O Instagram é uma rede social online, que permite o compartilhamento de fotos e vídeos entre os seus usuários. Além disso, a plataforma aceita aplicar filtros digitais, e compartilhar os mesmos em diversos serviços de redes sociais, como Facebook, e Twitter.

Ademais, o Instagram também permite que você envie mensagens privadas aos seus amigos. Dessa forma, você tem espaço para um bate-papo na plataforma. Entretanto, às vezes você pode acabar, na correria do dia a dia, deletando uma mensagem direta do Instagram, e depois desejou que não tivesse feito isso.

A boa notícia é que você pode recuperar essas mensagens. Sendo assim, se você busca uma forma de recuperar as suas mensagens excluídas do Instagram, siga lendo este artigo. Abaixo, te mostraremos algumas formas de recuperar os seus DMs de uma forma rápida e simples.

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram?

Em suma, existem 2 maneiras de recuperar as suas mensagens apagadas no Instagram. Abaixo, confira os detalhes.

1 - Usando dados do Instagram

Se você prefere manter as coisas arrumadas e, com frequência, limpa a sua caixa de entrada do Instagram, ou acidentalmente excluiu seus DMs, você pode em algum momento querer recuperá-los. Há algumas maneiras de fazer isso, sendo a primeira usando dados do Instagram.

Quando você exclui suas mensagens, elas desaparecem do seu dispositivo iOS ou Android, mas permanecem nos servidores do Instagram. E assim, usando o Instagram Data, você pode baixar essas informações armazenadas que incluem vídeos, fotos e mensagens. A partir destes dados, você pode extrair suas mensagens excluídas.

Antes de começarmos, é importante notar que você precisará seguir esses passos na página web do Instagram, já que o aplicativo não permite esse processo. Vamos lá:

  1. Abra o seu navegador de internet e acesse o site do Instagram;
  2. Em seguida, clique no ícone Perfil localizado no canto superior direito da tela;
  3. Logo após, toque em Editar perfil;
  4. Depois disso, clique em Privacidade e Segurança no menu pop-up à esquerda da tela;
  5. Posterior a isso, role pelo menu, e ache Download de dados;
  6. Em seguida, clique na opção abaixo deste cabeçalho, Solicitar download;
  7. Logo após, verifique a sua identidade entrando em sua conta do Instagram novamente e insira suas credenciais;
  8. Depois disso, digite seu endereço de e-mail (o Instagram enviará um link que o levará aos arquivos de dados que você solicitou);
  9. Posterior a isso, clique em Next;
  10. Em seguida, reinsira a sua senha antes de clicar em Solicitar download. E assim, o Instagram enviará os dados em um e-mail;
  11. Veja no seu e-mail, a mensagem do Instagram. Ele deve ter o assunto, "Seus Dados do Instagram". Na mensagem, clique no botão intitulado "Baixar dados". As informações serão então baixadas como um arquivo zip.

Após descompactar a pasta, você terá acesso ao arquivo chamado "messages.json". Ao abrir com um editor de texto, você terá acesso às conversas excluídas. Por fim, vale ressaltar que o Instagram pode levar até 48 horas para enviar o e-mail contendo seus dados.

2 - Usando o Facebook

Outra maneira de recuperar suas mensagens é usando o Facebook. O Facebook adquiriu o Instagram em 2012 e, como resultado, muitos dos aplicativos nas duas plataformas foram vinculados. Isso é útil quando você está tentando recuperar mensagens excluídas do Instagram.

No entanto, para que esse método funcione, sua conta do Instagram precisará estar vinculada à sua conta do Facebook. Você saberá se suas contas estão vinculadas porque cada vez que você postar no Instagram, você será perguntado se você quer compartilhar seu post no Facebook.

Além disso, você precisará usar seu navegador web para este método. Para começar a recuperar suas mensagens, estes são os passos a seguir:

  1. Faça login em sua conta do Facebook;
  2. Em seguida, navegue até a sua caixa de entrada do Facebook (o Messenger);
  3. Depois disso, no painel esquerdo da janela, estará a opção para o Instagram Direct (ícone parece um avião de papel). Clique nesta opção;
  4. Por fim, classifique essas mensagens para encontrar o DM que você está procurando.

Em suma, essa opção é excelente para aqueles casos em que você precisa das informações e não tem tempo para esperar 48 horas, como é exigido pelas etapas acima para dados do Instagram.

Por fim, é necessário citar que as duas contas de mídia social devem ser vinculadas com antecedência antes de tentar essa opção. Caso não, você não verá a opção de "Instagram Direct" na etapa 3, e não poderá acessar seus DM's.