Os NFTs continuam em alta e, dessa vez, pode chegar também ao YouTube. Os tokens não-fungíveis que se tornaram tão populares nos últimos meses, foi citado pela presidente da plataforma, Susan Wojcicki, em uma carta enviada aos criadores de conteúdo. Segundo ela, o recurso promete expandir o ecossistema para ajudar criadores a gerar receita a partir de tecnologias emergentes, como já tem feito diversos criadores de conteúdo da plataforma.

NFTs devem chegar ao YouTube em breve

Segundo Wojcicki, o YouTube vê a Web 3.0 como uma "fonte de inspiração", apontando oportunidades em criptomoedas, organizações autônomas descentralizadas (DAOs) e NFTs. Embora seja uma grande novidade, a carta não detalha como a incorporação deste recurso será realizada na prática, e por enquanto é necessário aguardar novas informações.

Seguindo tendências que já estão sendo usadas por outras redes, o principal objetivo da plataforma é expandir seus recursos nativos, especialmente para quem é criador de conteúdo.

Susan Wojcicki, CEO do YouTube. (Crédito: Arquivo/Reprodução)
Susan Wojcicki, CEO do YouTube. (Crédito: Arquivo/Reprodução)

O Twitter é outro exemplo de plataforma que anunciou a compatibilidade com o Ethereum e liberou o uso de NFTs como foto de perfil. A Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e WhatsApp, também começou a se mexer neste rumo e, em breve, deve permitir a exibição de seus tokens, bem como um mercado NFT separado.

No caso do YouTube, a novidade deve popularizar ainda mais a utilização desses tokens, mas alguns youtubers já utilizam os seus vídeos como NFTs. Um dos exemplos mais populares e recentes é do Charlie Bit Me NFT, que mostrava um bebê mordendo o dedo do irmão, e foi leiloado por US$ 761 mil.