O Google Wallet foi apresentado ontem (11) durante a apresentação do Google I/O 2022 com a proposta de inovar a maneira que você armazena seus documentos pessoais, cartões bancários e muito mais. Em meio a era digital, o novo sistema do Google vai funcionar como um carteira para você armazenar tudo o que você precisa, porém de forma virtual. Neste artigo vamos te explicar como ele vai funcionar e como ele pode te ajudar.

O que é o Google Wallet?

Como seu nome sugere, o Google Wallet nada mais é que uma carteira. Sabe aquela carteira que você leva na mochila ou no bolso de trás da calça e usa para guardar dinheiro, CPF, RG, cartão de transporte público, cartões de crédito, carteira de motorista, carteira de vacinação e por aí vai? O Google Wallet faz tudo isso e mais um pouco, porém de forma virtual, isto é, tudo digitalizado. Explicamos mais sobre como iss funciona em nosso artigo sobre carteiras virtuais.

Com o Google Wallet, será possível inserir informações sobre infressos de shows, tickets de embarque, cartões de crédito, carteira de vacinação e muito mais. (Crédito: Google/Divulgação)
Com o Google Wallet, será possível inserir informações sobre infressos de shows, tickets de embarque, cartões de crédito, carteira de vacinação e muito mais. (Crédito: Google/Divulgação)

Com o Google Wallet, você não vai precisar se preocupar em conferir na carteira se você está com seu cartão de crédito antes de entrar em um restaurante. O aplicativo vai reunir todos os seus cartões e dar a possibilidade de realizar o pagamento por aproximação, da forma que já acontece com o Google Pay.

Desta forma, o Google Wallet vai substituir o Google Pay, agregando mais funções, podendo combinar informações da carteira de estudante, carteira de motorista, identidade, vacinação, cartão fidelidade e até passe da Disney. O aplicativo também estará disponível para Wear OS, o novo sistema operacional da Google para relógios inteligentes.

Como o Google Wallet vai funcionar?

Primeiro, vale destacar que o Google Wallet é um recurso muito útil e pode te ajudar a evitar esquecimentos. Você pode, por exemplo, guardar seu cartão de embarque para uma viagem no aplicativo, e ele vai te notificar sobre atrasos e alterações de portão. Quando você for a um show, você pode anexar seus ingressos no aplicativo e ele vai te lembrar o dia, horário e até o trajeto até o local, já que ele tem integração com o Google Maps.

A esquerda, sua carteira física, abarrotada até o topo. Na direita, o Google Wallet com tudo o que você precisa, desde dinheiro, chaves e documentos, sem perder o conforto. (Crédito: Google/Reprodução)
A esquerda, sua carteira física, abarrotada até o topo. Na direita, o Google Wallet com tudo o que você precisa, desde dinheiro, chaves e documentos, sem perder o conforto. (Crédito: Google/Reprodução)

No caso dos cartões para transporte, como o Bilhete Único em São Paulo, você pode passar o seu próprio celular para desbloquear a catraca e ainda acompanhar o trajeto do ônibus e até o saldo da sua conta. E quanto você perceber que o saldo é insuficiente para pagar a passagem, você pode facilmente inserir mais dinheiro. E em tempos de pandemia, quando você precisar informar sua vacinação para entrar em algum estabelecimento, basta mostrar o documento digital pelo próprio aplicativo.

São infinitas possibilidades. A empresa afirmou que tem se empenhado em firmar parcerias com diferentes empresas do mercado, desde agências de trânsito, varejistas, provedores de passagens, agências de saúde e companhias aéreas para que possam criar versões digitais de seus cartões ou bilhetes para o Google Wallet. Aos poucos, a Google disse que pretende adicionar ainda IDs digitais e até chaves de escritório e hotel. Já pensou não ter que levar mais carteira e nem suas chaves quando estiver na rua?

A gigante das buscas disse que as empresas são livres para transformar qualquer objeto em um item digital. Por isso, a tendência é que mais recursos sejam implementados depois que o Android 13 for disponibilizado para os usuários.

E você? Está ansioso para usar o Google Wallet? O que mais gostou do novo sistema do Google? Deixe seu comantério!

Fonte: Google