No último dia 31 de outubro, diversas pessoas acordaram e se depararam com a sua conta suspensa no Instagram. Diante disso, cresceram as buscas de como tentar recuperar, e se seria possível reaver a conta perdida.

Segundo os prints de tela postados no Twitter, os usuários afirmaram que a sua conta foi desativada, pois "não segue as Diretrizes da Comunidade". A mensagem acrescenta que os usuários tinham 30 dias para recorrer da decisão do aplicativo de mídia social.

A partir disso, será que é possível recuperar uma conta suspensa no Instagram? Como funciona o processo? Abaixo, confira todas as informações que sabemos sobre o assunto.

Em que casos o Instagram suspende ou bane uma conta na rede social?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

As contas que não seguirem as Diretrizes da Comunidade do Instagram podem ser suspensas. Estas diretrizes proíbem conteúdo relacionado a:

  • Nudez e atividade sexual;
  • Violência gráfica;
  • Automutilação;
  • Propriedade intelectual;
  • Spam;
  • Discurso de ódio;
  • Bullying;
  • Abuso;
  • Terrorismo;
  • Tráfico de pessoas;
  • Crime organizado.

Aqui, é importante citar que as violações repetidas podem fazer com que você seja banido da rede social. As contas de usuário podem ser retidas da exibição pública a pedido do governo ou da aplicação da lei.

Como recuperar a minha conta suspensa no Instagram?

Créditos: M3 Mídia
Créditos: M3 Mídia

Se sua conta do Instagram foi suspensa ou desativada por engano, é possível recorrer da decisão, abrindo o aplicativo. A partir disso, é necessário inserir o seu nome de usuário e senha, além de seguir as instruções na tela.

Existem alguns passos que você pode seguir para recuperar a sua conta:

  • Se sua conta foi desativada, há uma maneira de apelar no aplicativo. Ao tentar fazer login, você verá uma opção para "Solicitar uma avaliação". Toque nele e o Instagram revisará sua conta desativada e se tudo estiver certo, você terá a sua conta de volta;
  • Se você acha que a sua conta foi desativada por engano, saiba que é possível notificar o Instagram, e pedir uma nova avaliação. Para isso, é necessário informar nome completo, nome de usuário, endereço de e-mail, e país. Além disso, é necessário anexar um documento com foto oficial, ao formulário do Instagram;
  • Se você estiver enfrentando problemas para conseguir acessar o login do Instagram, é necessário acessar a página de ajuda do Instagram;
  • Ademais, se nenhuma dessas etapas funcionar, é possível preencher um formulário e pedir mais informações sobre o ocorrido.

Após executar uma das etapas a seguir acima, aguarde até que o Instagram entre em contato com você e recupere sua conta. A página de ajuda do Instagram explica que se você não receber uma mensagem de conta desativada, é possível estar enfrentando um problema de login.

Se sua conta foi excluída por você ou por alguém com sua senha, não há como restaurá-la. Neste caso, você pode criar uma nova conta, com o mesmo endereço de e-mail que usava antes, mas talvez não consiga ter o mesmo nome de usuário.

Instagram está a par do problema das contas suspensas

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

O Instagram Comms foi ao Twitter e disse que está ciente do problema. A partir disso, a empresa teria investigado, e encontrado o erro que estava banindo milhares de usuários em todo o mundo.

Na sequência, o Instagram Comms veio ao Twitter, dizer que solucionou o problema. Veja abaixo:

No comunicado, a empresa cita que: "Resolvemos esse bug agora - ele estava causando problemas para pessoas em diferentes partes do mundo para acessar suas contas e causou uma mudança temporária para alguns no número de seguidores. Desculpe! 😵‍💫"

Entretanto, como é possível ver nos comentários da própria postagem, ainda existem muitos usuários que seguem sem o acesso à conta, sem razão aparente.

Dicas para manter a conta segura

Por fim, existem algumas coisas que você pode fazer, para que a sua conta permaneça segura:

  • Mude a sua senha ou envie a si mesmo um e-mail de redefinição de senha;
  • Ative a autenticação de dois fatores para ter uma segurança adicional;
  • Confirme se o seu número de telefone e endereço de e-mail nas configurações da conta estão corretos;
  • Verifique a Central de Contas e remova todas as contas vinculadas que você não reconhece;
  • Revogue o acesso a quaisquer aplicativos suspeitos de terceiros.