O Facebook é uma mídia social, assim como uma rede social, criada em 04 de fevereiro de 2004, pela companhia Meta. Por conta do seu sucesso, em outubro de 2012, o Facebook chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos, o que a fez ser a maior rede social virtual de todo o mundo.

Já em junho de 2016, o Facebook chegou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Em suma, todo e qualquer pessoa, que tenha pelo menos 13 anos, pode se tornar um usuário do site. Ademais, a rede social também pode ser usada para realizar sorteios, que visam atrair novos seguidores e clientes para sua página.

Sendo assim, para fazer um evento como esse, é importante que você conheça algumas ferramentas. É dito isso, pois elas facilitam o processo, e em alguns casos, podem gerar um retorno de forma automatizada. Hoje em dia, existem muitas opções disponíveis, cada uma com os seus mais diferentes modos de funcionar.

Abaixo, selecionamos 4 aplicativos e sites de sorteio que você pode usar para realizar eventos no seu Facebook. Ademais, vai ressaltar que todos contam com preço gratuito, alguns com opções de compra disponíveis.

4 aplicativos e sites de sorteio no Facebook

1) Sorteie.me

O primeiro site de sorteio do qual vamos falar, é o Sorteie.me. Em suma, se trata de um site que é compatível com Facebook, Instagram, e o WhatsApp. Ele é gratuito, e para utilizá-lo é necessário autorizar o acesso à sua conta nas redes sociais ou no mensageiro.

Por meio do site Sorteie.me, o usuário pode criar promoções nas suas páginas da rede social. Além disso, é através do site que os interessados no prêmio devem se inscrever.

2) Sorteador

O Sorteador, assim como o Sorteie.me, não se limita ao Facebook. É dito isso, pois o site também tem compatibilidade com o Instagram. Em suma, o Sorteador é um site gratuito, que permite realizar uma seleção por meio de números, nomes e arquivos prontos. Além disso, o site conta ainda com opções de apostas, e até mesmo o clássico jogo "Cara ou Coroa".

3) Sorteio Fácil

Diferente dos dois primeiros, o Sorteio Fácil é um aplicativo que é compatível apenas com Android. E embora seja gratuito, o aplicativo conta com opções de compra. Embora o visual não seja tão atrativo, é possível permitir sorteios não somente de nomes e números, mas também de grupos.

A partir dessas ferramentas, você pode realizar um sorteio no Facebook. Entretanto, antes de colocar a mão na massa, saiba que a prática não é permitida para qualquer um. De acordo com a Lei 13.756/18 de 2018, somente as pessoas jurídicas podem fazer esse tipo de promoção. Ademais, para usar o aplicativo, é necessário pedir autorização para a Secretaria Especial da Fazenda.

4) Sorte Roda Sorteio

Assim com o terceiro aplicativo de sorteio, o Sorte Roda Sorteio é compatível apenas com o sistema iOS. O programa é gratuito, porém conta com opções de compra. Mas atenção: se você quiser usar um aplicativo, saiba que será necessário inserir os dados dos participantes de forma manual.

Nos iPhones, você pode usar o programa Sorte Roda Sorteio, que possibilita sortear até 999 números ou nomes. Além de uma interface simples e agradável, a aplicação tem diferentes temas. Inclusive, se você quiser remover os anúncios completamente, é necessário comprar o app por R$ 69,90.