O criador do Orkut, Orkut Büyükkökten, reativou o site com um comunicado aos fãs da rede social. Na mensagem é dito que está sendo "construído algo novo" e convida as pessoas a se inscreverem para receber atualizações sobre o que vem por aí.

O Orkut chegou à marca de mais de 300 milhões de usuários em poucos anos, segundo seu criador. Veja o que ele diz: Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Criada pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, a rede social Orkut foi desenvolvida como um projeto independente enquanto Büyükkökten trabalhava no Google. Seu lançamento ocorreu em 22 de janeiro de 2004 de forma discreta, mas ao que parece, o fundador não considera essa data, pois em sua mensagem publicada neste momento foi dito: Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software.

O motivo do fechamento do Orkut em 2014

Foi anunciado pelo Google que o Orkut seria encerrado completamente no dia 30 de setembro de 2014. Na época, os usuários tiveram até setembro de 2016 para salvar seu conteúdo pessoal gravado na rede social. O diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher, disse: Na última década, Facebook, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. Como o crescimento dessas comunidades ultrapassou o crescimento do Orkut, decidimos nos despedir do Orkut.

O site Internet Archive salvou todo o conteúdo público de todas as comunidades públicas do Orkut até o fechamento da rede social. É possível acessar através deste endereço.

O que achou da novidade? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!