O Chrome 101 chega aproximadamente 1 mês depois da versão 100 do navegador. Nesta nova versão do browser do Google temos melhorias na interface de download, no recurso de salvar guias de grupos e no gerenciamento de senhas. Confira!

Uma nova interface de download começou a ser disponibilizada na versão 99 do Chrome. Com aparência semelhante à do Edge, agora a nova UI de gerenciamento de downloads possui um pequeno atalho no menu de recursos localizado no topo do navegador do lado direito. No Chrome 101, as melhorias neste design continuaram e agora há a exibição de barra de progresso quando se está baixando vários arquivos.

Ao clicar com o botão direito no ícone de downloads, você verá um menu de contexto para "mostrar na pasta", "abrir quando estiver pronto", "sempre abrir arquivos desse tipo", entre outros. Você pode utilizar esse recurso agora habilitando "download bubble" através do seguinte endereço.

chrome://flags/#download-bubble

Nova interface de download. Fonte: Subreddit Chrome
Nova interface de download. Fonte: Subreddit Chrome

Salvando grupos de guias

Já faz um tempo que o Google está trabalhando no recurso que permite salvar grupos de guias. Ao que parece, essa funcionalidade está finalmente chegando, pois na versão beta do Chrome 101 já é possível utilizá-la. Ao ativar "salvar grupo", você irá adicionar o endereço do site à barra de favoritos.

Você pode ativar este recurso agora acessando o seguinte endereço:

chrome://flags/#tab-groups-save

Captura de tela demonstrando o recurso de salvar grupos de guias. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela demonstrando o recurso de salvar grupos de guias. Fonte: Vitor Valeri

Gerenciador de senhas ganha melhorias

Sabe-se que o Chrome possui um gerenciador de senhas muito útil. Entretanto, o recurso ainda carece de algumas funcionalidades encontradas em gerenciadores de senha dedicados. Agora o Google está implementando na ferramenta a capacidade de adicionar notas às novas senhas.

A novidade simplesmente é um campo chamado "nota" que irá aparecer quando você editar uma senha salva. Além disso, os desenvolvedores estão trabalhando em um recurso que permite salvar senhas manualmente sem o pop-up que aparece automaticamente.

Captura de tela demonstrando o recurso de notas do gerenciador de senhas do Chrome. Fonte: Subreddit Chrome
Captura de tela demonstrando o recurso de notas do gerenciador de senhas do Chrome. Fonte: Subreddit Chrome

É importante salientar que o recurso de notas está oculto e deverá ser ativado manualmente através deste endereço:

chrome://flags/#password-notes

Já a capacidade de adicionar senhas manualmente, pode ser ativada neste endereço:

chrome://flags/#add-passwords-in-settings

Chrome 101: O que mais há de novo?

Além das novidades acima, o Google aplicou outras alterações na atualização do Chrome 101. Confira abaixo algumas delas:

  • "AudioContext.outputLatency": A propriedade estima o tempo entre o momento em que o agente do usuário solicita que um sistema host reproduza um buffer e quando a primeira amostra no buffer é processada pelo dispositivo de saída de áudio.
  • A "font-palette" é uma propriedade CSS que permite selecionar uma paleta de uma fonte de cor.
  • A "API MediaCapabilities" foi estendida para oferecer suporte a fluxos WebRTC.
  • Os desenvolvedores podem voluntariamente revogar uma permissão para um "USBDevice" que foi concedida por um usuário com o método "USBDevice forget()".
  • WebSQL em contextos de terceiros agora foi removido.