individuais no varejo. Garantia de cinco anos.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

Western Digital traz ao Brasil o SSD WD Blue na vesão NVMe
Hardware

Western Digital traz ao Brasil o SSD WD Blue na vesão NVMe

Empresa Western Digital (WD) lança no Brasil os novos modelos SSD M.2 com tecnologia NVMe da linha Blue, conhecida por ser uma linha mais voltada para o consumidor comum ou empresas que não precisam do máximo desempenho possível, mas querem qualidade e velocidade para suas tarefas diárias.

WD lança um drive SSD externo de alta velocidade para o Xbox One
Games

WD lança um drive SSD externo de alta velocidade para o Xbox One

A Microsoft já vende modelos Xbox One com até 1TB de armazenamento. Agora, o WD Gaming Drive Accelerated compatível com o Xbox One S e o Xbox One X acelera sua experiência.

Western Digital oficializa marca WD Black no Brasil trazendo SSD com foco em jogos
Hardware

Western Digital oficializa marca WD Black no Brasil trazendo SSD com foco em jogos

Ontem foi lançado pela empresa Western Digital (WD) no Brasil os novos modelos SSD M.2 com tecnologia NVMe da linha Black, conhecida por ser uma linha de alto desempenho, desenvolvida para situações em que o hardware é exigido ao máximo, operando no limite (perfeito para jogos).