A Nvidia nos emprestou uma RTX 4090 para testar. Uma benção, mas uma maldição ao mesmo tempo: onde vamos achar uma fonte poderosa o suficiente para suprir as necessidades energéticas dessa GPU monstruosa? Nos requisitos recomendados dessa placa temos o valor de 850W. Já que geralmente testamos peças mais focadas no custo benefício, não tinhamos uma fonte forte o suficiente para suprir os 850W requiridos pela RTX 4090.

Entramos em contato com a Cougar e eles nos socorreram - enviaram a GEX 1050, uma fonte ATX, modular, 1050W e com selo 80 plus gold de eficiência. Simplesmente topo de linha - creme de la creme no universo das fontes.

As especificações preenchem os requisitos com folga, mas será que essa fonte realmente entrega o que promete? Vamos conseguir aproveitar 100% da RTX 4090, sem gargalos? Bora descobrir.

Marvels Spiderman Remastered

A gente jogou com a predefinição gráfica no Muito Alto, em 4K, com Ray Tracing ligado e sem DLSS. E aconteceu exatamente o que eu temia, o nosso processador i7-10700 não tá conseguindo acompanhar a placa.

Marvel
Marvel's Spiderman Remastered - Muito Alto - RTX: ON - DLSS: OFF

Não ficou um negócio travado ou injogável, tá rodando tranquilo, 60 FPS, mas essa RTX tá entregando metade da performance que ela consegue entregar, e a culpa é mesmo do processador.

Quando a gente ativa o DLSS, o uso da placa de vídeo cai mais ainda, mas o FPS continua o mesmo, o que comprova que a gente chegou no limite desse processador.

Marvel
Marvel's Spiderman Remastered - Muito Alto - RTX: ON - DLSS: ON

Esse i7 tá longe de ser um CPU fraco para jogos, lançou não faz tanto tempo, mas a RTX 4090 tá num patamar completamente diferente de performance.

É por isso que eu queria tanto que ela ficasse aqui com a gente no estúdio - é a placa de vídeo ideal para fazer testes em processadores, já que hoje em dia é difícil achar um que consiga acompanhar a RTX 4090 em desempenho.

Mesmo com esse gargalo do processador, o jogo tá bem bonito e rodando bem

Red Dead Redemption 2

Agora a gente parte para um dos meus jogos favoritos, Red Dead Redemption 2 e estamos jogando ele, obviamente, com o slider gráfico ali no máximo.

Red Dead Redemption 2 - Priorizar Qualidade - RTX: OFF - DLSS: OFF
Red Dead Redemption 2 - Priorizar Qualidade - RTX: OFF - DLSS: OFF

Esse jogo até onde eu sei não tem suporte ao Ray Tracing, então para a 4090 é fichinha de rodar, mesmo em 4K.

E que performance hein, é bizarro ver o Red Dead 2 rodando tão bem em 4K, acima dos 100 frames de média. Esse jogo aí que faz os nossos notebooks fritarem lá no Roda Liso, a 4090 não passa dos 62 graus.

Jogando isso aqui eu fiquei pensando numa TV que a gente fez review esse ano, a LG C2, que é 4K, OLED e com taxa de atualização em 120 Hz. É a TV que ficaria perfeita para jogar com essa placa da Nvidia aqui, já que as duas combinam bem nas especificações. A RTX 4090 é a única que consegue entregar o Red Dead em 4K acima dos 100 FPS, pelo menos por enquanto né?

O jogo tá bem bonito e rodando super bem, nenhuma surpresa aqui.

Cyberpunk 2077

No Cyberpunk 2077, de longe o jogo mais pesado que a gente testa, eu botei a predefinição dos gráficos em Ray Tracing: Ultra e desliguei o DLSS.

Cyberpunk 2077 - Muito Alto - RTX: ON - DLSS: OFF
Cyberpunk 2077 - Ultra - RTX: ON - DLSS: OFF

Agora sim a gente encontrou um real desafio para a fonte da Cougar. Nesse jogo a 4090 tá puxando 410W, que é bem próximo do máximo de energia que ela puxa. Já o processador tá ali consumindo apenas 65W então, na real, tá sobrando muito ainda para essa fonte trabalhar de verdade. Mesmo se a gente tivesse usando um processador i9 de décima terceira geração, sobraria potência nessa fonte. 1050W é mais que o suficiente, é overkill total, e tem também o fato dela ter aquele selo de eficiência GOLD.

Voltando ao Cyberpunk, com Ray Tracing ligado e sem DLSS fica complicado de rodar, até mesmo pra placa de vídeo mais poderosa do mundo.

Ray Tracing é extremamente pesado, e é por isso que a Nvidia investe tanta grana na tecnologia de upscaling, o DLSS.

Vamos ligar esse DLSS agora no Cyberpunk, no modo automático a gente consegue ficar tranquilamente acima dos 70 FPS, e o visual muda praticamente nada. As primeiras versões do DLSS não eram tão boas, mas agora que chegamos no 3.0 ele vai ficando cada vez melhor e mais difícil de notar diferenças na qualidade gráfica.

Cyberpunk 2077 - Ultra - RTX: ON - DLSS: ON
Cyberpunk 2077 - Ultra - RTX: ON - DLSS: ON

Então uma plaquinha para jogar Cyberpunk com tudo no talo e Ray Tracing ligado, a RTX 4090 dá conta sim.

Doom Eternal

Finalizando aqui com outro jogo que eu curto muito testar, Doom Eternal. Não é lá um dos títulos mais difíceis de rodar, ele sempre se sai bem até nas placas mais de entrada, mas tem suporte a Ray Tracing então eu quero ver como que fica com os gráficos no modo Ultra Pesadelo.

Doom Eternal - Ultra Pesadelo - RTX: ON - DLSS: OFF
Doom Eternal - Ultra Pesadelo - RTX: ON - DLSS: OFF

A gente nem tá com DLSS ligado aqui, é 4K Ray Tracing cru, entregando média acima de 200 FPS. Claro que Doom super bem optimizado, mas mesmo assim eu não imaginei que fosse ficar com uma framerate tão alta. Ficou muito bom de jogar, nota 10.

Fonte e GPU trabalham juntas em completo silêncio

Um detalhe que eu não cheguei a comentar ainda é o quão silenciosa essa placa e fonte são. Eu li um rumor que dizia que o cooler desse modelo founders da Nvidia foi desenvolvido pra uma placa com um TDP muito maior que 450W, e realmente, pelo peso dessa placa, eu não duvido isso ser verdade. Temos que ver ainda como vai ser a 4090 Ti. Eu chuto que vai entregar pouca performance a mais a troco de um consumo bem superior. Aí sim a gente vai ver as ventoinhas desse cooler girarem, e, se a gente tiver a oportunidade de testar ela também, vamos ver se a fonte GEX 1050 da Cougar consegue tankar uma 4090 Ti tão bem quanto segurou a 4090 normal. Eu que curto ter um setup silencioso ia adorar ter uma dessas no quarto, é uma das placas mais silenciosas que já testei.