Em 2005, o YouTube surgiu ao ser fundado por Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim, quando os três trabalhavam no PayPal. O domínio do site www.youtube.com foi posto no ar às 21h13 de 14 de fevereiro de 2005. Desde então, ele começou a crescer e não parou mais.

No seu primeiro ano de existência, a plataforma conseguiu mais de 65 mil novos uploads de vídeos, e teve 100 milhões de visualizações de vídeos por dia. Após 2 meses, a startup que crescia rapidamente, foi adquirida pelo Google, por US$ 1,65 bilhão.

Desde então, o YouTube passou a permitir o anúncio de marcas em seus vídeos, bem como possibilitou que os criadores de conteúdo ganhassem a vida somente fazendo vídeos. Esse potencial de monetização incentivou os criadores de conteúdo a criar os vídeos mais envolventes possíveis e hospedá-los na plataforma.

E foi assim, que o YouTube se tornou o 2º site com mais tráfego, e o 2º maior mecanismo de pesquisa do mundo, atrás apenas do Google, é claro. Abaixo, confira as estatísticas da plataforma, seus dados demográficos, crescimento de inscritos, uso geral e histórico.

Os incríveis números do Youtube

  • Em suma, o YouTube é o 2º maior mecanismo de busca do mundo. Além disso, ele é o segundo site com mais tráfego do mundo, atrás somente do Google.
  • O aplicativo tem hoje, 2 bilhões de visualizações por dia, e uma audiência maior do que as 3 maiores emissoras de TV dos EUA juntos.
  • Por dia, mais de 4 bilhões de vídeos são vistos a cada dia, com mais de 800 milhões de visitantes únicos ao site por mês.
  • Além disso, o YouTube deleta 2 milhões de canais e mais de 50 milhões de vídeos.
  • Os usuários do YouTube são três vezes mais propensos a preferir assistir a um vídeo tutorial do YouTube do que ler um tutorial por escrito.
  • Já as principais razões pelas quais os espectadores assistem ao YouTube são para "relaxar" e "se entreter". Vídeos de relaxamento, com ASMR, tiveram um aumento de 70%.
  • As categorias mais populares do YouTube são comédia, música, entretenimento / cultura pop e "como fazer".
  • 60% das pessoas preferem plataformas de vídeo on-line para assistir programas de TV.
  • Em 2025, metade dos espectadores com menos de 32 anos não assinará um serviço de TV paga.

Quantos vídeos estão no YouTube?

Como 400 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto (e muitos desses vídeos violam as diretrizes do YouTube e, posteriormente, são suspensos), é impossível saber o número exato de vídeos hospedados na plataforma. No entanto, mais de um bilhão de horas de vídeos são assistidos no YouTube todos os dias.

Quantas pessoas usam o YouTube?

O YouTube tem mais de 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês. Esse valor representa metade da internet e, a cada dia, esses usuários visualizam mais de 1 bilhão de horas de vídeo.

YouTube em smartphones

Somente em dispositivos móveis, o YouTube alcança mais adultos entre 18 e 49 anos durante o horário nobre, do que qualquer rede de TV a cabo consegue em uma semana normal. Em média, as sessões em celulares duram mais de 40 minutos.

75% dos adultos dizem assistir ao YouTube em seus dispositivos móveis, e mais de 70% do tempo de exibição do YouTube é gerado a partir de dispositivos móveis. Os anúncios para celular do YouTube têm 84% mais chances de atrair atenção do que os anúncios de TV. Este é um número surpreendente, dado que os comerciais de televisão recebem uma média de cerca de 45%.

95% dos anúncios do YouTube são audíveis. Para ter uma base de comparação, apenas 15% dos anúncios no Facebook são audíveis. Quando os anúncios apresentam visibilidade e audibilidade, o Google documenta um aumento considerável no recall de anúncios, na percepção da marca e na consideração.

O Google contratou Ipsos Reid para estudar como as pessoas veem (ou ignoram) os anúncios. A conclusão foi que os comerciais de televisão são tão longos que o público simplesmente para de assistir.

Em 2018, o YouTube era o aplicativo mais popular em dispositivos iOS (iPhone e iPad). De acordo com as estatísticas da Apple, a plataforma de vídeo saltou do terceiro lugar em 2017 para o primeiro lugar em 2018, superando o Snapchat e o Facebook como o aplicativo gratuito com mais downloads no ano passado. Enquanto isso, de acordo com o Statista, o YouTube está em terceiro lugar entre os aplicativos mais baixados do Android.

Os vídeos recordistas do YouTube

O primeiro vídeo do YouTube na história foi carregado em 23 de abril. A produção foi criada pelo cofundador do YouTube, Karim, no San Diego Zoo (intitulado Me at the zoo).

Em 2021, o vídeo mais assistido foi o da final do Mundial de Free Fire, com mais de 12 milhões de visualizações. O 2º lugar ficou com a paródia da música "Oh Juliana", do canal "Pâmela e Rodrigo", seguido pelo vídeo "Psiquiatra", do comediante Whindersson Nunes.

Qual o vídeo mais visto do YouTube 2023?

Até o momento, Baby Shark é 1º vídeo a atingir 13 bilhões de visualizações no Youtube, no dia 13 de janeiro de 2023.

Vídeo incorporado do YouTube

Oficina da Net no Youtube

Agora que você já viu todos esses números do Youtube, sabia que o Oficina da Net tem um canal no Youtube onde fazemos análises de smartphones, hardware e falamos sobre tecnologia por lá? Vem, inscreva-se e comente os nossos vídeos.