Apesar das placas de arquitetura Turing terem sido lançadas há alguns anos, continuam liderando as vendas até os dias de hoje, já que oferecem o melhor custo benefício para gamers que desejam jogar em 1080p. As últimas duas gerações que sucederam a Turing não tiveram lançamentos atrativos para essa parcela dos consumidores - como por exemplo a RTX 3050, que apresenta desempenho inferior e custa mais caro que a RTX 2060.

Nvidia interrompe produção das GPUs RTX 2060 e GTX 1660

Mesmo vendendo muito, segundo fontes chinesas, a Nvidia interrompeu completamente a produção de algumas de suas placas de vídeo mais populares. São elas:

Chip gráfico Tu106:

  • RTX 2060 6GB
  • RTX 2060 12GB
  • RTX 2060 SUPER

Chip gráfico Tu116:

  • GTX 1660
  • GTX 1660 SUPER
  • GTX 1660 TI

O motivo desse cancelamento é que não existe mais a necessidade de criar estoque novo dessas placas, já que o mercado de usados está inundado desses modelos (resultado da chegada do inverno das Criptomoedas e o fim da mineração da Ethereum).

Placas Frankenstein do Aliexpress: O chip gráfico é retirado de placas usadas em mineração e é instalado numa carcaça nova - misturando componentes novos e usados.
Placas "Frankenstein" do Aliexpress: O chip gráfico é retirado de placas usadas em mineração e é instalado numa carcaça nova - misturando componentes novos e usados.

Fora o mercado de usados, os lojistas também possuem um estoque sobrecarregado destes modelos cancelados. Apesar dessas GPUs serem as mais vendidas, não faz sentido a Nvidia gastar recursos produzindo modelos novos e sobrecarregar ainda mais os estoques.

Quais placas as substituem?

Tecnicamente, serão substituídas pelas RTX 3060. Mas as placas da micro-arquitetura Ampere e Ada Lovelace estão longe de apresentarem um bom custo benefício, principalmente para gamers que não fazem questão de jogar com Ray Tracing ligado ou em resoluções mais altas de Full HD (a maioria).

Juntas, as placas canceladas somam cerca de 13,4% de todas as GPUs usadas por usuários da Steam.
Juntas, as placas canceladas somam cerca de 13,4% de todas as GPUs usadas por usuários da Steam.

Logo, no segmento de entrada, faz mais sentido permanecer na geração anterior, através das RTX 2060 e GTX 1660, ou até mesmo em placas da AMD, como a RX 6600.

Essas placas não serão mais fabricadas, mas se as estimativas de estoques estiverem corretas, permanecerão no topo das listas da Steam por vários anos, já que as novas placas da Nvidia permanecem com preços absurdamente altos.