Com os dias corridos e muito trabalho pela frente, muitas pessoas buscam aproveitar da melhor forma possível a sua noite de sono, a fim de buscar o melhor descanso para seu corpo e sua mente. E uma boa noite de sono pode, de fato, fazer uma grande diferença, tanto no nosso humor quanto na nossa disposição. Mas, para quem dificuldades de conciliar o sono, com turbilhões de ideias na cabeça, nem sempre é fácil dormir cedo e aproveitar melhor as horas longe do trabalho. Mas uma nova onda de vídeos no YouTube promete acabar com a insônia e te colocar pra dormir rapidamente. Nós estamos falando do ASMR. Mas afinal, o que é isso?

O que é ASMR?

ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Meridiana Sensorial Autônoma), um sentimento que algumas pessoas experimentam como resultado de certas imagens e sons, como sussurros, barulho de água e o "click" de toques em objetos. É caracterizada pelo formigamento da pele, que começa no alto da cabeça e desce pela coluna, e leva a um aumento da sensação de calma e relaxamento.

As pessoas que ouvem e assistem vídeos ASMR se sentem induzidas ao sono, à calma da mente e a melhorar o humor. Um estudo da Universidade de Sheffield, afirma que "o ASMR pode ter os mesmos benefícios fisiológicos e psicológicos que as técnicas de relaxamento, como a atenção plena".

Como funciona o ASMR?

Como funciona o ASMR varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas - talvez a maioria - não entendem. E a ciência sobre ASMR é basicamente inexistente, então nossa compreensão é baseada em anedotas de toda a internet.

As pessoas têm a sensação de ASMR de vários gatilhos. Algumas pessoas gostam de dramatizações, nas quais alguém dá atenção pessoal e sussurra, enquanto outras gostam de vídeos que mostram tarefas incrivelmente mundanas, como borrifar uma garrafa de água, bater, mexendo em uma tigela de sopa ou enrolar papel de embrulho. Outras são desencadeadas por dramatizações mais elaboradas, que podem variar de alguém que age como médico a cortar o cabelo. 

Mas por que o ASMR é tão eficaz?

Nós todos sabemos como a vida pode muitas vezes ser estressante, certo? Bem, o ASMR pode nos ajudar a diminuir o estresse e aumentar a probabilidade de ter uma noite de sono melhor (o que todos nós queremos) graças aos seus gatilhos. Embora, os benefícios do ASMR não fiquem restritos apenas à noite ou ao quarto. Ele pode ser usado a qualquer hora do dia, por isso, digamos que você está tendo um dia estressante no trabalho, então você pode fazer uma pequena pausa e ouvir alguns sons, ou assistir a vídeos no YouTube para ajudá-lo.

Então as pessoas estão apenas fazendo vídeos com barulhos estranhos e ganhando milhares de seguidores no YouTube?

Sim! Os vídeos têm muitos seguidores, e muitas vezes são apenas pessoas comuns fazendo coisas que poderiam desencadear o ASMR. Alguns dos ruídos mais usados ​​nos vídeos do ASMR são sussurros, virar páginas de livros e arranhar objetos.

O ASMR foi comparado à sensação semelhante à da sinestesia, um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo. Pense da seguinte forma: se você ouvir uma palavra ou frase e "ver" uma cor em resposta, isso é sinestesia. Exceto no caso de ASMR, a resposta é especificamente o toque.

No Brasil, existem muitos canais de ASMR que são um verdadeiro sucesso, como o canal Sweet Carol, que hoje conta com mais de 1,3 milhões de inscritos, o canal Gaúcha ASMR que tem mais de 500 mil inscritos e o canal Bella Sant ASMR com mais de 200 mil inscritos.

Veja um exemplo abaixo, que é o vídeo mais assistido da Sweet Carol:

Já internacionalmente, podemos citar o canal ASMR Darling que tem hoje 2,3 milhões de inscritos, o Gibi ASMR que está prestes a bater a marca de 2 milhões (na data deste post tinha 1.991 mi) e o ASMR PPOMO com 1,8 milhões de inscritos. Como você pode ver, o ASMR atrai muita gente mesmo.

Veja o exemplo de vídeo internacional da ASMR Darling:

Vídeo incorporado do YouTube

Há quanto tempo o ASMR existe?

A sensação de ASMR não é particularmente nova, mas nos últimos anos essa ciência foi mais explorada. A era mais recente da ASMR começou em 2007 em uma discussão no fórum do steadyhealth sobre a sensação. O termo foi cunhado em 2010, por uma mulher chamada Jennifer Allen. Desde então, o ASMR ganhou força, e foi estudado seriamente em comunidades científicas. 

Um estudo em 2015 foi um dos primeiros relatórios que trabalharam para identificar a ciência ASMR, e testar a validade por trás das reivindicações das pessoas que tiveram experiências com ASMR.

O ASMR pode reduzir o estresse e ansiedade em algumas pessoas. Não há muitas evidências científicas que sugiram que isso seja mais do que anedótico, mas, novamente, se isso faz você se sentir bem, então por que não?

Exemplos naturais de ASMR

Você pode ter experimentado o ASMR sem saber. Algumas pessoas relataram a sensação enquanto vão dormir e está chovendo, por exemplo. O barulho da chuva batendo no telhado e no chão, pode ser vista como um gatilho de ASMR. A minha mãe adora dormir com o barulho do vento, quando ele assovia passando pelas paredes externas da casa. Isso não seria ASMR?

Outras pessoas sentem uma enorme sensação de prazer quando alguém penteia seu cabelo. Além do toque, o barulho da escova passando pelos fios faz parte desta sensação, e isso também poderia ser considerado ASMR. 

Quando eu era mais jovem, dormia com minha irmã no quarto, e eu sempre pegava no sono ouvindo o barulho dela escrevendo, batendo os dedos nas teclas do computador. Certamente eu estava experimentando uma sensação de ASMR. Lembro-me também que minha mãe tinha um fogão à lenha, eu adorava dormir ouvindo o barulho do fogo, queimando a lenha. Ela deixava o fogão aceso durante a madrugada, pois ele ajudava a esquentar a casa durante o gélido inverno de Porto Alegre. Isso é ASMR também.

Se você refletir, verá que existem muitos casos de ASMR que você nunca tinha parado para pensar, mas que é. Sons suaves que nos dão a estranha sensação de relaxamento, e acabam facilitando o pegar no sono. 

E para você, o ASMR funciona? Quais seus gatilhos preferidos? Conte para nós nos comentários.