Acredite ou não, o vidro está sendo considerado atualmente como o futuro do armazenamento de dados e a Microsoft está investindo pesado. A desenvolvedora do Windows descobriu que armazenar dados no vidro é mais prático, eficiente e durável. Para realizar o registro de dados foi utilizado layers infravermelhos para distorcer o vidro, porém a peça foi armazenada dentro de outro vidro e longe do ar.

De acordo com a Microsoft, os dados gravados no vidro são lidos através de lasers e decodificados através de machine learning conforme a luz reflete no vidro. Já é consenso entre os fabricantes em todo o mundo que o vidro será o futuro do armazenamento de dados.

Vidro será utilizado na primeira unidade de disco rígido com a capacidade de petabytes do mundo

Segundo o IDC, o mundo produzirá aproximadamente 175 zetabytes (ZB) de dados até o ano de 2025 devido à alta demanda por vídeos de alta resolução e o crescimento de redes baseadas em IoT (internet of things ou internet das coisas). Para solucionar este problema, os primeiros fabricantes do 1º disco rígido na ordem de petabytes do mundo se inspiraram no Project Silica (projeto sílica), desenvolvido pela Microsoft. A desenvolvedora do Windows conseguiu inserir 75,6TB de dados em sílica fundida, que equivale a uma unidade de disco rígido de 2,5 polegadas. Para efeito de comparação, os maiores HDDs do mundo possuem uma capacidade de 20TB e possuem o tamanho de 3,5 polegadas.

Segundo o CTO da Seagate, Jhon Morris, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa utilizará também vidro para armazenamento ótico de dados. Além da Seagate, concorrentes como Samsung, Toshiba e Western Digital provavelmente irão investir também no armazenamento através do vidro.

Embora o vidro seja muito eficiente para o armazenamento de dados, ainda há desafios que precisão ser resolvidos como, por exemplo, a questão de gravar e apagar dados. Caso o material fosse utilizado para se gravar apenas uma única vez, seria excelente, mas as fabricantes querem ir além. Outro problema que irá surgir com esta capacidade de armazenamento é uma conexão capaz de transmitir 1 terabit por segundo para que seja possível realizar o backup de dados de uma unidade para outra com mais agilidade.