O navegador Internet Explorer será encerrado daqui há alguns meses. Devido a migração para o Edge, a Microsoft está avisando os usuários sobre a mudança que irá ocorrer no dia 15 de junho de 2022. O browser já deveria ter chegado ao seu fim, mas acabou havendo um adiamento.

Após adiar o encerramento do Internet Explorer por vários meses, chegou o momento de convencer os milhões de usuários que ainda utilizam o navegador a mudar para o Edge. Para isso, a Microsoft inseriu um lembrete em seu site e diz que muitos sites já não suportam mais o navegador.

Experiência nos sites pode ser degradada no Microsoft Explorer

Caso o usuário não queira atualizar seu navegador para o Microsoft Edge, a Microsoft diz que há um risco de haver uma degradação na experiência. A empresa fala:

"Como anunciado anteriormente, o futuro do Internet Explorer no Windows está no Microsoft Edge. O modo Internet Explorer (modo IE) fornece suporte a navegadores legados no Microsoft Edge."

De acordo com a desenvolvedora do Windows, o modo IE (integrado ao Microsoft Edge) estará disponível. Através dele é possível obter uma visualização de sites internos para funcionar com o Internet Explorer. O IE mode foi criado para facilitar a transição entre o Internet Explorer e o Edge.

A Microsoft diz:

"Por causa disso, o aplicativo de desktop Internet Explorer 11 (IE11) será desativado em 15 de junho de 2022 para determinadas versões do Windows 10. Isso significa que o aplicativo de desktop IE11 não terá mais suporte e, posteriormente, será redirecionado para o Microsoft Edge se um usuário tenta acessá-lo."

O modo IE deixará de existir nas seguintes datas de acordo com as versões do Windows:

  • Windows 10 Enterprise versão 20H2: 9 de maio de 2023
  • Windows 10 Enterprise versão 2004: 14 de dezembro de 2021
  • Windows-10 2019 LTSC: 9 de janeiro de 2029
  • Windows 8.1: 10 de janeiro de 2023
  • Windows 7 (necessário ESU): 15 de janeiro de 2023

O que você acha desta transição que a Microsoft está forçando seus usuários a fazerem? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!