Nas últimas semanas, você provavelmente ouviu falar algo sobre o derretimento do adaptador das placas de vídeo RTX 4090 da Nvidia. Essa nova GPU utiliza um adaptador que transforma 4 conectores de 8 pinos PCIe em um único conector 16 pinos. Depois de muita investigação de diversos grupos independentes na internet e um pronunciamento oficial da Nvidia, parece que finalmente temos um fim conclusivo para essa história.

Tudo começou quando um usuário do Reddit postou a seguinte foto do seu adaptador derretido.

O primeiro caso reportado de adaptador de RTX 4090 derretido. Fonte: Reddit
O primeiro caso reportado de adaptador de RTX 4090 derretido. Fonte: Reddit

Muitas questões foram levantadas e não demorou muito até outros usuários postarem fotos de seus adaptadores em diferentes estados de carbonização. Foi nesse ponto que a Nvidia provavelmente iniciou seus testes, junto de dezenas de grupos independentes, como os brasileiros do TecLab, IgorsLab, Buildzoid, GamersNexus, dentre outros.

A internet, como de costume, imediatamente produziu centenas de memes zoando a situação. Até mesmo o diretor senior de marketing da AMD alfinetou a Nvidia, postando um tweet que dizia "fiquem seguros nessa temporada de fim de ano", com uma foto dos conectores das placas Radeon RX 7000, que utilizam conexões normais, com dois cabos PCIe de oito pinos.

Tweet do executivo da AMD, Sasa Marinkovic. Fonte: Twitter
Tweet do executivo da AMD Sasa Marinkovic. Fonte: Twitter

Motivo real dos derretimentos

O tempo foi passando e os casos de derretimento continuavam aparecendo e sendo compilados por usuários no Reddit. Mas foram os YouTubers do canal GamersNexus que, depois de muita investigação e testes em laboratórios especializados, descobriram os reais motivos dos derretimentos: encaixe incorreto pelo usuário e possível sujeira vinda do processo de fabricação.

Replicando o derretimento através de um cabo extremamente mal inserido. Fonte: GamersNexus
Replicando o derretimento através de um cabo extremamente mal inserido. Fonte: GamersNexus

Steve e seu time passaram centenas de horas tentando replicar o derretimento num ambiente controlado, coisa que ninguém havia conseguido fazer até então. Com o cabo extremamente mal conectado, a temperatura logo subiu acima dos 250ºC, resultando numa completa destruição do adaptador e entrada da placa.

Pronunciamento oficial da Nvidia

Dois dias depois da publicação dos resultados dos YouTubers, a Nvidia finalmente se pronunciou pela primeira vez a respeito dos adaptadores derretidos:

Estamos investigando ativamente os relatórios. Estamos cientes de cerca de 50 casos em todo o mundo. Nossas descobertas até o momento sugerem que um problema comum é que os conectores não estão totalmente conectados à placa gráfica."

O número de casos registrados pela Nvidia coincide com os do Reddit. Apesar de diversos casos de adaptadores derretidos, a Nvidia já vendeu cerca de 120 mil modelos de RTX 4090 até agora, segundo informações de fabricantes ao GamersNexus. Isso significa que apenas 0,04% das placas vendidas tiveram relatos de derretimento.

A Nvidia também expressou compromisso em descobrir maneiras alternativas de garantir que o conector esteja seguro antes de ligar a placa gráfica (no momento, o adaptador não possui uma trava de segurança como o cabo PCIe de 8 pinos). Também postaram uma imagem ilustrativa de como o cabo deve ser inserido:

Imagem que Nvidia utilizou para ilustrar um conector mal conectado e outro conectado corretamente. Fonte: Nvidia
Imagem que Nvidia utilizou para ilustrar um conector mal conectado e outro conectado corretamente. Fonte: Nvidia

Por fim, a empresa reinterou que o processo de garantia cobre danos causados pelo derretimento dos conectores, independente da placa de vídeo ou cabo adaptador utilizado.