O Android 13 finalmente está entre nós! Durante a exibição do Google I/O 2022, ocorrido nesta quarta-feira (11), a gigante das buscas apresentou a sua nova versão do sistema operacional com diversos recursos inovadores. Dentre as novidades, estão melhorias para segurança e privacidade, bem como novas opções de personalização, uma nova carteira digital, e muito mais. Veja abaixo todas as novidades.

O que tem de novo no Android 13?

Novas cores e ícones para personalização

Ainda baseada na interface Material You — linguagem de design do Google — o Android 13 está oferecendo novos recursos de para quem gosta de mudar a cara do celular. Agora será possível personalizar ainda mais as cores dos menus, detalhes da fonte do sistema e ainda escolher entre diversas opções diferentes de ícones que se adaptam ao sistema.

Novos modos de personalização do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)
Novos modos de personalização do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)

Outra novidade bem interessante para quem fala várias línguas, é a possibilidade de personalizar o idioma de acordo com o aplicativo utilizado. Por exemplo, você pode deixar suas redes sociais em inglês, ao mesmo tempo em que o aplicativo do seu banco está em francês.

Segurança e privacidade ao acessar fotos

Para facilitar ainda mais a imersão das funções de segurança, a plataforma conta agora com uma página de segurança e privacidade que funciona exatamente como um painel de controle. Através dele é possível checar se há problemas com seus dados pessoais, como para saber se alguma das suas senhas gravadas no sistema foi vazada.

Página de Segurança e Privacidade do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)
Página de Segurança e Privacidade do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)

Ainda em segurança, a empresa implementou um recurso chamado Photo Picker. Por meio dele, o usuário pode decidir quais fotos e vídeos determinado app pode ter acesso, em vez de liberar o acesso a toda biblioteca de arquivos.

Mensagens criptografadas em grupo

Com o objetivo de disputar espaço com o WhatsApp, por exemplo, o Google anunciou uma nova fase do seu app Google Mensagens. O aplicativo existe desde 2017, não é tão popular no mercado mundial e, até então, oferecia mensagens criptografadas apenas em bate-papos privados. A partir de agora, o serviço passa a oferecer também criptografia de ponta a ponta em mensagens enviadas em grupos, tornando a privacidade de cada usuário ainda mais segura.

Melhor integração entre dispositivos

Além do próprio sistema operacional, o Google fabrica celulares, roteadores, relógios inteligentes, chromebooks e muito mais. Entretanto, a comunicação entre esses dispositivos nunca foi "redondinha". Com o Android 13, a empresa espera mudar isso e promete uma integração mais fluida entre os mais distintos aparelhos.

A ideia é que assim como já acontece no iOS, da Apple, você possa, por exemplo, copiar um item de um celular e colar em outro dispositivo, como um tablet. Essa integração beneficiará também os usuários que utilizam diversos dispositivos ao mesmo tempo, porém, com um mesmo fone de ouvido Bluetooth. Será possível alternar a fonte do áudio, como um tablet que está reproduzindo uma playlist no Spotify, e com apenas alguns toques, você alterne para uma chamada no seu celular.

Até os carros com sistemas multimídia baseados no Android 13 receberão novos recursos de integração, como o suporte à Chromecast. Assim será fácil transmitir, por exemplo, um vídeo do celular no YouTube para a tela do carro.

Casa ainda mais conectada

Falando ainda em integração, mas aplicando mais aos gadgets de uma casa inteligente, o Android 13 conta agora com suporte à Matter, um tipo de protocolo adotado em vários produtos desse mercado, como lâmpadas e smart plugs, por exemplo. Através do novo sistema do Google, esses gadgets serão facilmente reconhecidos e conectados com o celular.

Pareamento rápido para todos

O recurso de pareamento de Bluetooth rápido é muito útil. Você pode facilmente começar a escutar suas músicas em um fone de ouvido sem fio com praticamente nenhum esforço conectá-lo ao seu celular. O único problema é que esse recurso estava disponível apenas para os acessórios do Google.

Com a chegada do Android 13, a empresa garante que vai ser diferente e já anunciou que gadgets de outras marcas, como JBL, Sony, Philips e Fitbit, serão facilmente integrados ao celular ou tablet do usuário.

Google Wallet

O gigante das buscas está também adicionando uma nova carteira digital, chamada Google Wallet. Na verdade, ela vai substituir o Google Pay — sistema popular para realização de pagamentos por aproximação. Com o novo nome, a empresa passa a oferecer não apenas um acessório para facilitar o pagamento, mas uma carteira literalmente virtual.

O Google Wallet é a nova carteira virtual do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)
O Google Wallet é a nova carteira virtual do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)

Além de pagamentos em compras em estabelecimentos e tarifas de transporte público, o Google Wallet vai permitir guardar documentos virtuais, como carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de vacinação, chaves de hotel e assim por diante.

Quando o Android 13 será lançado?

Desde o primeiro preview, liberado em fevereiro deste ano, a equipe de desenvolvimento do Google está trabalhando para lançar a versão oficial do Android 13. A partir desta quarta-feira (11), o sistema será disponibilizado apenas para os desenvolvedores de aplicativos.

Cronograma de lançamento do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)
Cronograma de lançamento do Android 13 (Crédito: Google/Reprodução)

A ideia é que a partir de agosto o Android 13 comece a chegar aos celulares. Primeiro, ele deve dar as caras oficialmente nos smartphones da linha Pixel, fabricados pela própria Google. Depois, deve ser liberado aos poucos para as outras fabricantes de celulares Android.

Quer saber se seu celular vai receber o Android 13? Clique aqui para descobrir!