O Windows 11 22H2 começou a ser disponibilizado no início desta semana. Entretanto, a grande atualização, que traz diversos novos recursos, aprimoramentos e correções de bugs está apresentando problemas de desempenho em jogos que estão sendo executados em computadores com GPUs NVIDIA.

O problema com GPUs NVIDIA na versão 22H2 do Windows 11 foi relatado em diversas plataformas online e no fórum da Microsoft. Usuários relataram que houve engasgos e muitos lags durante as jogatinas devido, ao que parece, a uma queda no uso da CPU após a instalação do Windows 11 22H2.

Windows 11 22H2 causa problemas em jogos para usuários de GPUs NVIDIA

Jogadores se queixam de queda de desempenho em jogos em computadores com GPUs NVIDIA após a instalação do Windows 11 22H2. Fonte: Oficina da Net
Jogadores se queixam de queda de desempenho em jogos em computadores com GPUs NVIDIA após a instalação do Windows 11 22H2. Fonte: Oficina da Net

Segundo os relatos de usuários no site do fórum da Microsoft, após a instalação do Windows 11 22H2, houve uma queda no uso da CPU de até 5%. Isso afetou a experiência fluida nos jogos que estavam sendo executados em computadores que utilizam GPUs da NVIDIA.

Recebi a atualização 22H2 para o win 11 esta manhã e meus jogos imediatamente começaram a ficar lentos .. Usando o MSI afterburner descobri que em jogos (BFV e NFS Heat) meu uso de CPU caiu de cerca de 50-60% para apenas 5%, era o mesmo em todos os meus jogos. Todos funcionaram perfeitamente ontem. Reverteu a atualização e os jogos estão funcionando perfeitamente novamente usando 50-60% da CPU.

Por que essa atualização do Windows 11 faria isso no meu novo PC para jogos de 6 semanas?

Estou usando i7 10700cpu e uma placa de vídeo 3070 junto com 32g de ram.

No subreddit do Windows 11, o usuário "Froggypwns", um participante do programa Insider da Microsoft, abriu um tópico para falar a respeito da nova versão 22H2. Em meio aos comentários, tivemos alguns usuários que relataram sobre o mesmo problema mencionado acima. Veja a seguir.

Como corrigir o problema causado em GPUs NVIDIA no Windows 11 22H2

Enquanto a NVIDIA investiga o que está causando o problema, é possível reverter a atualização. Usuários relataram que ao voltar para a versão anterior do Windows 11, os problemas nos jogos desapareceram. Siga o passo a passo abaixo para realizar o procedimento.

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "Exibir histórico de atualização"

Passo 05: Clique em "Desinstalar atualizações" e localize a atualização mais recente de acordo com a data em que o patch foi instalado.

Passo 06: Selecione a atualização mais recente com o botão direito do mouse e clique em "desinstalar".

Passo 07: Reinicie o computador.

Após fazer o procedimento acima, volte em "atualização e segurança" e selecione "pausar atualizações" para que o sistema operacional não atualize automaticamente até que saia uma nova atualização.

Não deixe de comentar abaixo caso haja alguma dúvida ou relato sobre o problema causado pela atualização do Windows 11 22H2 em jogos.