Na última quarta-feira (27), o domínio orkut.com foi reativado, após 8 anos de sua extinção. O fato surpreendeu os seus usuários, e a partir disso, a expectativa pelo retorno do Orkut trouxe muitas dúvidas aos usuários da antiga rede social.

Será que a rede social vai voltar? Será que é possível criar uma conta na plataforma? Você pode recuperar as suas fotos na plataforma? Em suma, esse foi o assunto mais buscado na Internet na última quinta-feira (28), e a cada minuto que passa, aumenta a expectativa dos antigos usuários da rede, de poder reaver a sua conta.

Entretanto, o fato é que ainda existem muitas dúvidas sobre a volta do site que foi criado por Orkut Büyükkökten, enquanto o engenheiro de software turco trabalhava no Google. Sendo assim, para tirar as suas dúvidas mais comuns, vamos te mostrar abaixo, tudo que já se sabe sobre o ressurgimento da rede social mais popular do Brasil nos anos 2000.

O Orkut voltou?

Em suma, o domínio orkut.com foi reativado na última quarta-feira (27). Entretanto, isso não significa que a rede social voltou. A página tem um comunicado oficial assinado pelo seu criado, no qual ele cita que: "Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. [...] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

Diante disso, a mensagem dá margem para entender que Orkut deve lançar uma nova plataforma. Além disso, a fala sobre conexão entre as pessoas reforça a ideia de que se trata de uma rede social. A utilização da logomarca do saudoso site reforça o sentimento de que se trata de uma nova versão do Orkut.

Site do Orkut foi reativado
Site do Orkut foi reativado

Ou seja, é possível que o desenvolvedor resgate os recursos mais adorados pelos usuários, e os modernize com uma roupagem nova. Entretanto, Orkut não dá a certeza de absolutamente nada. Sendo assim, pode ser que nunca seja lançada uma plataforma.

Após a reativação do domínio, é possível criar uma conta no Orkut?

Não. O domínio orkut.com até tem um espaço para você entrar na sua conta, ou criar um novo cadastro na rede social. Entretanto, mesmo que você preencha os dados de forma correta, o site do Orkut reporta um erro, e diz que não é possível acessar ou criar um conta na plataforma.

Posso recuperar as minhas fotos antigas do Orkut?

Não. No momento, o domínio não tem suporte às contas que já existiram na plataforma. O Google, dono da rede social, encerrou as atividades do site em 2014, e deu o prazo de baixar as imagens antigas até setembro de 2016.

Além das fotos, foi possível salvar outros dados, como os depoimentos, e scraps, por meio do Google Takeout. Quem não fez o procedimento até o prazo de expiração, perdeu os arquivos para sempre.

As comunidades do Orkut vão voltar?

As comunidades do Orkut devem voltar
As comunidades do Orkut devem voltar

Até o momento, não se sabe se o Orkut vai voltar, nem mesmo em quais termos. Mesmo que a rede social volte, pode ser que as ferramentas sejam diferente, ou nem existam mais.

Em suma, o Google até chegou a manter um acervo de comunidades que possibilitava ler as discussões públicas mesmo depois do fim do prazo de download. Entretanto, a consulta ao banco de dados, com mais de 51 milhões de comunidades, foi encerrada em 2017.

Por que o Orkut acabou?

Quando o Orkut acabou, no dia 30 de setembro de 2014, a maioria dos usuários foi contra a atitude. Entretanto, a verdade é que a rede social, popular em especial no Brasil e na Índia, há muitos anos sofria com a perda de espaço para o Facebook.

Em 2011, o Facebook, empresa de Mark Zuckerberg, abriu um escritório no Brasil. Com isso, o Facebook se expandiu de forma muito rápida no Brasil, e marcou a disparada do número de usuários brasileiros na rede social.

Em 2017, Orkut Büyükkökten afirmou que "as redes sociais que não evoluem ao longo do tempo correm o risco de ficar desatualizadas ou irrelevantes". Em suma, o engenheiro disse que a rede social terminou, pela falta de falta de updates.

Por fim, vale ressaltar que o Orkut foi criado em 2004. Nesse período, o uso dos smartphones com celular ainda não imperava. Assim que isso aconteceu, a transição da rede social para o mundo mobile não foi bem sucedida.

Google comprou o Orkut em 2008

Em 2008, o Google comprou a rede social, e em 2014, anunciou o fim oficial do Orkut, alegando questões estratégicas de mercado. Enquanto isso, em 2016, Büyükkökten lançou a Hello. Em suma, a plataforma era uma tentativa de trazer de volta a antiga plataforma. Entretanto, a plataforma nunca deslanchou, tendo somente 1 milhão de usuários globalmente.

O curioso é que, ao mesmo tempo em que o site do Orkut voltou ao ar, a Hello foi desativada. A mensagem exposta na plataforma afirma que "Estamos pausando as operações do Hello enquanto preparamos algo ainda melhor".

O Orkut foi lançado em 2004, e chegou a ter 30 milhões de usuários ativos apenas no Brasil - uma parcela considerável da população do Brasil com o acesso à internet na ocasião. Ademais, o site operava com um misto de página pessoal, bem como uma estrutura de fóruns, as comunidades, local onde as pessoas com interesses comuns se reuniam.

Usuários do Twitter vão a loucura

Após o anúncio da volta do domínio do Orkut, diversos usuários do Twitter foram a loucura. Ou seja, as expectativas sobre a volta do queridinho Orkut está deixando os usuários nostálgicos e eufóricos. Abaixo, confira algumas postagens: