No início deste mês a fabricante de hardware de armazenamento Seagate anunciou um HDD de 18TB para a sua linha Ironwolf Pro. Agora a Western Digital (WD) revidou lançando no meio desta semana dois HDDs de 18TB para as linhas Red Pro e Purple. Estes lançamentos recentes da WD seguem o HDD de 18TB da linha Gold, anunciado no meio de julho.

Tanto a linha de HDDs voltadas para NAS Ironwolf Pro, da Seagate, quanto a linha Red Pro, da WD, que tambem é voltada para NAS, são unidades CMR (fugindo da tecnologia SMR, que costuma ter mais problemas de desempenho). Porém, quando vamos para a linha Purple, voltada para vigilância, a Western Digital não informa se é CMR ou SMR, o que nos faz acreditar que seja um SMR.

Imagem ilustrativa da linha de HDDs da Western Digital (WD) Red e suas variantes. Fonte: WesternDigital
Imagem ilustrativa da linha de HDDs da Western Digital (WD) Red e suas variantes. Fonte: WesternDigital

Lançamento e disponibilidade

Enquanto os HDDs Red Pro e Purple de 18TB não possuem preço e nem data exata (sendo esperados para o mês de outubro segundo a empresa), os drivers IronWolf Pro custam US$580 e os WD Gold custam US$593.

Se situando nas cores dos HDDs da Western Digital (WD)

Caso você tenha ficado confuso sobre como são utilizadas as "cores" da Western Digital (WD), confira abaixo a lista para esclarecer para o que exatamente é destinado cada uma delas.

Green (consumidor)

Green (verde) é a "cor" de menor desempenho e destina-se para aqueles que almejam uma eficiência energetica maior. Esta linha teve problemas de desempenho e confiabilidade bastante sérios no passado. Garantia de três anos.

Blue (consumidor)

Voltado para o consumidor comum. Não há nenhuma garantia particular além da que se "você conectar, vai funcionar". Normalmente é barato e com consumo de energia relativamente baixo. Não recomendado para cargas de trabalho exigentes. Garantia de três anos.

Black (performance)

7200 RPM, bastante cache, geralmente CMR. Exceto o WD10SPSX de 1 TB de 2,5 polegadas, que é SMR. Não recomendado para NAS. Garantia de cinco anos.

Red (NAS)

Voltado para NAS; Prioriza confiabilidade e isolamento de vibrações, não é voltado necessariamente para velocidade. Os modelos 2TB-6TB são SMR. Todos os modelos Red futuros (não Plus, não Pro) serão SMR. RPM não garantido. Garantia de três anos.

Red Plus (NAS)

É literalmente um WD Red, mas com a garantia de que não terá nenhum modelo SMR.

Red Pro (NAS)

É um WD Red, mas com desempenho superior. Basicamente, os melhores recursos do Red e do Black em um HDD. Tem garantia de não ser SMR. Todos os modelos atuais são 7200RPM e provavelmente continuarão a sê-lo. Garantia de cinco anos.

Purple (Vigilância)

As unidades Purple (roxas) são destinadas a cargas de trabalho, com muitas e muitas gravações de streaming e pouca leitura - o uso mais comum são câmeras de segurança e DVRs. Não recomendado para NAS ou cargas de trabalho de uso geral. Garantia de três anos.

Gold (empreendimento)

Uma linha muito específica de HDDs de data center Ultrastar da WD. A etiqueta Gold garante acesso SATA, tecnologia CMR, estrutura preenchida com hélio e MTBF (tempo médio entre falhas) de 2,5 milhões de horas (285 anos). Embora o WD Gold seja comercializado como "Enterprise" (empreendimento), clientes menores podem facilmente comprar unidades Gold individuais no varejo. Garantia de cinco anos.