O Google é uma potência no que se refere a empresa de tecnologia multinacional americana, que se concentra em inteligência artificial, mecanismo de busca, publicidade online, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico e eletrônicos de consumo.

Diante disso, é muito comum que as pessoas tenham informações pessoais inseridas no Google. Apesar disso, é possível remover as mesmas, e assim, evitar que os dados sensíveis caiam na mão de criminosos. A plataforma possibilita que qualquer pessoa abra uma solicitação, pedindo a remoção dos conteúdos. Logo, isso, garante o controle e a privacidade nos resultados de pesquisa.

Sendo assim, confira a seguir, como remover o seu e-mail, telefone e endereço da busca do Google. O procedimento pode ser realizado via navegador web no computador, ou em celulares Android e iOS.

Como remover informações pessoais da busca do Google?

Página de solicitação para remover informações pessoais do Google.
Página de solicitação para remover informações pessoais do Google.
  1. Acesse a página de solicitação do Google para remover as informações;
  2. As opções "Remover informações encontradas na Pesquisa Google" e "Nos resultados de pesquisa do Google e em um website" já estarão pré-definidas;
  3. Em seguida, marque "Não, prefiro não fazer isso" ou "Sim";
  4. Depois disso, marque a primeira opção da lista, "Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares";
  5. Logo após, selecione qual o tipo de informação pessoal que você quer remover do Google;
  6. Feito isso, preencha o formulário. Dependendo do tipo de informação, você vai precisar mandar fotos do documento, URL das páginas que você deseja remover os dados, além dos termos de consulta que aparecem na busca;
  7. Ademais, marque a caixa confirmando a veracidade das informações;
  8. Por fim, toque em "Enviar" para finalizar o processo.

Ahh, é importante citar, que o Google permite o envio de até 1 mil links para remoção de informações pessoais da busca. Inclusive, todos os links podem ser adicionados em um único formulário.

Quais dados pessoais eu consigo remover do Google?

Documentos pessoais, como o CPF, são dados que você pode solicitar ao Google para retirar dos sistemas de buscas.
Documentos pessoais, como o CPF, são dados que você pode solicitar ao Google para retirar dos sistemas de buscas.

Em suma, o Google leva em conta os seguintes dados para remoção:

  • Documentos e números de Identificação (CPF);
  • Endereços físicos;
  • Números de telefone;
  • E-mails;
  • Credenciais de login;
  • Números de contas bancárias;
  • Números de cartão de crédito;
  • Imagens de assinaturas manuscritas;
  • Fotos de documentos de identidade;
  • Registros de consultas médicas, exames, documentos oficiais, entre outros.

Quais dados não são removidos do Google?

Perfis jornalísticos são abertos ao público e o Google recomenda que esses dados continuem a disposição nos buscadores da internet.
Perfis jornalísticos são abertos ao público e o Google recomenda que esses dados continuem a disposição nos buscadores da internet.

Em suma, o Google preserva o acesso às informações caso considere que o conteúdo seja de interesse público. Isso inclui:

  • Conteúdo em ou de fontes governamentais e outras fontes oficiais;
  • Conteúdo jornalístico;
  • Conteúdo relevante para profissionais.

Mandei o pedido para remover os meus dados. E agora?

Independente se o seu pedido para remover as informações pessoais do Google foi aprovada ou não, a empresa manda um confirmação automática via e-mail. Feito isso, é com o Google, que analisa o pedido com base no formulário preenchido.

Se for preciso, a companhia pode solicitar que você reenvie o pedido de remoção com mais dados. Caso os links enviados estejam dentro do campo de cobertura da política de remoção do Google, todos os conteúdos informados serão removidos da busca.

Por outro lado, se o pedido não atender aos requisitos, o Google vai enviar um novo e-mail com uma breve explicação. Se você preferir, pode reenviar um novo pedido. Enquanto isso, se o Google aprovar a remoção das URLs depois da análise do formulário, os links com as suas informações pessoais, deixarão de aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Por fim, é importante citar: o conteúdo solicitado é removido somente da busca do Google, e não da internet. Ou seja, outras pessoas ainda podem achar o conteúdo na página que ele está hospedado, nas redes sociais, em outros mecanismos de busca online.