Quem usa a internet, está sujeito às ações de golpistas e cibercriminosos. Sendo assim, é importante estar atento às configurações de privacidade e segurança de redes sociais, e outros serviços, como e-mails, aplicativos, e outras ferramentas usadas no ambiente online.

Em suma, uma das plataformas mais populares da internet, é o Facebook. Caso a conta nessa rede seja configurada de forma adequada, somente o usuário do perfil vai ter acesso a ele. Assim, conseguirá evitar que os indivíduos não autorizados mudem o seu conteúdo ou raptem as suas informações pessoais.

De acordo com Daniel Barbosa, pesquisador do laboratório da Eset, as opções de privacidade possibilitam proteger a conta. Entretanto, elas só são úteis, se a forma de acesso ao perfil for segura. "Tanto a privacidade quanto a segurança são importantes, mas a segurança atua sobre a base da conta."

Sendo assim, o acesso ao aplicativo do Facebook está relacionado à segurança. Assim, para garantir que ele seja feito somente pelo próprio usuário, e evitar que os dados sejam expostos e usados por terceiros, é importante prestar atenção em algumas ações. Sendo assim, confira abaixo, dicas para melhorar a segurança e a privacidade da sua conta do Facebook.

Como melhorar a segurança e a privacidade da sua conta do Facebook?

Existem três fatores que melhoram a segurança da sua conta no Facebook (Crédito: Facebook/Reprodução)
Existem três fatores que melhoram a segurança da sua conta no Facebook (Crédito: Facebook/Reprodução)

Em suma, existem 8 dicas importantes que podem te ajudar a melhorar a segurança e a privacidade da sua conta do Facebook. Abaixo, confira os detalhes:

1. Senha

A sua senha precisa ser robusta. Além disso, é necessário que não seja usado em outros serviços. Isso impossibilita que os cibercriminosos o identifiquem por meio de ataques de força bruta (aqueles onde o invasor tenta até descobrir a informação que busca).

2. Autenticação de dois fatores (2FA)

As contas que usam autenticação de dois fatores possuem uma menor chance de ser atacadas, mesmo que a senha seja descoberta. Quando a função é ativada no Facebook, o sistema exigirá um código temporário, bem como o nome de usuário e a senha.

3. Recuperação de acesso

Para garantir que o usuário recupere a sua conta no Facebook no caso de imprevistos, o Facebook possibilita incluir até 5 contatos que podem ajudar no processo de recuperação.

Privacidade garantida

Veja 5 coisas que podem te ajudar a melhorar a privacidade na sua conta no Facebook (Crédito: Oficina da Net)
Veja 5 coisas que podem te ajudar a melhorar a privacidade na sua conta no Facebook (Crédito: Oficina da Net)

É por meio das configurações de privacidade, que o usuário escolhe como os visitantes devem ver o seu perfil. No caso do Facebook, é possível escolher quem vai ver as publicações, as fotos, a lista de contatos, como a conta vai ser encontrada, e outros aspectos.

Ademais, é necessário revisar e ajustar as configurações de forma periódica, conforme for preciso. É dito isso, pois o Facebook sempre cria novos recursos para a proteção. De acordo com Barbosa, "A educação é a principal fonte de proteção. Estar atento aos riscos ajuda a evitá-los e, assim, desfrutar da internet com mais segurança".

Sendo assim, confira a seguir, algumas das principais configurações de privacidade, que vai te ajudar a manter a sua conta menos exposta. Para mudar as mesmas, acesse:

  1. Acesse as "Configurações e privacidades";
  2. Em seguida, toque em "Atalhos de Privacidade";
  3. Depois disso, toque em "Privacidade";
  4. Posterior a isso, toque em "Ver mais configurações de privacidade'';
  5. Por fim, toque em "Sua atividade".

1. Quem pode visualizar as suas publicações futuras?

Em suma, nesta função, o usuário pode escolher quem pode ver as publicações (Público/Amigos/Amigos, exceto…/Amigos específicos/Somente eu).

Para os criminosos, os posts são fontes de informações sobre o usuário. A partir disso, o criminoso pode estabelecer o seu perfil, e assim, tentar enganar a vítima. Sendo assim, mudar essas configurações pode ser uma boa solução.

2. Quem pode ver as pessoas, as páginas e as listas que você segue?

Essas informações são vistas como sensíveis, pois mostram as preferências do usuário. Ou seja, se um golpista notar que um usuário segue a página de um petshop, por exemplo, pode usar "cachorros" para atraí-lo e tentar enganá-lo. Diante disso, pode ser interessante restringir o acesso a Amigos.

3. Quem pode ver os seus stories?

Muitos usuários apresentam informações valiosas para os criminosos, tais como, saber onde o usuário anda, quais os lugares que ele frequenta, o que gosta de fazer, entre outros.

Além disso, é muito comum que as informações sejam exibidas em tempo real. Sendo assim, a recomendação, é que as mesmas sejam restritas a Amigos. Vale ressaltar que isso vale se houver de fato amigos nesta lista, não qualquer contato.

4. Quem pode ver a sua lista de amigos?

Em suma, a recomendação é deixar a configuração para "Somente eu". Dessa forma, se evita que, no caso de atividade maliciosa, seja usado o perfil para conseguir informações sobre os contatos. Esta configuração é como uma proteção indireta à lista de amigos.

5. Quem pode buscar você usando o número de telefone fornecido?

Possibilitar que qualquer um ache o seu perfil pelo telefone, em especial depois de tantas violações de dados com essas informações, é muito interessante para os cibercriminosos.

Sendo assim, a recomendação é escolher a opção "Somente eu". Se lembre que, se algum contato aceitar qualquer pedido de amizade, a opção "Amigos de amigos" possibilita que eles vejam o seu número de telefone.