Os jogos NFT estão em alta. Cada vez mais jogadores entram nesse mercado que segue crescendo com novos títulos sendo lançados em diferentes gêneros de games. Através da blockchain estes jogos oferecem criptomoedas aos jogadores, o que significa que é possível lucrar jogando esses títulos.

Existe polêmica em relação ao assunto. Enquanto muitos jogadores acreditam que jogos NFT são interessantes, outros não gostam nada da ideia e inclusive se mostram totalmente contrários. Há também um crescimento no interesse de grandes empresas nesse mercado, o que gera ainda mais debates com desenvolvedoras famosas tentando implementar os NFTs em seus jogos. Nesse artigo, nós te explicamos o que são os jogos NFT.

O que são jogos NFT?

A sigla NFT

Devemos começar com o significado de NFT. A sigla vem de "non-fungile tokens", que em tradução para português pode ser adaptado para algo como "tokens não-fungiveis". Esses tokens são itens digitais que não podem ser copiados ou apagados, por exemplo.

Parece que o NFT veio para ficar.
Parece que o NFT veio para ficar.

Os NFTs apresentaram um novo mercado digital, que inclusive já movimenta muito dinheiro. Existe muita polêmica devido ao impacto ambiental que é causado pela tecnologia, assim como muitas pessoas acham a ideia absurda já que na internet tudo, ou praticamente quase tudo, pode ser copiado.

O que serve como um diferencial para um NFT, é que ainda que o item seja copiado de alguma maneira, tecnicamente o único a ter valor é o original. Dessa maneira, pessoas pagam altos valores por diferentes tipos de NFTs, que podem ser obras de arte, por exemplo. Em outras palavras, as pessoas pagam por um certificado digital que comprova que o seu item é o original.

Impacto ambiental dos NFTs

Um dos problemas dos NFTs é o impacto ambiental que isso pode causar, o que automaticamente faz com que muitas pessoas se mostrem contra a ideia. Com emissões de carbono devido ao uso de blockchain, o impacto acaba aparecendo já que o sistema precisa de bastante energia e equipamentos para funcionar e registar os NFTs.

A rede Ethereum, que mais possui transações, consome 40TWh (terawatts-hora) por ano, o que seria o equivalente ao de toda a Nova Zelândia.

Jogos NFT

Com o mercado de games cada vez maior e tentando sempre inovar, parecia inevitável que o NFT chegaria aos jogos. Como um NFT pode ser praticamente qualquer coisa que você pode encontrar na internet, as possibilidades são muitas. Itens cosméticos, equipamentos, personagens... as desenvolvedoras podem aproveitar os NFTs de maneiras completamente variadas.

Enquanto grandes empresas aos poucos entram nesse mercado, a nova febre do momento também fez com que muitos desenvolvedores surgissem com jogos NFT, ou seja, títulos que foram feitos unicamente para entrar nesse mercado. Esses jogos permitem que os jogadores consigam NFTs enquanto jogam, como itens in-game, e sejam capazes de negociá-los de diferentes maneiras.

Axie Infinity é um dos jogos NFT de maior sucesso.
Axie Infinity é um dos jogos NFT de maior sucesso.

Cada jogo aparece com um tipo de proposta, assim como as formas de lucrar também variam bastante. Em certos jogos você pode vender personagens que conquista jogando, enquanto em outros você usa seus personagens para minerar criptomoedas. As opções são muitas.

De maneira geral, esses títulos são chamados de "play to earn", em português "jogue para ganhar". Basicamente, quanto mais você jogar, mais você poderá lucrar.

Os jogos exigem investimento

Normalmente os jogos NFT exigem um investimento logo no início, com o jogador precisando adquirir alguma quantidade específica de NFTs para começar sua jornada. Essa quantidade depende de cada jogo.

É importante lembrar que os títulos exigem investimentos diferentes, e que também podem variar de um momento para outro. Começar em um jogo recém-lançado pode significar que você gastará menos dinheiro já que a criptomoeda ainda não estará valorizada, porém pode ser um pouco mais arriscado já que você não tem 100% de certeza que a moeda será valorizada. Já em jogos estabelecidos, o começo pode exigir um valor mais alto com a criptomoeda em questão apresentando um valor mais alto no mercado.

Também é importante lembrar que o mercado pode mudar de uma hora para outra. Moedas valorizadas podem desvalorizar rapidamente, assim como um jogo com potencial para oferecer grande lucro pode nunca "decolar" de fato.

As diferentes maneiras de lucrar

Como falamos, existem diferentes maneiras de lucrar em jogos NFT. Por exemplo, em alguns desses jogos os NFTs são personagens que são utilizados pelos jogadores para minerar. Esses NFTs normalmente têm classes e tipos diferentes, com atributos que resultam na chance maior ou menor de conseguir criptomoedas mais rapidamente.

Já em outros jogos, os NFTs podem ser utilizados em competições entre os jogadores. Por exemplo, em CryptoCars você possui veículos que são NFTs, e esses carros podem disputar corridas que vão fazer com que você possa lucrar.

Além disso, em jogos como Axie Infinity, um dos grandes sucessos, é possível fazer uma "scholarship". No título, os NFTs são os pequenos monstrinhos dos jogadores, dessa maneira muitos resolvem criar contas com diversos monstrinhos para então alugá-los para outros jogadores.

Já em outros games, os NFTs podem ser itens como consumíveis, armaduras ou até mesmo cosméticos. Assim, os jogadores podem negociar esses itens no mercado, com cada NFT sendo algo completamente único.

Como você já deve ter percebido, cada jogo NFT pode oferecer diferentes maneiras de lucrar, o que permite que o jogador tenha como escolher de qual maneira vai aproveitar o jogo.

Jogos NFT famosos

Hoje em dia, o mercado de jogos NFT já é muito grande. São muitos os títulos que conseguiram sucesso e cada vez mais novos nomes surgem nesse meio.

Axie Infinity, Bomb Crypto e Crypto Cars são apenas alguns dos exemplos de títulos que estão em alta. Aqui no Oficina da Net, já fizemos um artigo com os melhores jogos NFT da atualidade! Confira no link abaixo.

Nós também já falamos detalhadamente sobre alguns jogos específicos, explicando como os títulos funcionam e como você pode lucrar.

Esse artigo não é uma indicação de investimento do Oficina da Net*