O Android 13 contará com um recurso para acelerar sua internet. Sempre há imprevistos que ocorrem na recepção do sinal Wi-Fi, pensando nisso os desenvolvedores tentaram antecipar as reações a esses problemas através de simulações de situações na rede sem fio. Na versão 13 do Android haverá uma nova ferramenta para que o usuário aumente a performance e, consequentemente, a velocidade de acesso à internet.

Recentemente o Google implementou um novo código nas APIs de conectividade do Android 13 que permite a limitação da largura de banda. Analisando o novo código, o blog esper diz que a 13ª versão do Android irá suportar a regulagem de taxa de download e upload de acordo com a velocidade de conexão contratada. Haverá um limite em bytes por segundo e será salvo no valor Settings.Global 'ingress_rate_limit_bytes_per_second'.

Na prática, se o usuário quiser limitar a velocidade a 1 Mbps para obter uma estabilidade maior, o valor de 'ingress_rate_limit_bytes_per_second' será '125000'. Se a função for desabilitada, haverá um valor 0. Como o limite de taxa de transmissão é aplicada por rede, um dispositivo conectado a várias redes simultaneamente por exceder o limite.

Compatibilidade

A API de limitação de taxa de largura de banda no Android 13 não será compatível com qualquer dispositivo. O kernel deverá suportar o recurso e pode ser feito compilando o Linux com as seguintes opções de configuração: CONFIG_NET_SCHED, CONFIG_NET_SCH_INGRESS, CONFIG_NET_CLS_MATCHALL, CONFIG_NET_CLS_ACT, CONFIG_NET_ACT_POLICE e CONFIG_NET_ACT_BPF. O valor de configuração 'config_ingress_rate_limiting_supported' de ServiceConnectivityResources deverá ser definido como 'true' (através de uma sobreposição de recursos de tempo de execução).

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente, embora a segunda versão de preview (visualização) para desenvolvedores do Android 13 possua as novas APIs de limitação de largura de banda, atualmente não há uma forma para o usuário comum definir um limite de taxa. Acredita-se que esse recurso esteja disponível na primeira versão beta do Android 13 que será disponibilizada em abril de 2022.