O Pixel Buds Pro foi anunciado durante o primeiro dia do Google I/O 2022. O novo fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS da Google parece ser uma versão com ANC do Pixel Buds, mas segundo a empresa, houve o desenvolvimento de algoritmos para melhorar a performance do produto frente à concorrência.

O novo fone de ouvido TWS do Google conta com um chip de áudio personalizado de 6 núcleos programado com códigos desenvolvidos pela empresa. O desenvolvimento dos algoritmos utilizados pelo chip foi feito pela equipe de engenheiros de áudio do Google. Além disso, é dito que o in-ear Bluetooth possui alto-falantes personalizados.

Como o ANC do Pixel Buds Pro funciona

De acordo com o Google, o sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling) [1] utiliza um chip de áudio personalizado programado com algoritmos desenvolvidos por sua equipe. Basicamente, tudo irá girar em torno do DSP (Digital Signal Processing) [2] que será aplicado por esse hardware no ANC, no "modo de transparência" e no Silent Seal, uma tecnologia desenvolvida pela empresa para evitar problemas de mal funcionamento do cancelamento de ruídos devido ao selamento ruim do canal auditivo.

Imagem ilustrativa do chip personalizado do Pixel Buds Pro. Fonte: Google
Imagem ilustrativa do chip personalizado do Pixel Buds Pro. Fonte: Google

Segundo o Google, o Silent Seal é um sistema composto por sensores e algoritmos desenvolvidos para tentar driblar o problema de encaixe do fone de ouvido no canal auditivo. Os sensores irão medir a pressão do canal auditivo e a pressão externa para determinar se houve ou não um selamento correto pelas ear tips (ponteiras, borrachinhas) [3]. O maior objetivo é evitar a falha do ANC, pois o cancelamento só será eficiente se tiver um bom encaixe.

[1] Artigo "Como funciona o cancelamento de ruído passivo e ativo (ANC)"

[2] Artigo "O que é Digital Signal Processing (DSP)? Onde e como ele é aplicado?"

[3] Artigo "Eartips e earpads: Como elas influenciam o som do fone?"

Volume EQ

Além dos sistemas voltados para o cancelamento de ruído, o chip de áudio citado acima também irá auxiliar em uma tecnologia chamada Volume EQ. Basicamente é um DPS aplicado para não haver o mascaramento de frequências devido ao volume alto [4]. Para que isso ocorra, o sistema irá aplicar uma equalização, alterando os graves, médios e agudos para tentar manter o som equilibrado tonalmente.

[4] Artigo "Quanto mais alto a música estiver, melhor?"

Duração de bateria e resistência à água/suor

Em termos de bateria, o Pixel Buds Pro é capaz de entregar até 11h de reprodução contínua, mas ao ativar o ANC, esse tempo cai para 7h. Além disso, os novos fones TWS da Google possuem certificação IPX4, que atesta a resistência contra respingos de água e suor, permitindo que o usuário os utilize durante a prática de exercícios.

Google Pixel Buds Pro. Fonte: Google
Google Pixel Buds Pro. Fonte: Google

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Google Pixel Buds será lançado no dia 21 de julho de 2022 e chegará por US$ 199 nas cores Coral, Lemongrass, Fog e Charcoal.

Cores do Google Pixel Buds Pro. Fonte: Google
Cores do Google Pixel Buds Pro. Fonte: Google